Remodele seu PC
Você quer um PC que seja tão legal por fora quanto é por dentro?
vou mostrá-lo como mudar radicalmente a aparência de seu micro

Por que personalizar seu micro? A resposta é obvia - esse bloco bege não é nem um pouco agradável de se ver, assim, qualquer chance de torná-lo mais radical - ou pelo menos, fazê-lo combinar melhor com o local onde ele fica - pode ser uma boa se você se importa com a aparência. Isso pode até fazer a diferença na hora de escolher o local onde deve ficar seu micro - como deixá-lo na sala em vez de deixá-lo escondido em algum canto.
Como você pode deixar seu micro mais bonito então? A maneira mais óbvia é com um pouco de tinta - mostraremos como nas próximas páginas com a ajuda de nossos técnicos (e pintores). Mas se estiver interessado em uma mudança mais radical, nós também mostraremos como encontrar novos gabinetes mais arrojados e modernos - que tal luzes em néon ou janelas que revelem o interior de seu micro? Se tudo isso parecer muito caro, então, mostraremos que você mesmo pode fazer o trabalho. Nós devemos ressaltar que, obviamente, o que fizer com seu micro é totalmente por sua conta e risco - se estiver em dúvida, ou não souber o que está fazendo, recomendamos que não faça, ou simplesmente poupe o trabalho e compre um gabinete pronto.
Existem, também, razões práticas para personalizar seu micro. Talvez sua esposa goste de sua nova cor, mas não suporta o barulho que faz - se esse for o seu caso, então, leia a próxima página onde nós revelaremos onde revelamos como adquirir componentes mais silenciosos para as principais partes de seu PC.
E finalmente, mostraremos como fazer o Windows parecer tão novo quanto seu novo micro com a ajuda de alguns softwares, incluídos nos CDs desta edição.

Um PC silencioso
Você possui um PC rápido? Provavelmente, também é barulhento, então, veja como silenciá-lo.

Cada vez mais um PC está se tornando um utensílio doméstico - afinal, ele pode reproduzir DVDs, CDs e jogos - assim sendo, sua estética é importante, o bloco bege se tornou um incomodo para a estética de uma casa. Você pode ter arranjado um bom local para que se micro se destaque ou se esconda em sua sala, mas assistir um filme em DVD pode se tornar uma tarefa difícil se você não puder ouvir os diálogos do filme porquê o seu micro faz mais barulho que uma turbina de avião!

Supressão de ruídos
Enquanto existem alguns novos componentes de PC desenvolvidos para reduzir a poluição sonora, a maioria de nós possui máquinas montadas com kits que parecem uma locomotiva quando estão em velocidade máxima. Enquanto a maioria se ocupa em fazer seus micros funcionarem na maior velocidade possível, uma única companhia em particular se dedica ao visual de seus produtos voltada contra a cacofonia gerada pelos PC padrões, a QuietPC.com.
Tentamos o kit completo para supressão acústica da QuietPC, que é encontrado no site (www.quietpc.com) por cerca de R$ 350,00 dependendo do valor do dólar e taxas para o envio. O First up é um dispositivo desenvolvido para suavizar o ruído de seu HD. O SilentDrive é uma espécie de capa plástica de cobertura para um drive padrão que é utilizada para isolar o som. O excesso de temperatura é transmitido por placas de alumínio para o chassi do PC.
Nós o ajustamos em um antigo HD Maxtor de 10 GB que tende a fazer um bom barulho. Ajustar não é difícil, e com as mesmas ferramentas que utilizou para abrir seu micro, poderá fazer o trabalho em cerca de quinze minutos. Mesmo com o processador e os coolers rodando, a diferença no som ambiente do PC é significante e faz valer a pena a operação.
A QuietPC também fornece o que ela mesma descreve como o cooler de CPU mais silencioso do mundo. Processadores modernos geram uma grande quantidade de calor quando estão ligados, e precisam ser resfriados eficientemente para funcionarem - o Athlon e o Duron da AMD, em particular, podem queimar em segundos se forem utilizados sem o resfriamento adequado. A QuietPC fornece o cooler Molex Radial Fin, que foi desenvolvido tão eficientemente que roda a uma velocidade muito inferior - e gera menos barulho. Uma vez ajustado, a queda na intensidade dos ruídos é incrível - de modo que tivemos que verificar se o PC ainda estava ligado!
E finalmente, o suprimento de força em seu gabinete também esquenta, e vem com seu próprio cooler interno. Mais uma vez, esses não são desenvolvidos para não provocarem poluição sonora - mas o Ultra Quiet Q PSU da QuietPC foi. Esse suplemento de força padrão ATX vem com variações de 250 ou 300 Watts, fornecendo energia mais do que suficiente para a maioria dos sistemas, e sua aprovação para utilização em sistemas Athlon, cedida pela AMD. Mais um vez, a diferença sonora foi incrível. Com todos os três componentes combinados, quase não podíamos ouvir o PC, a não ser que colocássemos os ouvidos colados no gabinete, literalmente.

Disco rígido
Novos mecanismos de HD estão sendo desenvolvidos com a intenção de reduzir os níveis de poluição sonora. Os novos drives da Quantum vêm preparados para a tecnologia Quiet-Drive, que utiliza um fluido viscoso ao invés dos métodos tradicionais. Sendo que todas as produtoras de drives estão com dificuldades em levar tanto a velocidade quanto o tamanho de armazenamento muito além das tecnologias atuais, podemos esperar que o nível da poluição sonora diminua bastante.

Gabinetes em questão
O design do gabinete de seu PC pode afetar o quantidade de ruídos que ele gera. Escolher um gabinete cuidadosamente pode ajudar a eliminar isso. Gabinetes de plástico bem feitos serão menos barulhentos, desde que o material não amplifique o som tanto quanto o metal. Por outro lado, um gabinete de plástico mal construído pode produzir um zumbido alarmante quando ressoar na freqüência certa - então pergunte sobre a poluição sonora e olhe dentro do gabinete antes de comprar.

Qual é o melhor Chip?
O calor dos Athlons e Durons precisa ser eficientemente dispersado para que os chips possam funcionar, sem mencionar uma melhor eficiência. Isso significa que eles necessitam de bons ventiladores que rodem a uma boa velocidade - o que significa que eles gerarão bastante barulho. Utilizar um sistema eficiente de sistema de resfriamento ou até alternativas como sistema de resfriamento por água reduzem a poluição sonora, mas a verdadeira solução seria um chip resfriador.
Enquanto os processadores Athlon e Duron da AMD, atualmente, são o topo do mercado em termos de preço e performance, seu sistema de resfriamento padrão gera muito barulho. Substituí-los por coolers eficientemente silenciosos como aqueles disponíveis pela QuietPC.com fazem a diferença, pois um cooler padrão faz tanto barulho como um ar condicionado soviético dos anos 70.
As atuais CPUs Pentium III e 4 da Intel não são tão quentes (e barulhentas) quanto os dispositivos AMD, mas eles não são especificamente silenciosos quando utilizados em um sistema padrão com cooler padrão. Novamente, as propriedades de ruídos podem ser diminuídas até certo ponto, mas esses chips também esquentam o suficiente para necessitarem de resfriamento extensivo.
Os dispositivos portáteis da Intel - desenvolvidos para serem utilizados em laptops - rodam mais silenciosamente, e o notebook comum construído com base em um Pentium III ou Celeron irá, geralmente, ser menos ofensivo aos ouvidos.
Os chips Crusoe da Transmeta utilizam muito menos força do que a arquitetura x86, e gera menos calor em conseqüência. Pouco foi feito com esses chips que ainda carregam alguns sistemas experimentais, porém vale ficar de olho nesses futuros designs de baixa produção de calor.
Quando a Cyrix decidiu deixar o ramo de CPUs, não parecia uma grande perda para a industria. Os chips da Cyrix sempre foram bem inferiores se comparados com seus concorrentes da Intel e da AMD, e normalmente acabava em sistemas de baixa capacidade e custo. Mesmo que alguns designs da Cyrix fossem bonitos no papel, a performance era seriamente reduzida, especialmente nas áreas de multimídia e jogos. Os processadores da Cyrix foram recentemente ressuscitados pela VIA tecnologias - a companhia responsável pela produção de placas mãe para uma grande proporção de sistemas disponíveis hoje, principalmente aqueles baseados em processadores AMD. É interessante, então, notar que os atuais lançamentos da companhia são conhecidos como seus chips C3, uma série de componentes Socket-370 desenvolvidos à partir de 733 MHz e oferecendo 128k de L-1 e 64k de L-2 de cache, respectivamente. O C3 também possui um FSB de 133 MHz e suporte para instruções de extensão tanto para MMX quanto 3Dnow.
Como sempre, no caso dos processadores Cyrix, estaremos de olho na performance quanto colocarmos as mãos em um. As avaliações de performance disponíveis na Internet indicam que ele ainda está abaixo dos concorrentes, pois os resultados obtidos até agora, dizem que o C3 800 MHz é muito mais lento que seus chips equivalentes da Duron e da Celeron - esses testes podem não ser tão confiáveis, pois foram feitos em placas da Intel. E também gostaríamos de ver alguns dissipadores de calor.

