Curso de
CorelDRAW 7.0 - 8.0 - 9.0
O CorelDRAW 7 é um software de desenho vetorial capaz de produzir ilustrações belíssimas, diagramas técnicos detalhados, diagramação de páginas, logotipos, folhetos, cardápios etc. É importante salientar que o programa CorelDRAW 7 tem o mesmo nome do pacote que possui vários outros programas destinados a objetivos diferentes.Este curso trata exclusivamente do programa CorelDRAW 7, o principal e mais querido programa do pacote CorelDRAW 7.Nesta versão 7 os comandos estão mais fáceis de usar e os resultados mais surpreendentes do que nas anteriores. Tudo para que você, usuário, possa criar trabalhos cada vez mais bonitos e profissionais de maneira cada vez mais fácil e intuitiva, e também possa aproveitar de toda a força que o CorelDRAW 7 pode-lhe proporcionar.A tradução do software CorelDRAW 7 para o português não é um primor, muito pelo contrário, existem muitos termos incorretos, traduções feitas "ao pé da letra" , alguns termos fora de padrão, enfim, você não deve confiar 100% na tradução do produto. Porém, o produto está muito bom e com uma interface mais amigável e intuitiva com vários comandos novos.
O Que Há de Novo no CorelDRAW 7 ![]() Existem muitas mudanças consideráveis no CorelDRAW 7, algumas delas comentadas a seguir:
![]() Carregue o CorelDRAW 7 da mesma forma que você carrega qualquer outro programa no Windows 95. Se você ainda não está familiarizado com isto, siga estes procedimentos:
Modelo Inicia o CorelDRAW 7 abrindo a caixa de diálogo Assistente de Modelos para que você possa criar um gráfico utilizando um dos modelos disponíveis como início.
Se você não quiser mais ver a tela de Boas-Vindas, desative a caixa de verificação Exibir esta Tela Bem-Vindo ao iniciar.
A figura a seguir mostra a tela do CorelDRAW 7 e seus respectivos itens apresentados.
Esses comandos também podem ser acionados por meio do Menu de Controle, localizado no canto esquerdo da barra de título representado pelo ícone do balão da Corel.
Personalizando a Interface do CorelDRAW 7 ![]() Quando um profissional precisa realizar um determinado trabalho, primeiro ele define a estrutura do projeto, como ele deverá ser apresentado, e para quem ele será apresentado. Em seguida, reúne as ferramentas básicas para a construção e só depois começa a colocar suas idéias no papel. No CorelDRAW 7 você deve seguir mais ou menos os mesmos passos, definindo assim a interface mais adequada para o desenho a ser criado, o tamanho e a orientação da página, que medida de régua irá utilizar, como a barra de status apresentará as informações e assim por diante.Para mudar as características da página, proceda da seguinte forma:
Você acabou de configurar sua página para um tamanho A4, o tamanho mais comum usado no Brasil, e com uma orientação horizontal, ou seja, a página ficou deitada. Esta é uma das várias opções possíveis da caixa de diálogo Configurar Página. Experimente mais e verifique como sua página se apresenta na tela para que você possa desenhar de maneira adequada. Outra maneira de abrir a caixa de diálogo Configurar Página é dando um clique duplo na borda da página na tela. Outra importante característica que pode ser alterada na interface do CorelDRAW 7 são as réguas da página. Para configurá-las, proceda da seguinte forma:
Note que se a caixa de verificação. As mesmas unidades para réguas horizontais e verticais estiver ativada, então a unidade de medida na opção Vertical acompanhará a unidade escolhida na opção Horizontal, caso contrário, as opções podem ser definidas com unidades diferentes. Observe que no lado direito da régua horizontal e na parte inferior da régua vertical aparecerá a unidade de medida que você escolheu. A barra de status também tem um papel importante na interface do CorelDRAW 7, portanto também podemos personalizá-la. Proceda da seguinte forma para personalizar a barra de status.
Observe que a barra de status da figura anterior tem duas linhas de largura e que está dividida em três setores. Quando você der um clique com o botão direito do mouse na barra de status, observe em qual região você está dando esse clique, pois estará alterando as características somente dessa região. Na figura anterior, o clique com o botão direito do mouse foi dado na região central e na primeira linha da barra de status, por isso esta região fica com uma cor mais escura. Você pode definir quantas regiões terá sua barra de status escolhendo a quantidade na opção Número de Regiões no menu suspenso, que inicia com duas regiões podendo chegar até seis regiões. Neste momento, você deve estar-se perguntando o que são todas aquelas opções do menu Exibir da barra de status. Não se preocupe com isso agora, o importante aqui é saber como configurar a barra de status. Com o tempo você descobrirá mais sobre ela e poderá escolher melhor suas definições. A paleta de cores no CorelDRAW 7 está ancorada no lado direito da tela, por padrão. Podemos alterar seu posicionamento para qualquer um dos lados da tela, para isso proceda da seguinte forma:
A paleta de cores possui setas de rolagens para que você possa ver mais cores disponíveis desta paleta. Existe também uma seta com um traço na frente; ela serve para expandir a paleta de cores, mostrando assim todas as cores disponíveis dela de uma só vez. Da mesma forma que o posicionamento da paleta de cores pode ser alterado, você pode alterar o posicionamento da barra de ferramentas, barra de propriedades e caixa de ferramentas, barra de propriedades e caixa de ferramentas. Você também pode deixar esses itens flutuando na tela, basta apenas arrastá-los e largá-los em uma região não muito próximas das bordas, procedendo da mesma forma descrita anteriormente. Veja na figura a seguir, uma interface toda remodelada do CorelDRAW 7.Agora que você esta mais familiarizado com a interface do CorelDRAW 7, tente configurar a interface de várias maneiras diferentes para treinar. No próximo capítulo iremos abordar a caixa de ferramentas com mais detalhes.
Desenhando
e Manipulando Formas Geométricas No CorelDRAW 7 existem várias ferramentas de desenho divididas em dois grandes grupos: as ferramentas de desenhos geométricos e as ferramentas de linhas. As ferramentas de desenhos geométricos, como o próprio nome diz, cria figuras com formas geométricas perfeitas, ao passo que as ferramentas de linhas criam formas irregulares, tanto com curvas quanto com retas, e normalmente é com essas ferramentas de formas irregulares que os artistas profissionais criam suas obras de arte.Entendemos que desenhar formas irregulares não é tão fácil, principalmente com o mouse, (para nós meros mortais) como desenhar formas geométricas, portanto seria mais conveniente começarmos com o desenho de figuras geométricas para, depois, com um pouco mais de habilidade, falarmos das formas irregulares.
Desenhando Retângulos e Quadrados ![]() Para desenhar um retângulo, proceda da seguinte forma:
Observe que o mouse se transforma em uma cruz aparece a forma de um retângulo abaixo e à direita da cruz. Observe a barra de status, ela deve estar mostrando algumas informações. Experimente criar vários outros retângulos. Você não precisa necessariamente começar do lado esquerdo superior e caminhar para o lado direito inferior para desenhar o retângulo. Se por algum motivo, quando você selecionar a ferramenta Retângulo, o mouse não se transformar em uma cruz com um retângulo em seu canto inferior direito, proceda da seguinte forma:
Para desenhar um quadrado perfeito, execute os mesmos procedimentos que executou para desenhar um retângulo, porém, com uma diferença: você deve pressionar a tecla CTRL e mantê-la pressionada enquanto arrasta o mouse na diagonal, isso restringirá o movimento do mouse forçando a formação de um quadrado perfeito. Mas atenção, apenas solte a tecla CTRL após liberar o botão do mouse. Pratique um pouco desenhando retângulos e quadrados e depois vá em frente e continue aprendendo a desenhar outras formas geométricas. ![]() O procedimento para desenhar elipses e círculos é o mesmo usado para desenhar retângulos e quadrados. Se você prefere alguma seqüência, proceda da seguinte forma para desenhar Elipses:
Observe que o mouse se transforma em uma cruz e aparece a forma de uma elipse abaixo e à direita da cruz.
