USO MEDICINAL

O manjericão é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Na sua família existem muitos tipos: o alfavacão, o manjericão de folha larga, o de folha miúda, também chamado de basilicão e o de folhas roxas. Todos eles têm os mesmos princípios ativos .A diferença está no sabor mais ou menos ativo.

O Manjericão favorece aos que têm digestão difícil, gazes, ásia, dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético. Ë bom para tosses, vômitos, mau hálito. Ajuda, junto com a Malva e a sálvia nas infecções de boca.

Também é ótimo para cistite.

O manjericão age como pacificador e integrador na família..

Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.

É ótima para os desorganizados e indisciplinados.

Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.

USO CULINÁRIO

- O manjericão, por ser um poderoso energizante, deve entrar em toda a alimentação de uma casa. Experimente trocar o alho, que deflagra agressividade, pelo manjericão que traz suavidade.

- Tempura de Manjericão:

Escolha galhinhos tenros de manjericão, com flores. Lave-os e seque-os delicadamente.

Faça uma massa de crepe com 2 ovos, 1 xícara de farinha, 1 xícara de leite e 1 pitada de sal, todos esses ingredientes batidos no liquidificador.

Molhe delicadamente os galhinhos de manjericão nessa massa, e frite em óleo bem quente.

Sirva na hora.

- Quem não conhece o macarrão ao Pesto? Aí vai a receita:

Limpe 100 g de alho e frite-o cortado em fatias finas com azeite. Deixe esfriar.

Acrescente duas xícaras de manjericão limpo e bem picadinho, nozes picadas e sal à gosto.

Coloque mais azeite se gostar e ponha sobre o macarrão. Sirva com bastante queijo ralado.

- O manjericão tem alto valor energético: contém cálcio, vitamina A e B2. Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos.

- Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: bata o manjericão no liquidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel.

- por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.

OUTROS USOS

- O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.

- O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.

- Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas.

- As compressas de manjericão ( uma pasta pilada com as folhas ) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.

- os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.