Amordace seu PC
Você não precisa gastar dinheiro para deixar seu PC mais silencioso...

Diminuir o barulho de seu micro não é só uma questão de desembolsar dinheiro para comprar novos componentes de supressão de ruídos - existem alguns procedimentos que você pode tomar para fazer qualquer micro menos barulhento, sem gastar nenhum dinheiro.
Primeiro, abra seu gabinete. Ignore o barulho do HD e dos ventiladores por um minuto, os barulhos mais irritantes vem dos hardwares não eletrônicos de dentro de seu micro - isso é, as partes físicas que constituem seu micro. Confirme se todas as sua placas estão devidamente encaixadas. Depois verifique o cabeamento, se você montou seu próprio PC, então, as chances são grandes de que os cabos internos de seu micro estejam bagunçados. Verifique que nenhum cabo não está esbarrando em ventiladores ou drives, pois esses podem captar o som ambiente e transmiti-lo amplificado pelo gabinete.
Depois, confirme se todos os drives estão firmemente encaixados no lugar e que qualquer parte removível esteja firme. Aperte qualquer parte visivelmente exposta para evitar ressonâncias e, então, remonte seu gabinete, mais uma vez confirmando se está tudo bem firme, agora também as partes externas. E finalmente, coloque sua máquina sobre um tapete de feltro ou qualquer outro tecido absorvente de sons para o toque final.

Escolha um novo gabinete
Escolher o gabinete de seu PC nunca foi tão difícil. Aqui estão uma ou duas coisas para levar em consideração na hora de comprar o seu...

Vamos encarar os fatos - não importa quão avançado seja o interior de seu PC, o exterior de seu PC comum é tão monótono quanto assistir ao horário político. Se a sua máquina for um servidor e passa todo o tempo em um cômodo separado ou debaixo de uma mesa, então, a aparência não é tão importante - mas se o seu PC fica no canto de seu quarto, então uma caixa bege ou cinza não combina com nenhuma decoração.

Por pura questão de impressão e aparência, a melhor maneira de personalizar seu micro e fazê-lo individual é com um novo gabinete. Mas antes de pegar a carteira e pensar em dar ao seu micro uma nova estética, aqui vão alguns casos práticos a serem levados em consideração.

Formato do gabinete
As placas mãe e os gabinetes de PCs não são a mesma coisa - existem padrões diferentes disponíveis, conhecidos como fatores de formas. Todas as placas mãe e gabinetes modernos são do fator de forma ATX. Você pode dizer que uma placa-mãe ATX pelo jeito das entradas externas - serial paralela, USB e assim vai - estão diretamente ligadas a placa. Os antigos sistemas AT utilizam suportes separados que conectam com a placa-mãe utilizando "flyleads". Para obter o melhor para o futuro, escolha uma ATX.

Espaço interno
Os gabinetes também existem em diferentes tamanhos. Gabinetes menores possuem menos compartimentos para drives, obviamente. Considere quanto espaço você tem agora, e quanto espaço vai precisar no futuro. Gabinetes Midi vem com dois compartimentos de 3,5 polegadas e três de 5.25 polegadas. Os compartimentos de 3.5 são normalmente utilizados por drives de disquetes e discos rígidos, enquanto um drive de CD ou DVD-ROM e um CD-RW preencherão os outros dois. Com mais equipamento requerendo mais compartimentos de drives (como a placa SoundBlaster Live Platinum da Creative com o seu compartimento Livedrive), então, você poderia, rapidamente, esgotar os compartimentos. É melhor pensar no futuro então, melhor do que ficar sem opções de espaço mais tarde. Para mais espaço, escolha uma torre grande e completa.

Acesse todas as áreas
Se você é o tipo de pessoa que regularmente abre e fecha o gabinete para mudar dispositivos e mudar tudo, imagine um gabinete desenvolvido para facilitar esse processo. Gabinetes padrão requerem que os parafusos sejam removidos e toda a "casca" seja retirada. As novas e especialmente desenvolvidas, possuem painéis laterais que podem ser retirados para acessar o interior do PC sem precisar movê-lo.

O visual do Apple
Desde que a Apple lançou o iMac, o "navio de guerra cinza" era um gabinete desnecessariamente monótono. O design dos gabinetes modernos trabalharam com o fato que um PC não precisa ter um visual triste, e os gabinetes foram lançados em todos os estilos e cores. Se você gostaria de imitar o estilo inovador da Apple, agora existem gabinetes disponíveis em cores transparentes - alguns até vêm com bandas removíveis para se mudar as cores do gabinete facilmente. Existem gabinetes negros para combinar com sua TV e sua estante da sala, e gabinetes arredondados para um visual mais feminino e gabinetes cromados e de alumínio para um visual ultra moderno.

A hora de construir novamente
Finalmente, pense no material que seu gabinete deveria ser feito. A maioria dos gabinetes de PC são feitos de metal de uma forma ou de outra, mas os designs plásticos estão começando a aparecer, como aqueles transparentes no estilo iMac. Ambos funcionam equivalentemente bem no geral, e é tudo uma questão de gosto pessoal. Se possível, peça para ver o interior e verifique como ficará tudo devidamente encaixado.

Personalize seu próprio gabinete
Não encontrou nada no mercado que realmente o agradou?
Porque não fazer você mesmo?

Se não quer gastar dinheiro com um novo gabinete, então você devia pegar a rota da personalização. Se estiver satisfeito com a performance, design geral e capacidades de expansão de seu gabinete atual, há grandes chances de que o visual de seu gabinete ainda deixe muito a desejar. Acreditamos então, que você deve ter procurado entre todos os gabinetes disponíveis e não encontrou nenhuma que realmente lhe agradou, então, porque não personalizar?
Para um design verdadeiramente pessoal, você pode utilizar sua própria criatividade para criar seu gabinete e descobrir seus dons artísticos. Arme-se com as ferramentas certas e você pode acabar com um PC com um visual mais radical do que qualquer um encontrado nas lojas. Comece com uma nova pintura com a cor que desejar, e então adicione alguns efeitos como sombra, etc. - você poderia até cortar partes do gabinete se assim o desejar! Nas próximas páginas nós temos o verdadeiro guia para personalizar o gabinete de seu PC com um pouco de tinta - assim que tiver feito isso, então, pode começar a considerar maiores implementações...