Para desenhar um círculo perfeito, siga os mesmos procedimentos que executou para desenhar uma elipse, porém, com uma diferença. Você deve pressionar a tecla CTRL, e mantê-la pressionada enquanto arrasta o mouse na diagonal. Isso restringirá o movimento do mouse forçando a formação de um círculo perfeito. Mas atenção, apenas solte a tecla CTRL após liberar o botão do mouse. Note que tanto no desenho de retângulos e quadrados como no desenho de elipses e círculos, a ferramenta selecionada permanece assim para que você possa continuar desenhando sem Ter de selecioná-la novamente. Isso ocorre com todas as ferramentas de desenho do CorelDRAW 7.Se sua tela ficar cheia de objetos, proceda da seguinte forma para apagá-los e limpar toda a tela:
Logo você aprenderá usar a ferramenta Seleção para selecionar objetos individuais, mudar a posição dos objetos desenhados e muito mais. Sinta-se à vontade para apagar objetos que estão poluindo sua tela e, lembre-se de que, no momento, você está praticando. Desenhando Polígonos e Estrelas ![]() Com a ferramenta Polígono você pode desenhar uma série de polígonos diferentes, dentre eles triângulos, pentágonos, octógonos etc. Você pode até desenhar quadrados com esta ferramenta, porém, é mais conveniente utilizar a ferramenta Retângulo para isso. Antes de desenhar qualquer polígono, defina qual deseja desenhar alterando as propriedades da ferramenta Polígono. Por exemplo, para desenhar um triângulo proceda da seguinte forma:
Observe que a caixa de diálogos Opções possui uma amostra da forma do polígono escolhida. Para desenhar uma estrela ou um polígono como estrela com a ferramenta Polígono, você deve utilizar as opções Estrela ou Polígono como Estrela da caixa de diálogos e Opções. Para utilizar a opção Estrela, é preciso aumentar o número de pontas para acima de cinco utilizando a caixa Número de pontos/lados, para caracterizar uma estrela. Para tornar mais ou menos aguda as pontas de uma estrela, você deve utilizar a barra deslizante Diferenciação. Para esta barra estar disponível com a opção Estrela selecionada, você deve trabalhar com valores acima de sete para o Número de pontos/lados. Você pode usar a técnica da tecla CTRL, que serve para desenhar quadrados e círculos perfeitos, e criar todas as formas vistas até aqui. Experimente várias formas de desenhar polígonos e estrelas para treinar a figura a seguir mostra alguns exemplos do que é possível fazer com esta versátil ferramenta. Alterando as Formas Geométricas ![]() A partir das formas geométricas iniciais, vistas até agora, podem-se criar várias outras formas, utilizando a ferramenta Forma. Cada objeto possui características individuais específicas e, sendo assim, a ferramenta Forma funciona de maneira diferente para cada objeto. Em retângulos e quadrados você pode arredondar seus cantos, para isso proceda da seguinte forma:
Quando selecionar a ferramenta Forma você notará que nos cantos do retângulo ou do quadrado apareceram pequenos quadrados que são chamados de Nós. Toda vez que um segmento muda sua direção, teremos um nó. Seu retângulo ou quadrado ficou com os cantos arredondados. Outra maneira de arredondar os cantos é utilizar a barra de propriedades. Arrastando a barra deslizante para a direita você arredonda os cantos do retângulo selecionado. A figura a seguir mostra a barra deslizante Arredondamento e de Canto de Retângulo com seu valor de arredondamento e o retângulo arredondado: Com as elipses ou círculos você pode criar formas de pedaços de tortas ou arcos. Para isso proceda da seguinte forma:
Observe que aparecerá um único nó na elipse, os procedimentos para criar tortas ou arcos são ligeiramente diferentes. Mantendo o mouse dentro do perímetro da elipse você cria uma torta. Se executar o mesmo procedimento, mas arrastar o mouse para fora do perímetro da elipse, então você criará um arco. Para experimentar, proceda da seguinte forma: Você pode obter tortas e arcos utilizando a barra de propriedades. Para tanto, proceda da seguinte forma:
Pratique um pouco e logo você estará criando tortas e arcos dos mais variados. Você pode criar as mais interessantes formas com os polígonos e estrelas, pois eles são formas dinâmicas. Ao alterar um determinado nó, os outros responderão ao movimento dinamicamente, criando assim formas bem distintas. Quando você usa a ferramenta Polígono pode criar muitos objetos, da mesma forma, quando você altera esses objetos com a ferramenta Forma pode criar muitas variações desses objetos. Para alterar a forma de polígonos, proceda da seguinte forma:
Você acaba de criar uma figura parecida com uma hélice, que começou com um simples triângulo. Experimente com outros polígonos e veja quantas figuras interessantes você pode criar. Veja na figura a seguir alguns exemplos de formas interessantes. Selecionando e Movendo Objetos ![]() Todos os objetos criados no CorelDRAW 7 podem ser movidos, redimensionados, rotacionados, inclinados, preenchidos etc. Para que tudo isso tenha efeito, você precisa selecionar o objeto desenhado com a ferramenta Seleção e depois manipulá-lo.Para selecionar objetos na página, proceda da seguinte forma:
Quando você dá um clique na ferramenta Seleção, o mouse transforma-se em uma seta preta apontando para a esquerda e o último objeto desenhado fica selecionado, exibindo oito quadrados pretos em sua volta. Esses quadrados são chamados de alças. Observe que a barra de status se modifica a cada objeto selecionado. Para selecionar um objeto que não tem preenchimento, você precisaria dar um clique exatamente sobre a linha que contorna o mesmo, porém, por padrão, o Essa opção se encontra nas propriedades da ferramenta Seleção, que é acessada dando-se um clique com o botão direito do mouse sobre a ferramenta Seleção e escolhendo Propriedades no menu suspenso que aparece. Enquanto você arrastava vai notar que aparece uma moldura pontilhada retangular de cor azul em volta da elipse, indicando que você está movimentando a elipse. Você pode movimentar objetos para onde desejar dentro da tela do CorelDRAW 7, inclusive para a área fora da página. Para treinar, movimente os objetos criados de forma que eles fiquem como a figura a seguir:Quando um objeto está selecionado, ele pode ser modificado utilizando-se a barra de propriedades. Poderá ainda receber uma série de atributos, assim como cor de preenchimento, cor de contorno, espessura de contorno etc, além de ser movimentado e excluído. Você aprenderá sobre cores mais adiante no livro. Porém, vamos agora rapidamente colocar cor nos objetos, tanto em seu interior como no seu contorno. Siga estes procedimentos:
Você notará que o triângulo recebeu uma cor no seu contorno. Note que na parte superior da paleta de cores existe um quadrado branco com um X no centro. Esse quadrado elimina qualquer cor. Dando um clique com o botão esquerdo do mouse sobre ele, a cor de preenchimento do objeto selecionado é eliminada; dando um clique com o botão direito do mouse sobre ele, a cor de contorno do objeto selecionado é eliminada. Nunca se esqueça de selecionar o objeto antes de aplicar cor e lembre-se de que cor branca não é a mesma que sem cor. Se você aplicar cor sem antes selecionar um objeto, será notificado que está tentando alterar o padrão do CorelDRAW 7. Cancele o comando e selecione antes o objeto desejado.Experimente criar vários objetos diferentes e atribuir cor a eles. O CorelDRAW permite que você selecione vários objetos de uma vez só, para isso proceda da seguinte forma:
Observe que a barra de status deve estar indicando que dois objetos foram selecionados. Se você deseja desativar a seleção de um único objeto, basta segurar a tecla SHIFT e dar um clique no objeto desejado. Porém, se você desejar desativar a seleção de todos os objetos, basta dar um clique em qualquer lugar que não seja um objeto. Se você aplicar cor quando vários objetos estiverem selecionados, será aplicada a mesma cor para todos os objetos selecionados. Você pode também selecionar vários objetos sem pressionar a tecla SHIFT. Para isso proceda da seguinte forma:
Você deve Ter selecionado todos os objetos que estavam dentro da moldura pontilhada. Se a moldura pontilhada encostar em algum objeto, este não será selecionado. Este método não é tão preciso quanto usar a tecla SHIFT, porém é muito mais rápido no caso de você Ter uma qualidade muito grande de objetos para selecionar. ![]() Seria muito difícil desenhar os objetos no tamanho exato já de primeira, seria pior ainda se o CorelDRAW 7 não lhe fornecesse uma maneira de mudar o tamanho dos objetos desenhados.Agora que você já aprendeu a desenhar alguns objetos e a selecioná-los também, chegou a hora de colocá-los no tamanho certo. Para redimensionar objetos com o mouse, proceda da seguinte forma:
Note que aparecerão as oitos alças pretas ao redor da estrela. Qualquer alça de canto redimensionará o objeto na proporção na qual foi desenhado, e qualquer alça central redimensionará o objeto fora da sua proporção inicial, distorcendo-o.
Note que você só consegue redimensionar a largura, diminuindo ou aumentando-a, distorcendo, assim, a estrela original. Note que você não consegue redimensionar a não ser na altura, diminuindo ou aumentando a mesma, distorcendo, assim, a estrela original. Quando você redimensiona objetos, algum ponto tem de estar ancorado, ou seja, preso na página. Quando você usa uma alça de canto para redimensionar, tudo ocorre como se a alça do canto oposto estivesse ancorada na página. Assim, quando você usa uma alça central, tudo ocorre como se a alça central oposta estivesse ancorada, este é o mecanismo do Corel para o redimensionamento. Se você redimensionar um objeto enquanto mantém pressionada a tecla SHIFT, o centro do objeto ficará ancorado. Experimente redimensionar vários objetos diferentes e treine mais um pouco por conta própria. Rotacionando e Inclinando Objetos ![]() Você pode rotacionar e inclinar qualquer objeto no CorelDRAW 7 de maneira livre e na quantidade de graus que desejar.Para rotacionar objetos, proceda da seguinte forma:
Quando você dá mais um clique sobre um objeto já selecionado, alças com setas aparecem no lugar das alças tradicionais, como na figura anterior. Ao todo, são quatro alças de rotação, duas de inclinação vertical, duas de inclinação horizontal e um ponto de ancoragem, ou seja, o eixo de rotação e inclinação.
