Aprenda a fazer pinturas digitais com o
Adobe Photoshop 7


Aqui ensinamos os primeiros passos na arte de colorização por computador

No CD que acompanha esta edição, você encontrará a versão Trial do Photoshop 7, o melhor e mais completo programa para edição e manipulação de imagens digitais. Entretanto, o Photoshop pode fazer muito mais do que apenas corrigir erros em fotografias ou remover celulites das "deusas perfeitas" da Playboy. O Photoshop, por exemplo, é amplamente utilizado na indústria de histórias em quadrinhos - grandes editoras americanas, como Marvel, DC e Image, entre outras, aderiram a essas técnicas há alguns anos.
Quase todas as revistas em quadrinhos que estão nas bancas atualmente são colorizadas no Photoshop. O programa disponibiliza um leque quase infinito de opções e possibilidades para a pintura digital. Se você passava o tempo todo "babando" em cima das páginas de X-Men, Spawn, etc., chegou a sua vez de mostrar seu talento para o mundo. E nós daremos uma forcinha.
Nesta matéria, você aprenderá as funções básicas para colorir um desenho com o Photoshop, portanto, não se desespere nem fique desapontado se não obtiver bons resultados nas primeiras tentativas. Nas próximas edições, veremos detalhadamente algumas das ferramentas mencionadas neste tutorial, portanto, fique sempre de olho nas bancas.

Escolhendo o desenho
Tínhamos convidado os maiores artistas de quadrinhos para nos ajudarem a escrever este tutorial, mas, misteriosamente, todos eles assumiram um compromisso de última hora - como levar a bisavó ao fitness, comprar sapatos para a centopéia de estimação ou fazer a pós-graduação em Esperanto. Sendo assim, tivemos que arregaçar as mangas e encarar o "árduo" desafio de pintar alguns desenhos.
A imagem utilizada neste tutorial é de um personagem do jogo Xenosaga, para Playstation 2. você pode conseguir essa mesma imagem no site www.rpgfan.com/pics.html. Essa e muitas outras imagens incríveis estão à disposição como referência para quem deseja se tornar um artista digital.
Mas, é claro, sendo um artista, você deve preferir utilizar suas próprias criações.

Pintando sem tinta

1 - Abra o Adobe Photoshop 7 e clique em File, Open e navegue até a pasta onde está o seu desenho em preto e branco. Certifique-se de que a imagem esteja em RGB. Clique em Image, Mode e selecione RGB Color.

2 - Dê uma olhada em nosso box Escaneando seus desenhos para fazer os ajustes de Curves. Essa é uma parte importante do processo, pois, a imagem adquirirá um aspecto mais profissional.

3 - Duplique o layer do desenho e remova a arte original. Fazendo isso, você terá mais liberdade de trabalho. É possível, agora, renomear o layer como bem quiser.

4 - Crie um novo layer sobre o desenho original e altere seu Blending Mode para Multiply. O segredo da pintura digital é saber trabalhar com vários layers e o Blending.

5 - Na barra de ferramentas, selecione a ferramenta Pen e altere sua configuração para Path. Vamos pintar o cabelo do personagem. Clique sobre um ponto inicial e vá fazendo marcações até completar o contorno do objeto desejado.

6 - Você gastará um bom tempo se familiarizando com a ferramenta Pen, mas ela não é complicada. Ao fechar a marcação (voltando ao ponto de partida), clique com o botão direito do mouse sobre a área e escolha Make Selection.

7 - Perceba que a área marcada agora foi selecionada. Esse é o momento de aplicar uma cor chapada. Escolha a cor desejada na paleta Swatches e, em seguida, clique na ferramenta Paint Bucket (balde). Aplique a cor no último layer criado.

8 - Repita esses primeiros passos para os outros elementos do seu desenho. Lembre-se de criar sempre um novo layer para cada área que for receber a coloração. Para facilitar, nomeie cada layer de acordo com a parte correspondente do desenho.

9 - Terminadas as cores principais, é hora de aplicar as sombras. Selecione novamente a ferramenta Pen e faça marcações onde a sombra será inserida. Não se prenda apenas aos ziguezagues, contorne o personagem para obter um realismo maior.

10 - As sombras também terão um layer próprio. Você tem duas opções de pintura: trabalhar com uma nova cor mais escura ou utilizar a mesma cor para a sombra - o modo Multiply permite esse recurso, desde que o layer da sombra esteja acima do layer da cor original.

11 - Nosso desenho já começa a ganhar vida. A pintura parece com um desenho animado, mas nós podemos mudar isso com a ferramenta Burn. Selecione-a e "pinte" um dos lados da sombra. Deixe a sua imaginação correr solta e aplique cores diferentes ou nuances nas bordas da pintura.

Escaneando seus desenhos

Nesta matéria, nós utilizamos um desenho pronto, mas, se você quiser trabalhar com suas próprias obas de arte, aqui estão algumas dicas valiosas na hora de utilizar seu scanner.
Um desenho a lápis ou com uma arte-final a nanquim pode parecer limpo a olho nu, mas, quando é passado para o computador, muitas manchas ou pontos cinza acabam se tornando visíveis.
O truque é conseguir uma linha definida e limpa. Podemos obter ótimos resultados trabalhando com a opção Curves. Pressione Ctrl + M para abrir a caixa de diálogo. Clique em dois lugares da linha diagonal e arraste os pontos até formar a letra S (como mostra a foto).
A parte inferior reforça os tons de preto, enquanto a parte superior elimina as áreas cinza e linhas de esboço. Logicamente, cada desenho possui suas próprias configurações, portanto, você deverá descobrir o ponto exato da opção Curves.
Perceba que, ao fazer essas modificações, seu desenho parecerá muito mais limpo e nítido. Agora a imagem está pronta para receber a coloração digital.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Criando Imagens (desenhos) com fundo transparente para aplicação na Web.


PASSO A PASSO:

1 - Criar um desenho, por exemplo um logotipo, no Corel Draw.

2 - Acrescentar uma cor de fundo diferente das existentes no desenho.

3 - Vamos exportar para o photoShop: File > Export, em "save type as" escolher Adobe PhotoShop (PSD), clicar em export.

  • Ao abrir a caixa "Bitmap Export", definir o seguinte:

  • Color: RGB Color 24 bit

  • Size: 1 to 1

  • Resolution: 75 dpi

  • Aceita o resto, clicar ok

Veja o Exemplo:

Imagem dica de photo shop

4 - Abrir a imagem exportada no PhotoShop:

  • Converter a imagem para indexed Color: Image> Mode> Indexed Color (escolher Palette: Adaptive)> ok

  • Fazer a seleção pela cor do fundo. Com a ferramenta da "varinha", clique na cor de fundo e aplique select>similar

  • Agora vamor inverter a seleção para pegar só o desenho

  • Salvar a seleção: Select> Save Selection, colocar um "nome" para esta seleção

  • Vamos exportar para Gif 89a (este plugin vem no PhotoShop, versão 4 ou superior): File> Export Gif 89a export, em Transparency From escolher o canal da seleção criada, clicar ok

Pronto, aqui está sua arte sem aquele fundo horrivel:

Resultado da imagem em transparência

Gostou ???

Logo você saberá fazer fundos transparentes em fotos ou imagens já digitalizadas.