Gabinete distinto
Com uma mão de tinta personalizada e alguma atitude, a última coisa que quer é um gabinete sem graça. Assim como uma grande gama de gabinetes personalizados, a Scotgold (www.scotgold.com) fará gabinetes com designs a partir de suas próprias especificações. A encomenda mínima é de dez gabinetes, mas para isso você teria também que importá-las.
Você pode desenvolver seu próprio trabalho artístico em qualquer pacote gráfico - a Scotgold aceitará envios em formato BMP ou vetores (CorelDraw, Adobe Illustrator ou Corel Xara). Isso pode ser um pequeno detalhe, mas um gabinete personalizado será a principal cobertura para seu novo PC.

Que haja luz
Mude seu PC de uma caixa sem graça para um verdadeiro pedaço de comunicação com a adição de um kit de luz. Ao adicionar néon ou listras de luzes, seu PC pode ficar mais parecido com um computador que saiu dos sets de filmagens do filme Jornada nas Estrelas do que um computador doméstico. Elas precisam de cuidados e um pouco de conhecimento para ajustá-las, mas o efeito vale a pena - você pode até ter luzes com reações de sons ou os novos tubos de néon líquidos que parecem estar preenchidos com um líquido brilhante. Você pode escolher um kit de luz de ambos os sites www.overclockingstore.co.uk e www.pcmods.com.

Janelas e detalhes
Embeleze seu PC com uma janela pós-moderna. Agradeça à Apple mais uma vez...

Se você está com a idéia de iluminar o interior de seu micro com luzes de néon, então, obviamente, deseja expô-las - e que melhor maneira do que adicionar uma janela na lateral de seu micro? Enquanto isso pode parecer uma extravagância, os resultados podem ser incrivelmente efetivos se feitos com cuidado e atenção. Felizmente, existem kits disponíveis para ajudar. Isso consiste em cortar e abrir um buraco em seu PC, mas os kits vêm com todo o resto que pode precisar, incluindo o painel de plástico transparente, a borda de borracha e todos os ajustes. O trabalho não é difícil - verifique o endereço www.gideontech.com/reviews/pcmodwin para instruções fáceis de compreender.
Quando sua janela estiver no lugar, então, porque colocar um painel de plástico plano? O efeito mais legal é alcançado detalhando esse painel, mas ultimamente, isso vem sendo substituído por kits prontos. Eles não requerem nenhuma perícia artística, além de uma mão firme, sendo que são apenas simples adesivos que são colados no interior da janela de seu gabinete. Para uma grande seleção, tanto de kits de janelas como detalhes, verifique estes endereços: www.overclockingstore.co.uk e www.pcmods.com.

Como pintamos o PC

Você vai precisar de:
- Lixas de várias grossuras (de média à fina)
- Spray de tinta (o nosso foi azul metálico)
- Spray de tinta cinza para o fundo
- Spray removedor
- Fita adesiva
- Vaselina
- Pincel pequeno
- Faca afiada
- Escova plástica
- Lixadeira orbital
- Cera para carro
- Um adesivo
- Tecido sem algodão
- Chave de fenda

Você conhece algum proprietário de carros clássicos? Se já encontrou um, sabe que, provavelmente, seu carro é quase totalmente personalizado - é provável que ele tenha reinventado todo o interior ou o exterior do carro, com adicionar peças cromadas, etc. Na verdade, quanto mais você pensa nisso, mais semelhanças encontra entre um aficionado por carros e aficionados por PCs. Nenhum carro clássico vale seu motor ou PC vale sua performance sem uma pintura personalizada e talvez um adesivo ou dois.

Então porque você ainda não personalizou seu orgulho? Seu PC está esfumaçando por dentro - então por que não deixá-lo tão quente por fora quanto por dentro? Ou, para ser mais preciso, por que não deixá-lo legal por fora? Essa era nossa missão quando criamos Sub-Zero, nosso poderoso PC. Veja como personalizamos o nosso...

1 - Prepare sua verdadeira área de trabalho
O melhor lugar para pintar seu gabinete é em um ambiente interno, lá fora existe o perigo do vento espalhar a tinta para todo lado. Existe também uma boa chance de que alguma poeira grude na tinta fresca do gabinete, sem mencionar os efeitos do imprevisível tempo. De qualquer forma, você também precisa de espaço suficiente para se movimentar e deixar as partes secando, então, considere esses detalhes na hora de escolher o seu espaço de trabalho. Utilizamos um escritório fechado e vazio.

2 - Desmonte seu gabinete com cuidado
Se vai realizar este projeto, faça-o direito, o que significa desmontar completamente seu gabinete. Laterais, frente, topo, painéis de drives frontais, luzes e botões - todos eles precisam ser retirados. Em alguns casos, o painel superior é fixa (rebitada). Se a sua for, você precisará de algumas folhas de jornais ou plásticos e uma fita colante para cobrir algumas partes - como a parte interna do gabinete - que precisa de proteção contra a tinta.

3 - Lixando o gabinete
Para uma pintura suave como bumbum bebê que durará para sempre, você precisa lixar o gabinete até alcançar o metal, sem nenhuma marca de tinta. Se não lixar tanto, a tinta não irá aderir devidamente ao gabinete e seus esforços como pintor serão inúteis. A não ser que você seja um fisiculturista de grande porte, essa não é uma tarefa que deve ser feita a mão. Nós alugamos uma lixadeira orbital para lixar as partes grandes do gabinete. Porém, você terá que lixar a mão qualquer peça plástica, pois a lixadeira danificaria o plástico, você pode também, preferir lixar as partes pequenas a mão, caso contrário você pode acabar lixando seus dedos - e acredite, isso vai doer! Como precaução, não esqueça de usar uma máscara de proteção.

Escolha a tinta certa
Escolha uma, qualquer uma...

Nós poderíamos pegar uma pistola de tinta ou pagar um profissional para pintar nosso gabinete, mas aí nós teríamos perdido toda a glória de ter feito você mesmo. Mas se realmente vai fazê-lo por conta própria, tenha certeza que está utilizando o tipo certo de tinta - essencialmente, tinta spray para carro.
O que você realmente precisa saber sobre pintura é: não misture tintas acrílicas com tintas de esmalte ou seu gabinete ficará horrível. Tente utilizar tintas de uma mesma marca quando estiver escolhendo tintas e esmaltes. Se não estiver certo sobre a tinta e o esmalte, faça um pequeno teste em uma pequena parte como os compartimentos dos drives.

4 - Cubra os detalhes com fita adesiva
Algumas partes do gabinete - como parafusos expostos ou qualquer coisa feita de borracha ou algum material que não adere tinta - precisam ser cobertos para que não sejam pintados. Acredite em nós, se você não cobrir essas partes ficará uma bagunça. Simplesmente enfaixe essas áreas com fita adesiva. Se a sua pintura envolve múltiplas cores, então faça a primeira mão de tinta (veja o passo 5) antes de marcar qualquer parte que não deveria estar coberta com a primeira cor de tinta que planeja pintar. Verifique se não colocou a fita inadvertidamente sobre áreas que não deveria, deixando "rebarbas" sem tinta, principalmente nas bordas. Uma faca afiada irá resolver. Sim, isso dará trabalho e demorará um bocado, mas cobrir com a fita é o cuidado mais importante de todo o processo, portanto, leve o tempo que for necessário.

5 - Aplique a primeira mão de tinta
Antes de prosseguir, cuidadosamente limpe toda a poeira e sujeira de todas as superfícies que serão pintadas - utilizamos um simples tecido sem algodão molhado para isso. Você pode preferir varrer e aspirar a área do trabalho, para que a poeira que você levantou enquanto lixava não grude na tinta fresca. Aplique a primeira mão de tinta suavemente, sem trancos. É melhor passar duas mãos finas de spray no lugar de uma única camada grossa de tinta. Você deve tentar evitar que se formem qualquer gota de tinta, mas se isso ocorrer, lixe-as depois que elas estiverem secas. Deixe a primeira mão secar completamente - isso deve levar cerca de duas horas dependendo da ventilação da sala - então lixe-o à mão, primeiro com lixa média, e depois, novamente, com lixa fina, sempre usando máscara de proteção. Você lixará tudo à mão daqui em diante.