Uma moldura pontilhada aparecerá junto com uma seta em forma de ferradura. Se você mantiver a tecla CTRL pressionada enquanto executa a rotação, o movimento será restringido de 15 m 15 graus. Você pode mover o ponto de ancoragem com base em outro ponto. Para você poder ver esse comando com um efeito mais agradável, vamos criar algo mais interessante procedendo da seguinte forma:
Isto fará com que a cópia do semicírculo inverta-se em 180 graus, ficando abaixo da primeira como na figura a seguir: Você pode inclinar objetos tanto na vertical como na horizontal para conseguir efeitos interessantes, principalmente quando estiver usando textos. Para inclinar objetos, proceda da seguinte forma:
Observe que o mouse se transforma em uma seta estranha de duas pontas, também estranhas. Este é apenas o início, uma amostra de como podemos desenhar sombras, porém está longe de ser uma sombra perfeita, a qual pode ser feita no Corel, adicionando outros recursos e não só o de inclinação. É importante que você pratique o comando de inclinação com outros objetos os quais já sabe desenhar. A ferramenta Seleção, pode ser usada de diversas formas e é talvez a ferramenta que você mais utilizará no CorelDRAW 7. Durante a leitura deste livro você verá mais algumas formas de criar efeitos interessantes com a ferramenta Seleção, principalmente com textos.Desenhando e Manipulando Formas Irregulares ![]()
Como já foi dito, as ferramentas de linhas são as mais usadas pelos profissionais de artes para criar formas irregulares, podendo expressar toda sua criatividade em formatos, muitas vezes, inexistentes. Para que você possa desenhar de forma livre, proceda da seguinte forma:
O mouse transforma-se em uma cruz com uma forma ondulada no canto direito inferior.
Observe a figura a seguir e veja um exemplo do que é possível fazer com a formação Mão Livre quando se tem uma mão firme. Não se esqueça de que para colocar cor no interior dos objetos, estes precisam estar fechados, ou seja, você precisa terminar o desenho da forma exatamente onde iniciou. Sabemos que desenhar com a ferramenta Mão Livre não é fácil, porém com um pouco de prática as formas poderão ficar melhores. Desenhar com esta ferramenta cria figuras com muitos nós e, consequentemente, o arquivo fica maior, ocupando mais espaço em disco. Você pode também desenhar formas a partir de segmentos de linha reta. Para isso, proceda da seguinte forma:
Se quisesse, poderia parar por aqui, porém, se quiser continuar a criar segmentos conectados, proceda da seguinte forma: Lembre-se de que para aplicar cor ao seu interior, a figura deve estar fechada, ou seja, o ponto final deve coincidir com o ponto inicial. Você pode dar cliques conectando um segmento ao outro até atingir a forma desejada. Observe a figura a seguir para ver um exemplo: Criar formas perfeitas de uma ó vez é muito difícil e a ferramenta Forma pode ajudá-lo a ajustar os nós e assim melhorar o aspecto geral da figura. Para facilitar o aprendizado, proceda da seguinte forma:
Esta figura já poderá ser preenchida com qualquer cor. Você poderá ajustar a figura usando a ferramenta Forma. Para isso, proceda da seguinte forma:
Você pode movimentar qualquer nó da figura para criar a forma que desejar com três segmentos retos, os nós continuarão presos ao segmento. Desta forma, quando você criar objetos com mais segmentos poderá ajustá-los até obter a forma desejada, assim como foi feito com a imagem do avião visto anteriormente. Experimente criar outras formas com segmentos conectados e procure fechá-las se desejar preenchê-las com uma cor. Você pode transformar esses segmentos de linha reta em segmentos de linha curva, para criar objetos mais flexíveis. Para fazer isso explicaremos os mecanismos dos segmentos curvos os vários tipos de nós. Você poderá começar com uma simples figura, para isso proceda da seguinte forma:
Observe que a ferramenta Forma está selecionada. Isso fará com que todos os três nós fiquem selecionados.
Com este procedimento você deformou o segmento da direita, que se curvou na direção e na amplitude que você arrastou o mouse. Os pontos de controle podem trabalhar de três formas diferentes, dependendo da característica do nó que deu origem ao ponto de controle. Para você entender melhor como isso funciona, continuaremos a explicação com o objetivo anterior:
Observe que quando você executa o comando, o botão passa a ficar indisponível, mostrando-lhe que o nó selecionado está suave. Com este comando, os dois segmentos ligados ao nó selecionado se deformaram para que a passagem do segmento sobre o nó seja executada de uma maneira suave. Se você alterar qualquer um dos dois pontos de controle que se projetam a partir do nó, estará alterando também a forma dos dois segmentos, o da direita e o da esquerda, de tal forma que a passagem sobre o nó permaneça suave. Note também que a linha pontilhada mais clara que liga os dois pontos de controle permanece reta, não permitindo alteração na sua amplitude de maneira individual de cada lado do nó, alterando assim a amplitude do segmento correspondente. Você pode alterar o nó para uma outra característica, a simétrica. Proceda da seguinte forma:
Se você alterar qualquer um dos pontos de controle que se projetam a partir do nó, estará alterando também a forma dos dois segmentos, o da direita e o da esquerda, de tal forma que a passagem sobre o nó permaneça suave. Note, também que uma alteração na amplitude de um lado altera a amplitude do outro, diferentemente do que ocorre quando se usa o nó suave. Você pode ainda utilizar uma terceira opção para alterar a característica de um nó. Continue com o exemplo e proceda da seguinte forma: Note que com este comando nada acontecerá nos segmentos do objeto, porém se você alterar os pontos de controle verá que eles são completamente independentes, ou seja, você pode alterar o ponto de controle e consequentemente o segmento de um lado do nó sem que este afete o segmento do outro lado. Proceda da seguinte forma para desenhar uma gota.
É importante que você pratique muito o uso dos diversos tipos de nós criando várias formas diferentes. Você já sabe quais as transformações possíveis que podem ser feitas com a ferramenta Forma nas figuras geométricas, porém pode transformar figuras geométricas m figuras irregulares, depois disso poderá manipular os nós e pontos de controle como o fez em figuras irregulares. Para ver como isso funciona, proceda da seguinte forma:
Agora você será capaz de movimentar os nós como desejar, transformar segmentos retos em curvos e muito mais, pois a figura perdeu a característica de uma figura geométrica. Isso incluirá um novo nó no objeto, possibilitando mais transformações na forma. Todos os comandos da cortina Edição de Nó estão disponíveis na nova barra de propriedades do CorelDRAW 7. Como a barra de propriedades é mais intuitiva e fica na tela, veja na figura a seguir os comandos que podem ser realizados com a cortina Edição de Nó. Itens da Cortina:
O Modo Elástico altera o modo como múltiplos nós selecionados agem quando são modificados. Os cinco botões do meio já foram mencionados em exemplos anteriores. São eles, da direita para a esquerda:
Experimente realizar várias alterações com os nós de um objeto para que você se familiarize com esses comandos, que são muito úteis na criação de formas irregulares. Você pode transformar os segmentos de um polígono, sem transformá-lo em curva antes, ou seja, o polígono continua com suas características dinâmicas. Esse é mais um dos inúmeros poderes que o CorelDRAW 7 coloca a sua disposição. Para ver como funciona, proceda da seguinte forma:
Você notará que um segmento sim e outro não serão afetados pelo comando. Novamente convidamos você para treinar mais um pouco com as inúmeras possibilidades que esta ferramenta pode lhe proporcionar. Existem duas importantes ferramentas que lhe podem ajudar na criação de outras formas. São elas, a ferramenta Faca e a ferramenta Borracha. Para trabalhar com a ferramenta Faca, proceda da seguinte forma:
Você notará que a ferramenta Faca cortou o retângulo em dois pedaços criando duas formas distintas. Para trabalhar com a ferramenta Borracha, proceda da seguinte forma:
Você deverá ver um objeto semelhante à figura a seguir: Na barra de propriedades existe uma caixa chamada Espessura da Borracha, na qual você pode alterar o valor da espessura da borracha. Opa ! Uma tradução bem feita do CorelDRAW 7.Observe que na figura que você usou ferramenta Borracha os pedaços não ficam para que sejam movimentados individualmente. Eles estão combinados e você deve selecionar o comando Quebrar do menu Organizar para descombiná-los. Desta forma, você conseguirá selecioná-los individualmente.