6 - Tinta spray
Depois que a tinta de fundo estiver lixada e pronta, limpe tudo novamente, mais uma vez para remover qualquer resíduo. Se você estiver pintando em múltiplas cores, agora é a hora de cobrir as áreas do gabinete que não devem ser pintadas com a primeira cor que vai aplicar. (Para detalhes em escolher a tinta certa, veja o Box "Escolha a tinta certa".) Novamente, não pinte uma camada grossa. No lugar, leve o tempo que precisar para fazer duas camadas finas de tinta. Como na tinta de fundo, aplique a tinta suavemente, com passadas que vão na mesma direção, e tenha cuidado especial para não exagerar na tinta. (Tenha paciência.)
Depois que a tinta secar (durante a noite é melhor), utilize a lixa mais fina para um lixamento bem leve. Então aplique outra mão de tinta, deixe secar, deixe secar, e lixe novamente. Ninguém disse que seria fácil!

Pintando os detalhes
Pintando os drives separadamente...

A pintura dos drives envolve essencialmente os mesmos passos que a pintura do gabinete. A única diferença é que a área da superfície para a pintura é menor, e você provavelmente irá mascarar os logotipos dos drives para que eles pareçam novos e pintados de fábrica. E, a não ser que você esteja atrás de um autêntico visual Mad Max. Você também precisará cobrir os LEDs.
1 - Remova a parte frontal do drive.
2 - cubra qualquer LEDs ou logotipos com fita, ou utilize vaselina colocada com um pequeno pincel.
3 - Aplique a tinta em leves passadas. Quando a tinta secar, utilize uma faca afiada para retirar a fita dos logotipos, então passe o spray de cobertura.

7 - Aplique o esmalte
Você repetirá o mesmo processo de quando pintou para o esmalte - pinte uma mão, lixe, e então, pinte a segunda mão. Como sempre, leve seu tempo para aplicar finas camadas. Não se preocupe se a sua primeira camada parecer ruim, você irá lixar de qualquer forma. Lixe com a lixa mais fina que tiver, e lixe bem levemente para não danificar a pintura. Se você quer aplicar uma terceira camada. De qualquer forma, não lixe a camada final.

8 - Encerando
Acha que já está bom? Você ainda não viu nada. Depois que deixar a camada final secar completamente, utilize algum composto de polimento para alizar a superfície. Aplique levemente, ou você irá arranhar o esmalte que passou. Se isso acontecer, apenas passe outra camada de esmalte sobre o seu descuido e comece novamente a passar a cera.
Retire o composto com um pano limpo e depois proteja seu trabalho com cera de carro.

9 - Remonte seu gabinete
Depois que tudo estiver encerado, chegou a hora de colocar tudo de volta no lugar. Reuna todas as ferramentas necessárias e comece.

10 - Coloque seu adesivo
Um adesivo personalizado adiciona o toque final para um bom trabalho de tinta. Nós recorremos à Xplane para fazer um adesivo que combinasse com a cor "azul gelado" de nosso gabinete. Você pode desenvolver seu próprio adesivo e verificar os serviços de páginas amarelas para imprimi-los em vinil para aplicação em carros. Esses serviços servirão para você criar seu próprio design de adesivo e na maioria dos casos até fazer o desenho por você, se não tiver vocação artística. Nosso adesivo foi feito no Adobe Ilustrador e foi impresso em uma gráfica local.
Quando estiver pronto para aplicar o adesivo, comece pela ponta - escolhemos o topo - e lentamente colocamos o adesivo todo. Preste atenção e tome todos os cuidados para não deixar bolhas sob a superfície quando estiver aplicando o adesivo.

11 - Corte
se você seguiu nossas instruções ao pé da letra, o resultado final será realmente impressionante. Quer fazê-lo melhor? Então faça um enorme buraco em sua lateral para uma janela. É uma pena cortar um objeto em que gastou todo o final de semana trabalhando para fazer, mas o resultado vale o sacrifício.

Personalize seu Windows
Com o hardware solucionado. Agora, vamos para o software, começando com os próprios temas da área de trabalho do Windows...

O Windows não é a mais bela das feras - ou seja, não é tão brilhante em design em muitos aspectos. Os menus podem ser um pouco simples e no aspecto geral apela para o esquema de cor básico do Windows é parecido com a sala toda bege da tia. Muito calmo.
Mas você não tem que ficar com isso, pois é muito fácil mudar o Windows, e isso pode ser feito de muitas formas diferentes. E mesmo o mais pacato dos usuários de PCs costumam mudar os temas da área de trabalho (que vem gratuitamente com o Windows 98) para dar à área de trabalho uma aparência melhor. Você pode mudar seu protetor de tela, papel de parede, ícones, sons e tudo mais para criar algo mais animado que o monótono turquesa e sons de "bing" que consistem o Windows padrão.
Enquanto algumas pequenas alterações são bem vindas - e é o que vamos mostrar agora, os passos básicos - o que estamos realmente preocupados é com as grandes alterações do Windows.
Isso envolve utilizar programas especializados que são desenvolvidos para alterar o Windows mais radicalmente. Existem programas que mudam a "skin" do Windows (ou sua aparência externa) consideravelmente, apresentando um novo visual e sentido. Eles podem ser radicalmente diferentes daqueles que está acostumado a ver e trabalhar normalmente e podem até incluir elementos como janelas com animações "mecânicas" e "engrenagens" nas pontas para dar um visual de indústria.

Pague para ter mais
Indo mais além, você pode, na verdade, refazer completamente a "casca" do Windows. A "casca", como o nome sugere, é simplesmente a cobertura externa da interface. O padrão do Windows é o Explorer, e isso é o que você utiliza quando trabalha dentro do Windows normalmente - o menu Iniciar, área de trabalho, barra de ferramentas e tudo mais.
Se instalar uma carapaça nova, então isso restaurará o Explorer.exe e lhe dá um sistema completamente novo para trabalhar - ele não é apenas diferente na aparência, mas todos os menus, funcionalidade, são alterados também. Resumindo, é como utilizar um novo computador! Exceto, é claro, sob a interface, onde o sistema operacional continua em seu lugar...
Tamanha é a popularidade das shells (como são conhecidas mundo à fora) que até existem programas gerenciadores para essas "cascas" que permitem mudar entre múltiplos sistemas shell. Obviamente, você pode retornar ao Explorer padrão a qualquer hora, se cansar das substituições. De qualquer forma, sem maiores tumultos vamos dar uma olhada nessas várias possibilidades de personalização do Windows em mais detalhes...

Temas da área de trabalho
Mude o Windows facilmente com esse software...

Isso é apenas uma pequena revolução no visual de seu Windows, então, você pode vasculhar os temas embutidos da área de trabalho - se você for um usuário de Windows 98 ou mais.
Você pode instalar os temas da área de trabalho pelo componente Adicionar e Remover programas no Painel de controle. Clique no botão Iniciar, selecione Configurações e clique no Painel de controle. Dê um clique duplo no ícone Adicionar e Remover programas, então clique na barra de Configurações do Windows. Temas da área de trabalho que é a quinta caixa - se ela não estiver marcada, então, não está instalada, portanto, marque-a e clique em OK (você terá que inserir o CD do Windows nesse ponto). Se já estiver marcado, então apenas feche o menu.
Agora você encontrará um ícone de temas da área de trabalho em seu painel de controle - dê um clique duplo para acessá-lo. No menu, sob tema você pode escolher um entre vários temas - experimente alguns. Se não gostar de algumas partes do tema - por exemplo, você odiou os novos ícones - então desmarque-os na caixa à direita.
Se ainda estiver utilizando o Windows 95, então você não terá essa opção de temas da área de trabalho. No lugar, você pode instalar um programa chamado Desktop Architect encontrado no CD da edição da PC Expert nº 30. Instalar o programa é fácil - apenas dê um clique duplo no arquivo e siga as simples instruções. Uma vez executado, o Desktop Architect funciona semelhantemente as opções de temas da área de trabalho no Windows 98 - é realmente muito similar.
O Desktop Architect realmente lhe dá mais flexibilidade, porém - você pode compor seus próprios temas utilizando a barra à direita para selecionar cada elemento. Aqueles que desejam praticar a criatividade podem criar seus próprios papéis de parede e coisas assim em um programa de gráficos e artes e incorporá-los em seus próprios temas.