Trabalhando com Preenchimentos e Contornos ![]() Em um programa de duas dimensões como o CorelDRAW 7, os preenchimentos e os contornos aplicados aos objetos são de extrema importância. Por meio desses comandos você consegue dar aos objetos mais "vida", estilo, clareza, volume, enriquecendo os desenhos.A ferramenta que manipula os contornos dos objetos foi traduzida nesta versão 7 do CorelDRAW para ferramenta Traçado. Nesta apostila você encontrará o termo contorno dos objetos, mas trabalhará com a ferramenta Traçado.No CorelDRAW 7 você pode preencher os objetos de diversas maneiras diferentes, pois ele possui várias ferramentas de preenchimento, que você verá a seguir.Sempre use o seu bom senso na aplicação de preenchimento e contorno, pois você pode carregar demais um desenho com preenchimentos e contornos que não combinam com aquilo que está criando. Aplicando Preenchimento Uniforme ![]() Entende-se por preenchimento uniforme uma única cor que será aplicada sobre todo o objeto, apesar de você pode criar milhares de cores diferentes, poderá aplicar uma única cor de cada vez no objeto selecionado. Você já sabe que para preencher qualquer objeto, ele precisa estar fechado. Portanto, proceda da seguinte forma para aplicar um preenchimento uniforme:
Nesta caixa de diálogo você pode escolher entre diversos modelos de cores existentes, porém não faz parte do escopo deste livro detalhar tais modelos e seus sistemas de cores. Por padrão, o CMYK são as cores primárias subtrativas e pela combinação dessas quatro cores você obtém milhares de cores diferentes. Você pode definir as cores nesta caixa de diálogo utilizando os controles deslizantes do quadrado grande de cores e também do retângulo ao seu lado ou ainda utilizar as porcentagens exatas de cores CMYK. Para utilizar os controles deslizantes, você deve observar que na parte inferior esquerda do quadrado grande de cores existe um pequeno quadrado vazado, parecido com um nó, e que no retângulo de cores que fica do lado direito do quadrado grande de cores, existe um retângulo vazado na parte inferior. Esse são os dois controles deslizantes que você utilizará; continue com o procedimento a seguir: Se mantiver o botão do mouse pressionado sobre o retângulo de cores e parar de movimentá-lo, a cor dentro do quadrado grande de cores irá se alterar para mostrar a cor combinada. Observe também que nas caixas de porcentagens das cores CMYK os valores também mudam para representar a combinação criada. Para aplicar cor utilizando as caixas de porcentagens CMYK, basta digitar em cada caixa a porcentagem correspondente à cor desejada. Por exemplo, se você digitar 10 para ciano, 70 para magenta, 0 para amarelo e 20 para preto, será obtido um tom de violeta. Se você está acostumado a trabalhar com um sistema de amostras de cores como o Pantone, o CorelDRAW 7 lhe permite ver na tela a amostra de cores. Para isso, proceda da seguinte forma:
Você deve Ter observado que no lugar do quadrado grande de cores aparece um quadro com vários quadros, cada um deles representa uma cor Pantone diferente. No lado direito existe uma barra deslizante que lhe possibilita visualizar outras cores do sistema Pantone escolhido. O sistema PANTONE MATCHING SYSTEM define as cores por um nome ou número e as letras CV depois dele, por exemplo, a cor 340 CV é um tom de verde. Para encontrar a cor de um determinado número, você pode digitar o número correspondente na caixa Pesquisar. Por exemplo, para encontrar a cor 340 CV digite na caixa Pesquisar o número 340, quando você acabar de digitar, o tom d verde já vai estar selecionando no quadro de cores. Veja a figura a seguir: Se você der um clique no quadro que está acima do verde 340 CV, você verá a cor Green CV. Existem muitas outras paletas de cores e muitos sistemas diferentes. O mundo das cores é vasto e repleto de possibilidades. Experimente utilizar as cores uniformes de diferentes maneiras para treinar e se familiarizar com as possibilidades. Aplicando Preenchimento Gradiente ![]() Na verdade, preenchimento gradiente é a mesma coisa que preenchimento degrade, em que um objeto é preenchido com uma variação de uma cor para outra. No CorelDRAW 7 existem vários tipos de preenchimento degrade.Para aplicar preenchimento degrade, proceda da seguinte forma:
Seu retângulo deve Ter sido preenchido com um degrade de preto para branco; o preto do lado esquerdo e o branco do lado direito do retângulo. Na caixa de diálogo Preenchimento Gradiente você pode alterar o tipo de preenchimento degrade que quer utilizar, se linear, radial, cônico ou quadrado. Esses tipos você escolhe na caixa de listagem Tipo. No canto superior direito da caixa de diálogo Preenchimento Gradiente existe um quadrado de amostra do tipo de degrade que está selecionado e as cores utilizadas. A figura a seguir mostra os exemplos: Neste quadro de cor você pode fazer alterações utilizando o mouse dependendo do tipo de degrade escolhido. Veja os tópicos a seguir para se familiarizar com os comandos:
Você pode fazer as alterações citadas anteriormente de forma precisa, utilizando as caixas de valores das seções Opções e Deslocamento do centro da caixa de diálogo Preenchimento Gradiente. Para mudar as cores do degrade, proceda da seguinte forma:
Sua tela deverá estar similar à mostrada a seguir: Você acaba de criar uma cor de pôr-do-sol, que poderá ser aplicada a qualquer objeto. A barra deslizante Ponto médio determina quanto de uma cor e quanto de outra devem estar presentes no degrade. No caso da cor de pôr-do-sol criada anteriormente, utilize a barra deslizante para aplicar mais amarelo ou mais laranja ao seu degrade. Mude as cores para azul e vermelho. Do lado direito das opções de cores e da barra deslizante você encontrará três botões e um disco de cores. No disco de cores, você encontrará uma linha eu vai da cor azul até a cor vermelha. Essa linha representa a transição da cor inicial à cor final do degrade, se você der um clique no botão com uma seta desenhada no sentido anti-horário, notará que a linha reta ficará curva e que as cores sofrerão uma ligeira alteração. Se você der um clique no botão com uma seta desenhada no sentido horário, notará que a linha curva inverterá o sentido e que seu degrade terá uma transição do azul para o vermelho, mas passando por todas as cores do disco representadas pela linha curva. Você pode também personalizar o degrade de acordo com sua conveniência. Para isso, proceda da seguinte forma:
Sua tela deverá ficar como a figura a seguir: Você poderá usar um degrade personalizado com qualquer um do tipos de degrade. Um triângulo preto sobre o retângulo de amostra aparecerá. Você poderá criar vários triângulos e colocá-los na posição que desejar para criar um degrade personalizado. Você poderá também alterar a cor inicial e final do degrade, dando um clique no quadrado correspondente que fica nas extremidades do retângulo de amostra para selecioná-lo e, então, alterar sua cor. Para visualizar como o degrade pode agir em uma figura de maneira satisfatória, abra o arquivo Aguia.CDR do disquete que acompanha a apostilha. Proceda da seguinte forma para abrir o arquivo Aguia.CDR:
A figura a seguir mostra como deverá ficar sua tela depois que o arquivo for aberto. Observe que muitos objetos que compõm a figura da águia inferior estão com preenchimento degrade, e que a figura inferior possui mais "vida" que a superior, apenas por causa dos preenchimentos. As duas figuras são as mesmas, porém a figura superior está em preto-e-branco. Para melhor visualizar os objetos que compõem a figura da águia, você precisa aprender um pouco sobre a ferramenta Zoom. Para isso, proceda da seguinte forma:
Você notará que a visualização foi ampliada e que é possível ver com mais detalhes a região da cabeça da águia. Se você continuar dando cliues acima da cabeça da águia, ampliará cada vez mais a visualização. Esse método de ampliação aumenta a visualização de 100% em 100% até atingir o valor absurdo de 405651% de ampliação. Para diminuir a visualização reduzindo o zoom basta pressionar o botão Reduzir na barra de propriedades. O botão Reduzir diminui a visualização que estava antes da aplicação do zoom para aumentar. Observe que na barra de ferramentas Padrão há uma lista suspensa chamada Níveis de Zoom que trás alguns valores e opções de zoom que você pode selecionar. Você pode ampliar uma área específica do seu desenho, para isso proceda da seguinte forma:
Observe na lista Níveis de Zoom na barra de ferramentas Padrão o quanto você ampliou a figura. Você pode utilizar as opções da barra de propriedades para ampliar de diversas maneiras, elas funcionam conforme o nome diz. Você pode utilizar as opções do zoom a qualquer momento durante o seu trabalho para ver detalhes dos objetos ou para Ter uma visão global. Experimente as diversas formas de zoom para que você possa familiarizar-se com os comandos. Para que você possa ver como foi utilizado o preenchimento degrade na águia, dê um clique no objeto desejado e abra a caixa de diálogo Preenchimento Gradiente. Você verá como o preenchimento degrade foi aplicado naquele objeto específico. Se você quiser, poserá utilizar a águia superior para treinar a aplicação de preenchimentos degrade. Aplicando Preenchimento de Padrão ![]() Os preenchimentos de padrão são divididos em três grupos:
Esses padrões de 2 cores podem ser utilizados para diversos objetivos, tais como preenchimentos de brasões e bandeiras, como mostra a figura a seguir:
Para aplicar este padrão, o procedimento é o mesmo do padrão de 2 cores, basta certificar-se de selecionar a opção Totalmente colorido na caixa de diálogo Padrão, escolher o padrão desejado e pronto. Se você quiser ver o padrão totalmente colorido aplicado na figura anterior, abra o arquivo Tijolo.CDR que vem no disquete que acompanha a apostila.
Para aplicar este padrão, o procedimento é o mesmo dos outros dois padrões, basta certificar-se de selecionar a opção Bitmap na caixa de diálogo Padrão antes de escolher o padrão desejado. Todos os três padrões de preenchimento possuem a seção Ladrilho, que permite especificar o tamanho do desenho do padrão que se repetirá no objeto aplicado. Experimente utilizar estes padrões de diversas maneiras diferentes para treinar. Aplicando Preenchimento de Textura ![]() Preenchimentos de textura são imagens fractais que tornam mais realistas as cores dos desenhos. Cores que seriam muito trabalhosas e difíceis de ser criadas podem ser obtidas com o preenchimento de textura. Para aplicar preenchimentos de textura, proceda da seguinte forma:
Observe que do lado direito da Lista de texturas há um quadrado de amostra, para que você possa visualizar a textura antes de aplicá-la, e um botão Visualizar. Na parte inferior da caixa de diálogo existe uma série de atributos que dependem do tipo de textura selecionado. Do lado de cada atributo você encontra um botão com o desenho de um cadeado. No caso do exemplo que estamos usando, ou seja, a textura Céu 2 cores, o único cadeado que está aberto é o cadeado é o cadeado correspondente ao atributo Textura no. Quando o cadeado está aberto, esse atributo se altera aleatoriamente quando você dá um clique no botão Visualizar, alterando assim a imagem da textura. Você pode abrir quantos cadeados quiser, mas pode também alterar um atributo sem precisar abrir o cadeado. Por exemplo, se você alterar o azul da cor do céu para uma cor cinza e der um clique no botão Visualizar, seu céu ficará semelhante a céu nublado. Se você quiser ver o resultado de um preenchimento de textura tipo céu aplicado a um desenho, abra o arquivo Esqui.CDR que vem no disquete que acompanha a apostila. Convidamos você a praticar mais um pouco com as texturas existentes, mas não se perca, pois as texturas permitem milhões, por que não dizer quatrilhões de possibilidades diferentes de preenchimentos. Aplicando Preenchimento PostScript ![]() Este tipo de preenchimento é semelhante ao preenchimento de textura, porém só poderá ser impresso em impressoras do tipo PostScript. Nesta versão 7 do CorelDRAW foi implantado uma forma de visualização que permite visualizar os preenchimentos PostScript. Para isso, proceda da seguinte forma:
Você verá que seu retângulo foi preenchido cm uma série de PS em seu interior, e o preenchimento escolhido não pode ser visualizado. Para ver o preenchimento, proceda da seguinte forma:
Observe que a opção abaixo dela é Exibir preenchimentos PostScript na visualização avançada, e que já está ativada por padrão.
Você continua vendo o objeto preenchido com uma série de PS. Para ver o preenchimento PostScript, você deve selecionar a visualização avançada na tela. Continue da seguinte forma: Agora você verá o preenchimento PostScript na tela. Se o seu computador for lento, a atualização da tela neste modo pode demorar um pouco Depois do preenchimento PostScript, no menu desdobrável da ferramenta Preenchimento existe um botão com um X grande com o nome de Nenhum Preenchimento. Esse botões retira qualquer preenchimento que possa existir no objeto selecionado. Depois de Nenhum Preenchimento, existe dois botões que abrem cortinas, a cortina Cores e a cortina Preenchimento Especial. Essas duas cortinas trabalham com preenchimento uniforme e todos os outros tipos de preenchimentos, exceto o preenchimento PostScript. Você verá o funcionamento de cortinas no CorelDRAW 7 com outros comandos mais à frente na apostila, e estas não funcionam de maneira diferente. As cortinas só têm a vantagem (às vezes isso não é vantagem) de permanecerem na tela enquanto aplicamos os atributos, porém todos os atributos são encontrados nas caixas de diálogos vistas até agora.Depois desse passeio pelo mundo dos preenchimentos, finalmente entraremos nos contornos dos objetos, chamados agora no CorelDRAW 7 de traçados.Alterando os Atributos do Contorno ![]() A ferramenta de traçado está logo acima da ferramenta de preenchimento na caixa de ferramentas. Dar um clique nesta ferramenta também abrirá um menu desdobrável. Este menu está dividido em duas partes. A primeira parte contém três botões e a Segunda contém mais sete. Os sete botões da direita do menu desdobrável são espessuras predefinidas do CorelDRAW 7, basta apenas dar um clique a espessura estará aplicada ao objeto selecionado, e da esquerda para a direita são:
Mas o "carro chefe", a "estrela" da ferramenta Traçado é o botão Quadro de Diálogo Caneta de Traçado que abre a caixa de diálogo Caneta de Traçado, permitindo alterar vários atributos do contorno dos objetos. Para personalizar o contorno de objetos, proceda da seguinte forma:
Você verá que seu objeto fica diferente. Se precisar, aplique zoom na imagem, ou observe a barra de status para ver as informações. Você poderá colocar pontas de seta nas extremidades das linhas desenhadas. Para isso, proceda da seguinte forma:
Existem duas linhas suspensas de pontas de seta na seção Setas. A lista da esquerda coloca pontas de seta na extremidade inicial da linha e a da direita na extremidade final da linha. Sua tela deve estar similar à figura seguinte, dependendo das pontas de seta que você escolheu. Agora que você já possui habilidades suficientes para caminhar sozinho em outras opções que não comentaremos neste livro. No próximo capítulo, você aprenderá a organizar melhor seus objetos e, assim, aprimorar suas habilidades na montagem de desenhos, que normalmente são compostos por vários objetos colocados de maneira ordenada.
![]() O Texto Artístico destina-se à criação de pequenas porções de texto, a qual poderão ser aplicados efeitos gráficos especiais e recursos sofisticados. O Texto de Parágrafo destina-se à criação de porções maiores de texto, possibilitando todos os recursos encontrados atualmente nos sofisticados editores de texto. Para adicionar texto artístico na página, proceda da seguinte forma:
O padrão do As alças de seleção funcionam no texto artístico da mesma forma como funcionam em outros objetos, podendo este ser redimensionado, inclinado, rotacionado, enfim, podendo receber todos os atributos e efeitos aplicados até agora. Para alterar o tipo de letra, estilo e outros atributos do texto, proceda da seguinte forma:
Seu texto ficará conforme o que foi escolhido. Se quiser ver mais de perto, dê um zoom para melhorar. Observe que enquanto o texto está selecionado, a barra de propriedades mostra algumas opções para alteração de alguns atributos. Você pode alterar atributos dos caracteres individualmente. Para isso, proceda da seguinte forma:
O ponteiro do mouse se transformará na seta da ferramenta Forma com uma letra A no seu canto inferior direito. O texto ficará marcado como na figura a seguir:
Observe que a barra de propriedades muda novamente quando você seleciona um caractere individualmente com a ferramenta Forma. Além dos atributos normais de texto, você pode alterar o deslocamento horizontal, o deslocamento vertical e ainda o ângulo de giro (ou rotação) do caractere selecionado. Observe na figura seguinte o absurdo de manipulação criado. É importante salientar para que você tenha alguns cuidados na aplicação de efeitos e utilize o seu bom senso para criar projetos atraentes, pois o CorelDRAW 7 lhe permite muitas manipulações, mas não o avisa do momento de parar.Você pode inverter o texto horizontal ou verticalmente, assim como com qualquer outro objeto. A diferença é que com texto os resultados são mais surpreendentes. Proceda da seguinte forma:
Observe que o texto final ficou um pouco mais longo que o texto original. Para manter a proporção exata, basta manter a tecla CTRL, pressionada enquanto você executa o comando. Note que a moldura pontilhada azul saltará assim que você passar pela parte inferior do objeto original. Para criar a inversão horizontal, proceda da seguinte forma:
Para criar uma forma espelhada, basta criar uma cópia com a tecla de adição (+) do teclado numérico antes de executar o comando. Você pode criar uma cópia do objeto com o próprio mouse, criando a forma espelhada ao mesmo tempo. Para isso, proceda da seguinte forma:
A técnica de criar cópias com o botão direito do mouse pode ser usada a sempre que você estiver movimentando, rotacionando ou redimensionando objetos, enfim, com todos os comandos utilizados com a ferramenta Seleção. Texto artístico pode ser convertido em curvas, com isto você poderá manipular os nós individuais que formam cada letra. Quando um texto é convertido para curvas ele perde todas as suas características de texto, tais como fonte, tamanho, espaçamento etc., e torna-se um objeto gráfico. Para transformar um texto artístico em curva, proceda da seguinte forma:
Agora você está livre para manipular a forma como quiser, criando os mais variados tipos. Novamente alertamos para que você utilize o seu bom senso. A figura a seguir mostra dois exemplos da utilização desse comando com o texto artístico. Para adicionar texto de parágrafo na página, proceda da seguinte forma:
Você notará que o texto fará a quebra automática de linha quando chegar no perímetro da moldura pontilhada, exatamente como acontece nos editores de texto. Observe que as réguas verticais e horizontais ficam bem parecidas com as réguas do Microsoft Word. Você pode alterar alguns atributos de parágrafo diretamente nesta régua. A barra de propriedades também fica diferente, possibilitando alterações de outros atributos do parágrafo. Para aprimorar seus conhecimentos com o texto de parágrafo do CorelDRAW 7, vamos importar um texto do Microsoft Word que vem no disquete que acompanha a apostila. Proceda da seguinte forma:
O texto flui na sua página do CorelDRAW 7 como texto de parágrafo, com uma moldura ocupando a página toda.
Aparecerá uma moldura com seis alças de redimensionamento e duas alças de ligação de molduras, conforme a figura a seguir: Sua tela deve estar similar à figura a seguir:
A moldura ficará menor no sentido vertical, e aparecerá um triângulo na alça inferior de ligação de molduras. Este triângulo indica que existe mais texto escondido na moldura. Para dividir a moldura, continue com o procedimento a seguir:
O texto fluirá inicialmente sobre a moldura anterior, porém o tamanho das duas molduras no sentido horizontal é o mesmo. Você poderia dar um clique e arrastar o mouse para criar uma moldura no lugar e do tamanho que desejasse, porém não garantiria que as duas molduras tivessem o mesmo tamanho. Note que a moldura ficou comprida demais, mas você pode reduzi-la. Para isso, basta pegar a alça inferior de ligação de molduras e suspendê-las. Você deverá ficar com a tela similar à figura a seguir: Observe que quando selecionadas, tanto a alça inferior de ligação de molduras da moldura superior, como a alça superior de ligação de molduras da moldura inferior, apresentam uma alça diferente, informando-lhe que existe mais texto depois ou antes da moldura selecionada, já distribuído em outra moldura. Você poderá dividir a moldura em quantas desejar, e posicioná-las também como quiser, seguindo os mesmos procedimentos descritos anteriormente. Para prender um pouco mais sobre a formatação de parágrafos, proceda da seguinte forma:
Você pode também manipular parágrafos individualmente dentro das molduras. Proceda da seguinte forma para colocar tópicos em alguns parágrafos:
Várias outras formatações são possíveis, mais uma vez convidamos você a experimentar e treinar os comandos aqui aprendidos e os não aprendidos. Buscar novas formas de formatação é útil para definir seu estilo de trabalho e tornar-se mais rápido na formatação de textos com o CorelDRAW 7.