Medidas mais extremas
As shells são muito mais flexíveis do um modo que os temas jamais serão. Aqui vai uma seleção dos melhores...

Depois de conferirmos o básico, vamos agora passar para a principal parte da personalização - a troca das shells. (Aquelas "cascas" que discutimos à pouco.) Quando você substituir o Explorer com uma nova shell, estará dando a si mesmo uma nova interface para trabalhar.
Mas porque você iria querer substituir o Explorer? É suficientemente estável, na maior parte do tempo, mas é mais do que uma interface com visual monótono e um pouco preguiçoso em termos de velocidade operacional.
Shells alternativos podem fornecer todos os tipos de coisas maravilhosas sobre um novo visual para sua área de trabalho - e a melhor coisa do mundo das shells é que eles são todos bem diferentes. Cada shell tem seu próprio mérito.
Aqui iremos recapitular algumas das mais populares e explicar porquê eles são os principais do mundo das shells. Um bom lugar para começar é o LiteStep - é uma shell que lhe dá um ambiente operacional com ar de Linux (mas sem precisar instalar um sistema operacional alternativo).
É uma shell bem limpa e rápida, que é altamente personalizável e com um visual bem apelativo. Você pode verificar o LiteStep no site www.litestep.com.
O Talisman permite um alto nível de personalização - ele possui um editor de objetos interno, para que você realmente possa visualizar às prévias dos temas, que podem ser feitos os downloads para ambientes completamente voltados às suas necessidades. Veja no site www.lighttek.com/index.htm.
Com NextSTART você pode construir seus próprios menus começando do zero. Vá para www.winstep.net/wsmain.html.
Se você estiver utilizando um micro de baixa especificação, como um Pentium antigo, existem shells que utilizam um mínimo de dos recursos do sistema. Um deles é o LiteShell (www.digitaltension.com/liteshell) - ele oferece um ambiente operacional minimalista, que irá rodar muito mais suave que o Explorer em Pentium de baixas especificações.

Desinstalando as substituições dos shells
Se tiver problemas quando tentar remover esses programas de seu PC, então leia para uma possível solução...
Quando chegar às duas últimas páginas desta matéria, você estará lidando com programas que mexem com a forma que o Windows trabalha em um nível fundamental. O Talisman, o NextSTART, o LiteStep e outros aplicativos similares devem sempre ser tratados com cuidado total.
Após a instalação, leia e imprima qualquer documento que vier com o programa, para que você saiba exatamente o que precisa fazer no caso de querer removê-lo do seu sistema, ou seja forçado a removê-la pelo DOS.
A maneira que esses programas funcionam é substituindo a própria interface padrão do Windows. Isso é feito alterando uma linha no arquivo System.ini. Antes de desinstalar esses programas, sempre confirme que selecionou a "shell" padrão do Windows, caso contrário, você poderá receber uma mensagem de erro o instruindo a reinstalar o Windows. Isso parece assustador, mas não há necessidade de entrar em pânico. O que aconteceu é que a "shell" do Windows não pode encontrá-lo. Tudo o que você precisa solucionar isso é o seu salvador disco de inicialização e o guia em três passos baixo...

1 - Primeiro, inicie pelo disco de inicialização. Escolha Iniciar computador sem suporte para CD-ROM quando lhe for perguntado e espere aparecer A:>.

2 - Digite c:\windows\system.ini no edit e pressione a tecla Enter. O utilitário de edição deve aparecer com o System.ini carregado. Procure pela linha que começa com shell=.
3 - Mude essa linha para shell=explorer.exe. Selecione Arquivo, Salvar seguido de Arquivo, Sair. Reinicie o Windows e tudo deve ficar bem.

Mudança na aparência
Dê uma cara personalizada ao seu PC. Aqui está outro programa de personalização de shell...

O Serenade é uma substituição de shell compacta para Windows. Ele substitui a área de trabalho do Windows com um ambiente completamente novo e com um visual distintamente personalizado. O Serenade também clama fazer seu sistema operacional funcionar mais suavemente. Ele utiliza menos recursos do sistema do que o Windows em termos de memória, processador e espaço no disco rígido, o que é uma coisa muito boa, não importam as configurações de seu micro.
O Serenade está atualmente em sua terceira versão - a alpha, o que em termos técnicos significa que está em seu estágio bem inicial de produção. E mesmo assim, ele tem uma área de trabalho em um esquema totalmente estável.
Você encontrará o Serenade 5 alpha 3 no CD desta edição da PC Expert. O arquivo (chamado S5alpha3) é compactado em formato zip, assim, quando encontrá-lo, faça um diretório Serenade em seu disco rígido e dê um clique duplo no arquivo para descompactá-lo no diretório.
O programa irá se esconder em todos os diretórios corretos e tudo o que você precisa fazer para executá-lo é ir até a pasta Serenade em seu HD e dar um clique duplo no ícone S5. É provavelmente uma boa idéia fazer um atalho na área de trabalho para esse ícone - apenas clique e arraste-o para a área de trabalho enquanto segura a tecla Ctrl. O Serenade é extremamente fácil de instalar, como você verá a seguir.
Quando der um clique duplo no ícone S5 para executar o programa, o Serenade ganha vida no console, o que é basicamente uma evolução do monitor da seqüência de inicialização. Se algo sair errado você verá uma mensagem de erro nessa parte, porém, nós não tivemos nenhum problema enquanto utilizávamos o Serenade, e nós o utilizamos em muitos PCs.
O Serenade é muito diferente do ambiente do Windows na aparência e na utilização. Ele mantém o mesmo papel de parede no fundo que o seu ambiente padrão do Windows - portanto, você poderá mudá-lo para combinar com os visuais do Serenade, se você assim o quiser. Também, a barra de ferramentas permanece na parte de baixo da tela - mas você não precisa dela (e sem dúvidas ela estará oculta em futuras versões). Você pode acessar qualquer coisa nos ambientes personalizados do Serenade apenas clicando na área de trabalho, ou utilizando o visualizador de aplicativos no canto superior esquerdo da tela. Vamos lidar com o visualizador de aplicativos primeiro.
Isso é uma simples caixa cheia de aplicativos a pastas abertos - pense nela como um visualizador Alt-Tab, que é basicamente um equivalente dele. Você pode clicar em qualquer coisa aqui que ela surgirá na tela, portanto, você pode utilizá-lo para mudar de um aplicativo para outro ou entre pastas.
Cada divisão da caixa é marcada com o ícone do aplicativo, ou simplesmente uma pasta - é uma pena que o nome das pastas não apareçam, mas nós presumimos que está na lista dos programadores para ser acrescentado no futuro. Você pode fechar um programa aqui dando um clique com o botão direito nele e selecionando Fechar.

Vai fundo...
Veja como instalar o Serenade...

1 - Quando encontrar o arquivo no CD (o S5alpha3.zip), confirme um diretório em seu disco rígido com o nome de Serenade.