Organizando os Objetos de Desenho ![]() O CorelDRAW 7 coloca cada objeto que você desenha em uma camada diferente. O objeto que você desenhar por último ficará sobre os objetos desenhados anteriormente.Para mudar essa ordem depois que os objetos foram desenhados, proceda da seguinte forma:
Com o polígono ainda selecionado, você poderia voltar à posição anterior. Mas não use o comando Para a Frente, pois isso traria o polígono para frente de todos os objetos, inclusive do retângulo. Neste caso, você deve usar o comando Avançar Um, que avança um único nível de camada. Os comandos do submenu Ordenar são os responsáveis pelas trocas de ordem entre os objetos de um desenho. Um outro recurso bastante útil quando você tem muitos objetos é a utilização dos comandos Na Frente... e Atrás... Proceda da seguinte forma para utilizá-los:
Quando você coloca os objetos organizados em suas camadas, logo pensa na organização espacial entre eles, ou seja, no alinhamento dos objetos. Para alinhar objetos uns com os outros e também com a página, proceda da seguinte forma:
Observe que as caixas de verificação executam o alinhamento entre os objetos, as caixas superiores executam o alinhamento horizontal e as caixas na lateral esquerda executam o alinhamento vertical. Na seção Alinhar por você escolhe por onde os objetivos serão alinhados em relação à página. A figura a seguir mostra alguns exemplos de alinhamento: O comando de distribuição é semelhante ao de alinhamento, porém ele apenas distribui os objetos com relação à página ou à seleção, e depende do posicionamento inicial dos objetos. Para fazer um exemplo, proceda da seguinte forma:
Esta cortina permite adicionar símbolos prontos na página, muitos desses símbolos são silhuetas de objetos que podem ser aproveitadas para iniciar um desenho complexo. No decorrer do livro mostraremos mais detalhes.
Quando você dá um clique em um objeto que aparece abaixo da lista suspensa, aparece um número na caixa com o símbolo referente ao número ( # ). Treine mais um pouco e lembre-se de que o comando Distribuir leva em consideração a posição inicial dos objetos. Talvez seja mais útil você utilizar o alinhamento antes de usar distribuição. Outro comando muito importante na organização dos objetos que formam um desenho é o comando Agrupar. O comando Agrupar vincula dois ou mais objetos para que eles possam ser tratados como um conjunto único, formado por vários objetos. O agrupamento é extremamente útil para manter as relações entre os objetos. Por exemplo, você poderia agrupar o conjunto de objetos que formam a estrutura do fundo de um desenho, enquanto trabalha nos objetos que compõem a estrutura da frente. Quando vários objetos estão agrupados, você pode redimensionar, movimentar, rotacionar modificar vários atributos de uma só vez com o conjunto todo, facilitando assim o trabalho na criação e na manipulação do desenho e, quando necessário, o conjunto pode ser desagrupado. Agora você aprenderá a desenhar um relógio simples, para entender melhor os comandos até aqui mencionados e o comando Agrupar. Proceda da seguinte forma:
Dê um respirada e salve seu trabalho feito até agora procedendo da seguinte forma:
Se você desejar dar uma "paradinha" para um café, sinta-se à vontade. Você poderá continuar de onde parou ou abrir o arquivo Relógio 1.CDR que vem no disquete que acompanha a apostila. Depois de aberto o arquivo ou continuando o desenho do relógio, proceda da seguinte forma.
Salve seu arquivo novamente e, se quiser dar uma "paradinha" , fique à vontade. É importante salientar que você pode utilizar a ferramenta Zoom a qualquer momento durante a execução do trabalho, fique à vontade quando sentir a necessidade de utilizá-la. Salvar o arquivo regularmente deve ser um procedimento natural de sua parte, pois fará com que você proteja o desenho conforme ele vai sendo criado, não correndo o risco de perder uma parte do desenho que foi trabalhosa de ser criada. Você pode continuar com o seu desenho do relógio ou abrir o arquivo Relógio 2.CDR que vem no disquete que acompanha a apostila. Com seu desenho na tela ou com o arquivo Relógio 2.CDR aberto, proceda da seguinte forma para continuar com o relógio:
Se você achar necessário, ajuste os objetos para que o desenho fique com uma aparência que o satisfaça. Foram diversos procedimentos até a criação deste simples relógio, porém, agora que você já sabe quais os mecanismos, ficará muito mais fácil a criação de desenhos como este. Você deve estar-se perguntando onde entra o comando Agrupar nesta história. Simples, já imaginou o que aconteceria se acidentalmente você movesse algum dos objetos que compõem o relógio, quando na verdade gostaria de mover o relógio todo? Então o mais correto é você agrupar os objetos do relógio, para isso proceda da seguinte forma:
Depois do comando Agrupar, todos os objetivos do relógio estão confinados em um único grupo. Você pode mover, redimensionar, rotacionar o relógio que todos os objetos estarão presos no conjunto. Para desagrupar o conjunto e poder mexer individualmente com os objetos que compõem o relógio, basta você selecionar o conjunto e utilizar o comando Desagrupar. O comando Combinar também é fantástico. Quando dois ou mais objetos são combinados eles se transformam em um só objeto. Esse objeto único é curvo, ou seja, formado por segmentos que podem ser manipulados. Mesmo que os objetos individuais não tenham sido transformados em curva, o comando Combinar o faz. Outra importante característica, e talvez a mais utilizada, é que quando o comando combinar é executado em objetos que se sobrepõem, cria-se um buraco exatamente no local da sobreposição. Para ver o comando em ação, proceda da seguinte forma:
O círculo fez um buraco onde estava o quadrado. Para ver melhor, você pode desenhar um objeto qualquer, preenchê-lo de uma cor diferente e enviá-lo para trás do quadrado com o buraco, você verá este objeto através do buraco criado com o comando Combinar. Este comando é muito utilizado com textos. Abra o arquivo Corporate.CDR do disquete que acompanha a apostila e você verá o comando aplicado com texto. Você pode separar figuras que estão combinadas com o comando Quebrar , para isto basta selecionar a figura e escolher o comando Quebrar. Como o comando Combinar converte os objetos em curvas, quando você executá-lo apenas separe os objetos, porém eles não possuem mais suas características originais, por exemplo, o texto não volta mais a ser texto, ele permanece convertido em curvas. A maioria dos objetos da cortina Símbolos está combinada, pois são objetos simples, ocupando, assim, menos espaço em disco. Você pode separá-los com o comando quebrar e ver como foram construídos, essa é uma excelente forma de estudar. O comando Soldar solda dois ou mais objetos criando um objeto único, formado pelo contorno dos objetos. Para aplicar este comando, proceda da seguinte forma:
As opções da seção Deixar original da cortina Soldar servem para criar cópias dos objetos, quando da execução do comando. Por padrão, o comando Soldar não ativa nenhuma das caixas de verificação, porém se você ativar a caixa de verificação Objeto destino, o comando realizará a solda e criará uma cópia do objeto de destino, que no caso do exemplo anterior seria o círculo. Se você ativar a caixa de verificação Outro objeto (s), o comando realizará a solda e criará uma cópia dos outros objetos, que no caso do exemplo anterior seriam os dois retângulos. Você poderá também ativar as duas caixas de verificação, o que realizará a solda e criará uma cópia de todos os objetos. A cópia será criada através do objeto soldado e, para ver suas cópias, você precisará mover o objeto soldado da Frente. O comando Aparar cria um recorte de um objeto sobre o outro. Para ver como isto ocorre, proceda da seguinte forma:
Por padrão a caixa de verificação Outro objeto (s) da cortina Aparar aparece ativada, o que no nosso caso criaria uma cópia do triângulo; porém achamos conveniente que você desative-a para entender melhor o comando. Você deve Ter notado que a cortina dos comandos Soldar e Aparar é a mesma, pois é uma cortina que agrupa estes comandos por causa de sua similaridade. Outro comando que está nessa cortina é Interseção, que cria um objeto correspondente à área de sobreposição dos objetos. Para criar uma interseção, proceda da seguinte forma:
Por padrão, as caixas de verificação Outro Objeto (s) e Objeto destino da cortina Interseção vêm ativadas, o que no nosso caso criaria uma cópia dos dois círculos; porém achamos conveniente que você desative-as para melhor entender o comando. Na criação de desenhos, principalmente logomarcas, um comando muito utilizado é o comando que faz com que o texto siga o contorno de objetos. Este comando chama-se Ajustar Texto ao Caminho. Para utilizá-lo, proceda da seguinte forma:
Experimente várias opções para treinar o contorno de texto em objetos fechados. Você poderá também utilizar caminhos abertos para fluir o texto, para isso proceda da seguinte forma:
Observe que a cortina Ajustar Texto ao Caminho fica um pouco diferente. No lugar do botão do quadrame vem uma lista suspensa que determina a localização horizontal do texto em relação ao caminho aberto. Nas duas opções mostradas você poderá fazer as alterações com a barra de propriedades, inclusive alterar o deslocamento horizontal e a distância do texto ao caminho. Nas duas opções você pode mudar os atributos do caminho e do texto individualmente ou excluir o caminho se quiser, bastando selecionar apenas o objeto desejado e não o conjunto. Observe a barra de status para visualizar exatamente o que você está selecionando. Para organizar os objetos de desenho de maneira eficaz, muitas vezes você precisará visualizar a tela de modo diferente. Você pode, além de utilizar o zoom, alterar a forma de exibição na qual o CorelDRAW 7 apresenta os objetos.Existem cinco formas de exibição de tela no CorelDRAW 7, são elas:
Todas as formas são acessadas na lista suspensa Qualidade de Exibição da barra de ferramentas Padrão. Experimente utilizar as várias formas com o arquivo Relógio.CDR, que vem no disquete eu acompanha a apostila, para que você possa ver suas diferenças. No próximo capítulo falaremos dos efeitos especiais do CorelDRAW 7, para que você aprimore mais ainda suas habilidades com o produto.
![]() Neste capítulo você aprenderá a criar certos efeitos para chegar de maneira rápida a um resultado eficiente. Para utilizar os efeitos a fim de alcançar um determinado resultado é preciso prática e bom senso. Aqui mostraremos apenas os comandos básicos dos efeitos.
![]() O comando Adicionar Perspectiva permite criar a ilusão de distância e profundidade aos objetos no CorelDRAW 7. Para executar o comando, proceda da seguinte forma:
Você verá que aparece uma grade pontilhada obre o objeto com quatro nós em suas extremidades. Você deverá ver um X aparecer próximo ao objeto, como na figura a seguir. Este X é o ponto de fuga da perspectiva. Você poderá mover o ponto de fuga com o mouse para mudar a sensação da perspectiva. Se você mexer nos nós da grade de perspectiva sem pressionar a tecla CTRL, poderá movimentá-los para ambos os lados, vertical e horizontal, criando assim uma perspectiva com dois pontos de fuga, como na figura a seguir: Note que a placa parece estar de pé na página e que aparecem os dois pontos de fuga. Você terá de utilizar o zoom para visualizar a figura como mostrada anteriormente com os dois pontos de fuga.
![]() O comando Envelope é um poderoso efeito que permite alterar a forma de objetos ou grupos de objetos. Para aplicar este efeito, utilize um texto simples para entender os diferentes tipos de envelope. Para isso, proceda da seguinte forma:
Para aplicar o efeito utilizando outro botão, basta seguir os mesmos procedimentos anteriores, porém no item 3 dê um clique em outro botão. Veja a seguir os exemplos utilizando os botões Arco único e Arco duplo. O botão Sem restrições inicialmente executa o mesmo efeito do botão Arco duplo, porém você pode notar que aparecem os pontos de controle dos nós, possibilitando assim uma manipulação completa do envelope, sem nenhuma restrição. Observe na figura a seguir como os pontos de controle podem ser manipulados, criando um envelope bem diferente. É importante salientar que os ajustes do envelope podem ser aplicados a qualquer nó da moldura, não somente ao nó superior. Para ver como o efeito Envelope age em um conjunto de objetos, proceda da seguinte forma:
Você pode pressionar a tecla CTRL em vez de a tecla SHIFT, porém o movimento do nó oposto será na mesma amplitude e no mesmo sentido do nó movimentado. Você poderá utilizar o efeito Envelope para alterar o formato da moldura de texto de parágrafo. Para isso, proceda da seguinte forma:
Experimente aplicar o efeito Envelope de várias maneiras diferentes para treinar.
![]() Mistura é um efeito especial que mescla dois objetos quaisquer criados no CorelDRAW. Nesta mesclagem, o efeito cria vários objetos intermediários os quais ficam ligados dinamicamente com os objetos iniciais.Para conhecer melhor o efeito Mistura, proceda da seguinte forma:
Você poderá observar que o círculo misturou-se com o quadrado criando 15 objetos intermediários, e a cor dos objetos foi sendo modificada do amarelo do círculo ao azul do quadrado em uma passagem direta. Você pode mudar a forma como as cores dos objetos intermediários são alteradas. Para isso, proceda da seguinte forma:
Se você der um clique no botão de cores que aponta no sentido anti-horário, observará um outro conjunto de cores para os objetos intermediários. Você poderá alterar a cor dos objetos iniciais se desejar. Para isso, proceda da seguinte forma:
Observe como a cor de todos os objetos intermediários é alterada. Isto ocorre porque existe uma ligação dinâmica entre os objetos, e qualquer alteração nos objetos inicial e final serão refletidas nos objetos intermediários. Voltando à primeira guia, você poderá alterar o ângulo de rotação dos objetos intermediários criando efeitos diversos. Proceda da seguinte forma para ver um resultado interessante:
Experimente outras configurações das opções vistas até aqui e pratique um pouco. O CorelDRAW 7 traz uma nova opção à cortina Misturar, a guia Aceleração. Para utilizá-la proceda da seguinte forma:
Você notará que a maior parte dos objetos intermediários da mistura fica com a cor azul. Se você arrastar a barra deslizante para a esquerda, a maioria dos objetos intermediários ficarão com a cor amarela. Esta primeira barra deslizante trabalha com a aceleração das cores dentro da mistura. Você consegue alterar também a maneira pela qual os objetos intermediários serão distribuídos ao longo da mistura. Para isso, utilize a barra deslizante Acelerar objetos. Veja um exemplo desta utilização na figura a seguir, não se esqueça de dar um clique no botão Aplicar sempre que modificar suas opções. Na mistura, os objetos estão ligados dinamicamente, o que em alguns casos pode se indesejável. Sendo assim, o CorelDRAW 7 traz o comando Separar, para que você possa separar os objetos intermediários dos objetos final e inicial. Proceda da seguinte forma para criar um efeito interessante.
Note que você não consegue ler direito a palavra Write Memory. Você notará que a aplicação da cor verde não afetou a mistura, pois ela foi separada, ou seja, quebrou-se a dinâmica entre os objetos. Neste ponto você tem os dois objetos, inicial e final, e os objetos intermediários que estão agrupados, todos independentes entre si. Você poderá fazer com que a mistura flua sobre um caminho determinado. Para isso, proceda da seguinte forma:
O efeito Mistura pode ser usado de diversas maneiras. Vários artistas usam o comando para criar a ilusão de volume, brilho e profundidade, dando a sensação de imagens mais reais. É necessária muita prática com o comando Misturar para dominá-lo perfeitamente. Você pode abrir alguns clips arts do CorelDRAW 7 e verificar como são criados os efeitos de volume e brilho. Você notará que em muitos casos eles usam o comando Misturar, principalmente em objetos sem contorno.
![]() O efeito Extrusão cria superfícies extras nos objetos para dar a ilusão de uma terceira dimensão. Para criar um objeto extrudado, proceda da seguinte forma:
Aparecerá uma moldura pontilhada na "viga", que indica onde serão criadas as superfícies extras um ponto de fuga, representado por um X, no centro da página. Sua figura deverá se parecer com a figura mostrada a seguir:
Isso fará com que sejam criadas superfícies extras onde indicava a moldura pontilhada. Essas superfícies extras possuem o mesmo preenchimento do objeto de origem, no nosso caso a cor vermelha. Com a extrusão ainda selecionada, você pode alterar a profundidade das superfícies extras que foram criadas, para isso proceda da seguinte forma: Você poderá também escolher que tipo de extrusão serão aplicado ao objeto selecionado, escolhendo entre os seis tipos diferentes da lista suspensa, como explicado a seguir:
Experimente os diversos tipos para analisar seus aspectos. Você pode alterar a cor de preenchimentos das superfícies extras sem alterar a do objeto de origem. Para isso, proceda da seguinte forma:
Você deve Ter notado que a primeira opção coloca uma cor sólida de preenchimento nos objetos extrudados, a Segunda opção coloca uma cor degrade no preenchimento dos objetos extrudados e a cor do objeto de origem permanece a mesma. A Segunda guia, a guia Giro 3D da cortina Extrusão é usada para rotacionar livremente o objeto. Para trabalhar com este giro 3D, proceda da seguinte forma:
Note que o objeto foi rotacionado em um eixo tridimensional e ficou maior do que a página. Se você quiser, volte à guia Ponto de fuga e altere a profundidade para um valor menor. Experimente rotacionar o objeto de diferentes formas para treinar, pois a rotação ocorre em vários eixos já que teoricamente o objeto está em três dimensões. Para voltar a rotação 3D para o original, dê um clique no X que está do lado esquerdo do círculo do logo do Corel, e depois dê um clique no botão Aplicar. Do lado direito do círculo do logo da Corel existe um botão com um desenho parecido com uma folha, dê um clique neste botão e você verá que a guia Giro 3D se altera, mostrando três caixas de valores. Nelas você poderá inserir os valores exatos de rotação nos três ixos: vertical, horizontal e no sentido horário e anti-horário. A terceira guia da cortina Extrusão é a guia Iluminação, em que você poderá definir de uma até três fontes de luz, para isso proceda da seguinte forma:
Você pode, se quiser, colocar uma, duas, ou três fontes de luz para iluminar objeto. Coloque as fontes de luz que desejar, e nas posições que desejar e depois dê um clique no botão Aplicar. Você notará que o objeto mudou de cor, na verdade a cor é a mesma que você escolheu, porém dependendo da quantidade de fontes de luz local dessas fontes e intensidade dessas fontes de luz, seu objeto poderá apresentar um aspecto de cor completamente diferente do original Assim como acontece com o comando Mistura, você pode separar as partes que formam a extrusão. Para isso, proceda da seguinte forma:
Os objetos que formam as superfícies extras estão agrupados, para alterá-los individualmente você deve antes desagrupá-los. A última guia da cortina Extrusão é a guia Biséis que é uma opção nova do CorelDRAW 7. Esta guia é responsável pela criação de "chanfros" nos objetos. Para utilizá-la, proceda da seguinte forma:
Note que o comando de extrusão mantém as últimas escolhas que você fez, portanto em alguns casos você terá de redefinir todas as opções. O efeito extrusão muito complexo e requer muita prática para dominá-lo por completo. Novamente convidamos você a treinar com vários objetos, inclusive texto artístico, as diversas características deste efeito. O efeito extrusão não pode ser aplicado a objetos agrupados.