2 - Dê um clique duplo na arquivo em formato zip e descompactando o arquivo para o diretório Serenade.
3 - Faça um atalho para o Serenade na área de trabalho arrastando o arquivo S5.exe para a área de trabalho enquanto segura a tecla Ctrl.

 

O Serenade em ação
...e aqui como utilizá-lo...

1 - Quando o Serenade iniciar, ele irá reproduzir essa informação sobre o console, apenas feche-a - você não precisa ser informado sobre isso.

2 - Para mudar entre os aplicativos e pastas, simplesmente clique no elemento que deseja na janela superior esquerda.
3 - Você pode ajustar a velocidade dos visualizadores de temperatura na janela superior direita dando um clique com o botão direito neles e selecionar no menu.

Saindo e desinstalando o Serenade
Quer encerrar o Serenade? Simplesmente dê um clique com o botão direito em qualquer parte da área de trabalho e selecione Sair (Quit em inglês), então, confirme que deseja sair clicando em Sim (Yes). A desinstalação é tão simples quanto - você apenas remove o diretório Serenade: está tudo lá (depois que fechou o programa, é lógico).

Mude a velocidade do relógio
Próximo a esse visualizador de aplicativos existe um relógio animado rodando que informa a hora de uma maneira mais descontraída que o relógio normal do Windows. Você pode ajustar a velocidade dos números rodando dando um clique com o botão direito do mouse neles e selecionando entre Rápido, Normal ou Lento (ou pode pausá-lo e pará-lo na hora).
Também, nessa caixa do lado direito existe um monitor com recursos do sistema, assim, você pode dizer quando seu pobre processador está com o peso nas costas - isso é, quando o gráfico atinge o topo. Novamente, você pode ajustar a velocidade que o gráfico é atualizado dando um clique com o botão direito do mouse e selecionando entre Rápido, Normal ou Lento. (Fast, Normal ou Slow em inglês.)
Ambos os visualizadores podem mudar de tamanho - você pode puxar e empurrá-los como as janelas normais, porém, eles só podem ser estendidos tão longe no momento.
O principal local que o Serenade trabalha é a área de trabalho, mesmo com essas janelas. Se clicar em qualquer parte da área de trabalho com o botão esquerdo do mouse, surgirá o menu principal do programa - clicando com o botão direito do mouse trará o menu de encerramento.
Vamos dar uma olhada no menu principal primeiro - que essencialmente o menu Iniciar mas com algumas alterações. No fundo desse menu existem as opções do menu Iniciar - porém só contém o menu dos programas (pois o resto do menu iniciar está em outras partes do menu principal). Então, se quiser executar um programa, vá para o menu de programas e selecione-o.
Você notará que se começar sua seleção muito próximo do lado direito da tela acabará fazendo seu caminho através de várias pastas, o sistema de menu todo irá mudar automaticamente para o lado esquerdo da tela para que tudo fique visível, sem nada na frente.
Além da opção de Iniciar está a caixa padrão Executar, e então existem tanto o Vizinhança de rede e Ícones do meu computador, que são todos auto explicativos. O menu Documentos recentes está acima, ele simplesmente lhe dá acesso direto à qualquer documento ou imagem recentemente utilizado. A área de trabalho e as opções de aplicativos ainda não foram implementadas, portanto é melhor deixá-las de lado por enquanto.

Opções com um clique do botão direito do mouse
Dando um clique com o botão direito do mouse em qualquer local da área de trabalho, fará com que você acesse algumas opções a mais - Log off e encerramento são auto explicativas, e existe também uma opção de sair para desativar a shell. Quando sair do Serenade uma caixa de diálogo surgirá para alertá-lo que seu sistema pode se tornar instável - não se preocupe com isso, quando executar o Explorer por cima, tudo o que irá acontecer é que você acabará voltando à área de trabalho normal do Windows.
Certamente, ainda existe um pouco de trabalho para se fazer no Serenade - afinal, esse programa é uma versão alpha - mas é muito estável e com um começo promissor. Temas múltiplos estão planejados e todo tipo de coisas interessantes poderão surgir no futuro, como o relógio animado do original, então fique de olho no site. No meio tempo você pode utilizar a shell principal do Serenade para executar o Windows organizadamente, em termos de ambas as interfaces e velocidade.

As skins e caixas de diálogos do Windows
Se mudar completamente a shell parece muito radical para você, então tente uma forma mais limitada de personalização...

Aqui iremos dar uma olhada no conceito de personalização do Windows. Se você gostaria de personalizar um pouco mais sua área de trabalho do que mudar alguns (que já cobrimos nesta matéria), Mas você não quer ir tão longe como substituir completamente sua shell, existem outras opções que podem ser consideradas como a metade do caminho de uma shell.
Existem programas que permitem a você mudar a interface do Windows enquanto ainda utiliza os menus tradicionais do Windows. (Porém com visual diferente.) Em outras palavras, você não está mudando a shell Explorer por outra - está apenas modificando sua aparência.
Existe ainda um bom nível de personalização com esses programas de mudança de skins - muitos deles possuem toneladas de esquemas diferentes e visuais que poderá escolher. Aqui, iremos revisar três dos programas mais populares para personalização extrema - eles são o eFX, o Chroma e o WindowBlinds.

Nome do Programa eFX
Produtora Thirty Four Interactive
Site www.thirty4.com/efx
Efeitos ***
Facilidade de utilização ****
Utilizável por PCs de baixas configurações ****
Preço Freeware


O eFX é um programa recomendavelmente pequeno, com rápidos 90K para download. É compatível com Windows 95, 98 e NT e vem com cinco skins diferentes (porém, existem muitas outras para download no site http://skinz.org). Tirando o fato de ser uma versão beta que não está completamente pronta, é muito fácil de utilizar e estável. A única falha é a falta de uma função para excluir que funcione, assim, você não pode especificar que certos programas não sejam incorporados pelo eFX. Já para a qualidade geral das skins, as cinco que vem com o eFX são de uma qualidade razoável - porém o programa não altera muito a aparência do Windows.

Nome do Programa Chroma
Produtora Thematic
Site www.thematic.com/chroma/index.html
Efeitos *****
Facilidade de utilização *****
Utilizável por PCs de baixas configurações ***
Preço U$ 20 para registrar


O Chroma é um impressionante programa com muitos skins - com algumas excelentes. Ele funciona em qualquer versão do Windows, exceto o NT. É muito fácil de utilizar e muito elegante, no entanto, PCs de baixas especificações sofrerão um pouco para executá-lo.

Nome do Programa WindowBlinds
Produtora Stardock
Site www.stardock.com/products/windowblinds
Efeitos ****
Facilidade de utilização *****
Utilizável por PCs de baixas configurações ****
Preço U$ 20 para registrar


O WindowBlinds funciona com a maioria das versões do Windows - 95, 98, ME e 2000 - e é um impressionante utilitário de skins. Vem com umas poucas skins, e mais um verdadeiro link dentro do programa para efetuar o download de mais skins. Muitas das skins que pode utilizar possuem duas opções - você pode executá-las em alta performance se tiver um Pentium inferior, ou em modo avançado para obter os melhores efeitos visuais. Isso é bem útil para aqueles com máquinas de baixas especificações. As skins em si variam - algumas são um pouco comuns, e outras mais interessantes, mas existem muitas para escolher. Também vale mencionar os efeitos avançados - como as janelas transparentes - que podem ser executadas. Se possui uma máquina poderosa que pode suportá-las, então vale a pena, pois o visual é fantástico.

Dica
Para fazer o seu Windows ficar transparente com o programa skin WindowBlinds, vá para o menu Configurações (Settings) e clique em Configurações Avançadas (Advanced Settings), então marque a caixa para fazer os fundos semitransparentes (Make Explorer Backgrounds semi transparent). Agora clique em OK, e então aplique as mudanças (Apply Changes) - e pronto: janelas realmente transparentes! Porém, pode não ser uma boa idéia tentar isso em um micro com baixas especificações. Lembre-se que se você selecionou a opção para esticar os fundos do Explorer (Stretch Explorer Background Image), então isso não irá funcionar.

Monte o seu próprio Windows XP
A PC Expert ensina como alterar a aparência do seu velho Windows para torná-lo parecido com o XP

De certa forma, a mudança mais significativa do Windows XP foi a sua aparência. A nova interface está colorida e dinâmica, tornando a tarefa de utilizar o micro muito mais agradável. Entretanto, a sua estrutura interna foi baseada no Windows 2000/NT, e muitos dos recursos que a Microsoft afirmou serem "inéditos" podem ser encontrados nessas versões anteriores. Se você ficou interessado no Windows XP apenas pela sua aparência, então, antes de colocar a mão na carteira para comprar apenas a "maquiagem", veja os truques e dicas que preparamos para deixar o se velho Windows o mais parecido possível com o XP.
Selecionamos alguns programas que alterarão a aparência do seu sistema operacional, mas, se preferir, você poderá fazer algumas configurações manualmente.


Windows em traje de gala
Se você está pensando em mudar de sistema operacional apenas para seguir a tendência visual do novo Windows, não se apresse! Nesta edição, nós fornecemos as dicas para "vestir" seu Windows de uma forma que seus amigos pensarão que você gastou uma fortuna com o XP.
Em várias edições, já demos dicas para a personalização do Windows, tornando-o diferente de tudo o que você já viu. Mas, desta vez, vai ser diferente. Mostraremos os passos para deixar seu antigo Windows (versões 95/98/ME) com o visual do recente Windows XP. Os programas utilizados para essa modificação estão em nosso CD brinde, na pasta Dicas. Então, prepare-se para a transformação.

Janelas
Para a personalização das janelas, utilizamos a mais recente versão do Windows Blind. Localize o programa na pasta Dicas e instale-o. Para executar o programa, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer ponto da área de trabalho, selecionar Propriedades e, em seguida, mude para a guia Skins. Essa guia, criada pelo Windows Blind permite-lhe alterar o aspecto das janelas e botões de seu Windows. Na lista com vários tipos de skins, é possível encontrar algumas bem parecidas com a interface do XP. Escolha alguma skin da lista ou utilize as que separamos especialmente para essa matéria. Para instalar essa nova skin, clique no botão Add e procure em seu CD o arquivo compactado chamado WINXP.ZIP. Depois de importar a skin, ela será descompactada automaticamente nas pasta onde o programa está instalado. Clique em Apply para aceitar as mudanças.

Ícones e cursores
Agora que as nossas janelas já estão com o visual adequado, iremos trocar todos os ícones do sistema. Utilizamos o programa Icon Packager (também em nosso CD) para alterar os ícones e cursores. Esse divertido software é fabricado pela mesma empresa do Windows Blind, portanto, eles podem ser executados simultaneamente sem problema algum. Execute o programa e clique no botão Install packages para adicionar um pacote exclusivo com os ícones do Windows XP. Após escolher o pacote, clique no botão Load package e, depois, em Apply.
Abra algumas janelas para comprovar as mudanças. Se enjooar do padrão XP, escolha alguns dos pacotes que vem com o programa, ou restaure os ícones originais na opção Tools e Restore all icons.

Papel de parede
Para completar, vamos alterar o fundo de tela de sua área de trabalho. Utilize a maneira tradicional para fazer isso. Separamos algumas imagens na pasta Wallpapers no CD. Para ilustrar a matéria, escolhemos a imagem Alegria.
Clique com o botão direito do mouse sobre a sua área de trabalho, selecione Propriedades e Pano de fundo. Clique no botão Procurar e navegue até a pasta onde estão as imagens. Em seguida, clique em Aplicar.

Sons
Você pode conseguir os sons do novo Windows utilizando algum tema especial desse novo sistema. Se você não possui o Plus!, que é o gerenciador de temas padrão do Windows, instale o programa Desktop Themes. Com ele, você poderá utilizar diversos temas da Internet e alterar cores, ícones e sons do seu sistema.

Pronto! Depois de todas essas modificações, qualquer pessoa que olhar para o seu micro acreditará que você está rodando o Windows XP. Aproveite bem o novo visual de seu computador e esqueça totalmente aquelas janelas cinza e antiquadas. Entre na era das cores vivas e janelas atrativas!

Atenção
Ao utilizar um programa como o Windows Blind, recomendamos fazer um backup de todos os seus arquivos importantes. Muitas vezes, esse software pode fazer alterações que acarretam falhas e defeitos no sistema operacional, danificando alguns de seus componentes.
Todos os programas citados nesta matéria encontram-se na pasta Dicas, localizada na raiz do nosso CD brinde. Os programas estão sendo distribuídos em suas versões de demonstração ou shareware.
Algum dos programas listados nessa matéria estão disponíveis na pasta Dicas, na raiz do nosso CD.

Bagunçando no Registro
Mergulhe no verdadeiro lugar onde o Windows guarda os seus segredos - o Registro - através do nosso guia especial

O Registro é uma das partes mais complexas do Windows, portanto, não é surpresa descobrir que ele também é a fonte de muitos segredos escondidos do sistema operacional da Microsoft. Nós já falamos bastante sobre o Registro na PC Expert, mas, se você ainda não estiver muito certo sobre a sua função, vamos recapitular rapidamente.
O Registro apareceu pela primeira vez no Windows 95 e tornou-se parte integrante do sistema operacional desde então. Ele foi projetado inicialmente para substituir as várias configurações de arquivos exigidas pelo Windows ou qualquer aplicação em seu sistema.
Nos sombrios e velhos dias do Windows 3.x, todos os parâmetros do sistema eram especificados em arquivos de textos chamados "arquivos INI". Modificar uma configuração de sistema exigia, às vezes, a edição de um ou mais desses arquivos INI em um editor de textos, e você nunca tinha a certeza absoluta de qual arquivo poderia conter o valor que deveria ser alterado.

Uma nova solução
A Microsoft introduziu o conceito do Registro - um vasto banco de dados exigido pelo Windows e por qualquer aplicação de 32 bit que necessite armazenar informações relacionadas ao usuário ou às preferências da máquina. Uma ótima idéia naqueles tempos, mas, anos depois, isso constituiu um problema. Localizar uma parte específica de informação no Registro pode ser mais difícil do que caçar os complicados arquivos INI. O Registro assumiu proporções gigantescas atualmente, mas, uma vez que você saiba onde procurar e o que alterar, é uma simples questão colocar os seus dedos para trabalhar e fazer algumas modificações no sistema.

Faça backup!
Nós estamos sempre ressaltando a importância de fazer um backup dos seus dados antes de realizar qualquer alteração radical no seu PC, e isso é mais do que obrigatório quando envolvemos o Registro. Um Registro malformado ou corrompido pode gerar problemas sérios em um PC "saudável". Para piorar, a instalação do Windows pode ficar completamente maluca, não lhe deixando outra alternativa a não ser reinstalar todo o sistema operacional se não houver cópias de backup do Registro.
Felizmente, o Windows 98 introduziu algumas ferramentas que automatizam esse processo. Quando você liga o seu PC todos os dias, o Windows automaticamente cria um backup de segurança do Registro antes do SO ser inicializado completamente. Se for necessário reiniciar o micro em um determinado momento do dia, o mesmo programa irá escanear os arquivos de Registro em busca de erros e problemas em potencial.
Desde que o Registro tornou-se tão grande e o Windows mantém múltiplos backups em dias sucessivos, o programa compacta os backups do Registro, armazenando-os no mesmo formato CAB encontrado no CD do Windows. Com as próprias ferramentas do Windows, você pode criar, gerenciar e restaurar os backups do Registro facilmente - veja o nosso quadro passo-a-passo para descobrir como fazer isso.