![]() O efeito Lente permite simular os efeitos criados por determinados tipos de lentes, em que, como nas lentes reais, alteram a aparência dos objetos que estão atrás dela. Para criar o efeito lente, proceda da seguinte forma:
O efeito foi aplicado ao círculo, porém como o círculo está sobre uma parte do relógio, você a verá ampliada na quantidade especificada na caixa Quant. Outra lente muito usada é a lente Aramado. Experimente escolhê-la na lista supensa e depois dar um clique no botão Aplicar. Sua tela deverá ficar como mostra a figura a seguir: A lente Transparência também é muito utilizada, pois permite que você veja através de um objeto que possui preenchimento. Para analisá-la utilizando os objetos anteriores, proceda da seguinte forma:
Cada lente traz a sua peculiaridade e possui características diferentes, o que torna o efeito Lente muito mais poderoso. Utilize-o com cautela, pois o arquivo ocupa mais espaço de memória com o uso das lentes.
![]() O efeito PowerClip permite que você coloque um objeto dentro de outro objeto. Para ver como isso funciona você usará o arquivo Boliche.CDR, que vem no disquete que acompanha a apostila. Este arquivo contém dois objetos. Um dos objetos denominaremos de "pião de boliche" e o outro de "fita numérica" . A idéia é colocar a fita numérica (que são dois objetos agrupados) dentro do pião de boliche. Para isso, proceda da seguinte forma:
Observe que as arestas da fita numérica foram perfeitamente ajustadas no perímetro do pião de boliche e que os objetos estão centralizados. Muitas vezes esta centralização automática do efeito PowerClip não é desejável. Por exemplo, se no procedimento anterior você quisesse colocar a fita numérica mais para baixo no pião de boliche, não conseguiria. Esta centralização automática está ativada por padrão, porém podemos desativá-la na caixa de diálogo Opções na guia Avançadas, acessada pelo menu Ferramentas e, depois, Opções. O comando chama-se Conteúdo de centralização automática do novo PowerClip, como mostra a figura a seguir: Para aplicar o efeito PowerClip com a centralização desligada, você deverá antes posicionar o objeto conteúdo exatamente onde você quer, sobre o objeto recipiente, e só então aplicar o efeito. O CorelDRAW 7 vem com três ferramentas interativas: a ferramenta Preenchimento Interativo, a ferramenta Transparência Interativa e a ferramenta Mistura Interativa.Para usar a ferramenta Preenchimento Interativo, proceda da seguinte forma:
Por padrão, aparece um preenchimento degrade que vai de preto para branco, uma linha pontilhada com uma seta e, nas suas extremidades, dois quadrados. Você pode dar um clique e arrastar esses quadrados para alterar a posição e ângulo do degrade. Observe que na barra de propriedades você pode escolher entre diversos tipos de preenchimentos e cores. Você pode também mudar as cores do degrade padrão, basta dar um clique e manter pressionado o botão do mouse na cor desejada, na paleta de cores, enquanto arrasta a cor para dentro do quadrado desejado na seta interativa que aparece sobre o objeto. Experimente várias alterações para treinar. Para usar a ferramenta Transparência Interativa, proceda da seguinte maneira:
A grande diferença deste comando para o anterior é que ele cria uma transparência, ou seja, se você colocar algum objeto atrás deste retângulo, será capaz de vê-lo por trás do degrade. Você poderá utilizar várias opções de ajustes da transparência na barra de propriedades, poderá também mudar a cor do retângulo que a característica de transparência continua existindo. Experimente outras formas e figuras para treinar, este comando é muito utilizado. Para usar a ferramenta Mistura Interativa, proceda da seguinte forma:
Você poderá utilizar as opções da barra de propriedades para alterar sua mistura. Poderá também arrastar uma cor da paleta de cores até os objetos inicial e final para alterar a cor deles e consequentemente da mistura. Experimente várias opções até adquirir prática.
![]() O comando de impressão do CorelDRAW 7 é repleto de opções, em que você poderá determinar como desejar que seu trabalho seja impresso. Veja a seguir uma breve explicação das opções da caixa de diálogo Imprimir, a qual você só conseguirá abrir se tiver alguma coisa desenhada na página.Abra o arquivo Relógio Pronto.CDR que vem no disquete que acompanha a apostila e dê um clique no menu Arquivo e depois no comando Imprimir, ou pressione a tecla de atalho CTRL + P. Na seção Impressora você configura como será impresso seu arquivo. Na lista suspensa Nome você escolhe qual impressora utilizará para imprimir seu arquivo; o drive de impressão desta impressora deverá estar instalado em seu sistema, ou seja, mesmo que você não possua a impressora, o software correspondente a ela deve estar instalado. As opções Status, Tipo, Onde e Comentário fornecem informações sobre a impressora que você escolheu na lista suspensa Nome. O botão Propriedades abre a caixa de diálogo Propriedades da impressora selecionada, na qual você definirá as opções referentes à impressora escolhida. Esta caixa de diálogo varia de impressora para impressora, pois corresponde ao drive de impressão instalado em seu sistema. Dúvidas sobre esta caixa de diálogo deverão ser solucionadas com o manual da impressora. A caixa de verificação Imprimir para arquivo, quando ativada, fará com que o CorelDRAW 7 grave um arquivo de impressão com a extensão. PRN em seu disco. Essa opção serve para que você leve o arquivo para imprimir em algum lugar que tenha a impressora selecionada, normalmente usado para levar o arquivo para impressão em um bureau de serviço.Quando você ativa a caixa de verificação Imprimir para arquivo, passa a Ter a possibilidade de usar a caixa de verificação Para Macintosh que cria um arquivo de impressão para ser impresso em computadores e impressoras que trabalhem com o sistema Macintosh. A seção Faixa de impressão permite que você escolha se deseja imprimir todo o arquivo selecionando o botão de opção Seleção, ou se deseja imprimir a página atual ou outra página qualquer, quando o arquivo possuir várias páginas. Defina o número de cópias na seção Cópias na caixa Número de cópias e, se estiver usando várias páginas poderá optar por uma impressão intercalada. O CorelDRAW 7 permite que você salve um estilo de impressão, que será abordado mais adiante neste capítulo, e você poderá escolher este estilo de impressão já salvo na caixa de listagem Estilo de Impressão.O botão Visualizar permite que você veja uma prévia de como ficará seu arquivo impresso na impressora selecionada. Note que se a impressora escolhida não for colorida, sua imagem nesta prévia aparecerá em preto-e-branco, exatamente como será impresso. Na barra de Pré-Impressão que aparece você pode definir várias opções como mostrado a seguir:
Quando você pressiona o botão Opções na tela de visualização de impressão, a caixa de diálogo Opções de impressão, mostrada a seguir, é exibida. Na guia Layout, você poderá definir diversas formas de posicionamento e tamanho da imagem a ser impressa. Na guia Separações, você poderá definir como será feita a separação de cores nos diversos filmes necessários. Este é um recurso avançado que não faz parte do escopo da apostila esmiuçá-lo. Na guia Opções, você pode definir muitas outras opções de impressão, dentre elas a quantidade de etapas do degrade, opções de provas de impressão etc. Após as definições necessárias terem sido alcançadas, você pode fechar a caixa de diálogo Opções e dar um clique no botão Imprimir na janela de visualização de impressão. Seu arquivo será impresso como definido. Para lhe mostrar o uso clássico de algumas opções de impressão, proceda da seguinte forma:
Este é um cartão de visitas criado com uma página de tamanho personalizado de 9 cm x 4,5 cm. A imagem central é do clip art do O texto do nome e função foi feito com a fonte Bernhard Fashion BT, transformada em curva para que você não tivesse problema em abrir o arquivo, caso esta fonte não estivese instalada no seu sistema. No texto do endereço, telefone, cep etc., foi utilizada uma fonte Arial. O nome Cartão de Visita aparece agora na lista suspensa Posicionamento da caixa de diálogo Opções de Impressão.
Este arquivo poderá mais de cinco minutos para ser impresso, dependendo de qual sistema e qual impressora você está utilizando. Lembre-se de que o CorelDRAW 7 deve calcular exatamente o posicionamento dos cartões e que imprimirá 12 cartões em uma única página e não 1.Para salvar as configurações utilizadas como um estilo de impressão, para que possa se usado novamente, proceda da seguinte forma:
Agora quando você criar outro cartão de visita, poderá selecionar o estilo Cartão de Visita 9 x 4,5 da lista suspensa Estilo de impressão da caixa de diálogo Imprimir, e todas as configurações para a impressão dos 12 cartões serão ajustadas automaticamente. Esperamos que você tenha gostado deste estilo de apostila. A nossa intenção não era abranger todo o conteúdo do programa CorelDRAW 7, que é verdadeiramente extenso, mas sim dar uma base para você ir em frente sozinho.
|