Regedit
Para editar o Registro, você precisará de um editor projetado especificamente para essa tarefa. A Microsoft fornece um editor para todas as versões do Windows desde o Win95, chamado Regedit. Ele não é um programa muito complexo e utiliza uma interface similar à do Windows Explorer, com a estrutura hierárquica do Registro exibida no painel da esquerda e o conteúdo atual à direita.
Apesar do Regedit ser ideal para trabalhos rápidos e simples, ele fugirá do controle em uma velocidade alarmante se você tentar fazer alguma alteração mais séria. Os programadores, obviamente, enfrentam o mesmo problema, e concordam que existem inúmeras alternativas (freeware e shareware) para o Regedit (veja o nosso box para mais detalhes). Outros equivalentes são os softwares mais comerciais. Se você possui o Norton Utilities ou o Norton SystemWorks, da Symantec, então, você também possui o Norton Registry Editor, um substituto poderoso do Regedit.
Além das dicas fornecidas nesta matéria, existem literalmente centenas de milhares de alterações que você pode fazer para melhorar o Windows e o ambiente de aplicações individuais - vamos fazer um "tour" por algumas das dicas mais importantes mencionadas ao longo dos anos.
Um dos mais novos recursos envolve a versão de e-mail do Outlook e o gerenciador de contatos que acompanha o Microsoft Office XP. Na tentativa de bloquear vírus e worms transmitidos por e-mail, a Microsoft estabeleceu algumas restrições pesadas sobre o que pode e o que não pode ser aberto como um anexo de e-mail. Por definição, o Outlook é perverso, recusando-se a abrir muitos tipos de arquivos, incluindo arquivos de programas, sceensavers, scripts e até mesmo URLs de Internet. Desative esse recurso editando o Registro. Navegue até HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office\10.0\Outlook\Security e crie um novo valor de string com o nome Level1Remove. Edite esse valor e entre com uma lista de tipos de arquivos que você deseja desbloquear, separados por ponto e vírgula. Por exemplo, para desbloquear programas, screensavers e endereços da Web, digite o valor exe;scr;url. Reinicie o Outlook e seus problemas terminarão.
O Windows 98 introduziu a habilidade de classificar automaticamente as pastas de programas do Menu iniciar em ordem alfabética, mas é impossível alterar isso em qualquer versão do Windows. Abra a chave em HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\
CurrentVersion\Explorer\MenuOrder\StartMenu\&Programs\Menu
e remova qualquer entrada Order da janela da direita. Quando o Windows for reiniciado novamente, essa chave será recriada automaticamente e o Menu iniciar será classificado em ordem alfabética.

Alternativas para o Regedit
O Regedit da Microsoft é funcional, porém, muito básico. Felizmente, existem algumas excelentes alternativas

RegEditX
Esse é um pequeno e útil aprimoramento que se integra ao Regedit para incluir algumas opções extras para quem gosta de brincar com o Registro - um menu drop-down que mantém um histórico de cada chave editada para uma rápida restauração. Ele é grátis e pode ser baixado no site www.dcsoft.com/prodo1.htm (291 K).

Resplendent Registrar/Registrar Lite
O Registrar, da Resplendence Software, oferece um ambiente de edição muito mais confortável do que o Regedit. Apesar de não ser grátis, você encontrará uma cópia de avaliação e uma versão "lite" para download. Baixe em www.resplendence.com (1.4 MB/980 K).

RegSafeFree
O RegSafeFree é outro editor bem interessante. Ele cria automaticamente telas de backups a cada vez que você faz uma edição. Faça o download do programa no site www.regsafe.com - clique no link de download e escolha qualquer um dos produtos. Você será levado à uma página de registro, a qual deverá ser preenchida com os seus dados. Em seguida, escolha a versão grátis (free) no menu drop-down (4.45 MB).

 

Passo-a-passo
Faça o backup do Registro
Não tente mexer no Registro até ter feito um backup. Veja como fazer isso manualmente

1 - A maneira mais segura de se fazer o backup do Registro é quando ele ainda não foi carregado. Reinicie o micro no modo DOS, digite scanreg no prompt de comando e pressione a tecla Enter. Selecione Create Backups para criar uma cópia de segurança, altamente compactada, de todo o Registro.

2 - Se você precisar restaurar o Registro, novamente é melhor fazer isso pelo DOS do que pelo Windows.Digite sacnreg/restore e pressione Enter para abrir essa caixa de diálogo, onde você poderá escolher uma cópia do Registro para ser restaurada.

 

3 - Se estiver trabalhando com uma chave que não seja essencial e, caso não seja necessário fazer o Backup de todo o Registro, utilize a função Export Registry File do Regedit para salvar cópias de chaves individuais, as quais poderão ser restauradas mais tarde pelo mesmo menu.

Mais algumas alterações
Se a sua área de trabalho estiver entupida de ícones, você perceberá que a tela leva uma eternidade para aparecer. Isso acontece quando o cache de ícones do Windows está quase cheio. Por que não aumentá-lo? Abra a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows
\CurrentVersion\Exporer e adicione um novo valor de string chamado Max Cached Icons, dando-lhe o valor de 8192, o que produzirá um shell de 8 MB para o cachê de ícones.
Finalmente, uma das perguntas mais comuns feitas por nossos leitores: é possível renomear pastas especiais como a Lixeira? A resposta é sim. Para renomear a Lixeira, abra HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}\ShellFolder e ajuste o valor de Attributes na janela da direita para 70 01 00 20. Isso surtirá efeito imediato, e você poderá renomear a Lixeira como se fosse qualquer outra pasta. Para pastas especiais, você precisará procurar na chave HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID para encontrá-las, mas, já avisamos, você passará um bom tempo procurando nessa chave.

Truques e aprimoramentos do Registro
Existem inúmeros truques e dicas para acelerar o desempenho do sistema, e eles podem ser alcançados com uma simples alteração do Registro
1 - Exibir uma imagem em bitmap como fundo da barra de ferramentas do Explorer. Primeiro, abra a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\
Microsoft\Internet Explorer\Toolbar, então, crie uma nova string chamada BackBitmapShell. Entre com o caminho completo até a imagem como valor e pronto!
2 - Normalmente, você pode apenas centralizar as imagens em sua área de trabalho. Abra HKEY_CURRENT_USER\
ControlPanel\Desktop e adicione as strings Wallpaperoriginx e Wallpaperoriginy. Estipule os valores das strings referentes à distância em pixels do centro da tela - utilize valores negativos para movê-las para cima e para a esquerda.
3 - Abra um prompt de DOS no diretório em que você estiver trabalhando. Entre em HKEY_CLASSES_ROOT\
Directory\Shell. Crie uma nova chave chamada CommandPrompt, em seguida, altere o valor de (Default) para o texto que você deseja que apareça no menu do botão direito do mouse, como "Abrir prompt do DOS".
4 - A seguir, crie outra chave de subdiretório dentro de uma já existente e dê-lhe o nome de command. Agora, altere o valor de (Default) para ler command.com /k cd "%1", que abrirá um prompt de DOS e alterará o diretório em que você estiver trabalhando.
5 - O Windows armazena os arquivos DLL na memória, para o caso desses arquivos serem necessários novamente. Abra HKEY_LOCAL_MACHINE\
SOFTWARE\Microsoft\Windows
\CurrentVersion\Explorer e crie uma nova string chamada AlwaysUnloadDll, alterando-a para 1, desabilitando esse recurso para acelerar o desempenho do Windows.
6 - Normalmente, as alterações no Registro não serão aplicadas até que o sistema seja reiniciado. Pule essa etapa pressionando Ctrl + Alt + Del para abrir a caixa de diálogo de encerrar programas. Selecione Explorer, clique em Finalizar tarefa para forçar o Explorer a ser reiniciado e abra o Registro novamente.