ZINCO

Existem ornamentos de zinco que datam de há 2500 anos, embora sejam bastante impuros uma vez que somente 80 a 90 % dessas peças são efectivamente zinco. Actualmente consideram-se esses achados arqueológicos como sendo ligas de zinco com chumbo contendo impurezas de ferro e antimónio.

   
 

Sucata de Zinco

A sucata de zinco não é muito comum porque o Zinco é pouco abundante na crosta terrestre. Ademais na sua sucata encontram-se outros elementos metais em forma de ligas. 

a principal aplicação do zinco é na galvanização do aço ou ferro para proteção contra a corrosão. É utilizado também na construção civil e indústria automobilística.

O zinco pode ser substituído na liga por alumínio e pelo plástico. 

Normalmente a sucata de zinco é encontrada já combinada com outros metais, principalmente cobre e alumínio.

Existe uma combinação na liga que dá nome ao produto e que é zamac - este nome deriva dos componentes, quais sejam: Z (zinco), A (alumínio), MA (magnésio) e C (cobre). O zamac, também conhecido comno zamack, tem grande importância comercial porque nele encontramos a maior concentração de zinoo, em relação a outras ligas. No zamac podem ser encontrados também alumínio e magnésio.

Fontes da Sucata de Zinco - Encontramos zamac em pinos de panela de pressão, registros de fogão, fivelas de cinto e calçados, fechaduras, eletrodomésticos.

Classificação da Sucata - Devido à grande diferença no teor de zinco, a Maxiligas divida a sucata de zinco em: 
* Sucata de zinco; 
* Sucata de zamac.

Encontramos o zamac em pinos de panela de pressão, registros de fogão, fivelas de cinto e calçados, fechaduras, eletrodomésticos

Você sabia?

  • O Zinco ou Zamac é conhecido, erroneamente, com o nome de antimônio. O Antimônio em nada remete ao zamac, nem mesmo é um metal (e sim um semimetal).

VANTAGENS DE RECICLAR O ZINCO

Metais não ferrosos são aqueles que não contenham ferro em suas composições como elemento principal como o zinco

Os metais são materiais de elevada durabilidade, resistência mecânica e facilidade de conformação, sendo muito utilizados em equipamentos, estruturas e embalagens em geral

Os maiores interesses na reciclagem de metais estão em cima dos metais não-ferrosos, devido ao maior valor de usa sucata.

A grande vantagem da reciclagem de metais é evitar as despesas da fase de redução do minério a metal.

Essa fase envolve um alto consumo de energia, e requer transporte de grandes volumes de minério e instalações caras, destinadas à produção em grande escala.

Dentre diversas outras vantagens, como os metais reciclados têm a mesma qualidade do que os metais extraídos diretamente da natureza, podem ser infinitamente reciclados porque não há degradação da sua estrutura metálica, estas vantagens tornam também o processo de reciclagem economicamente vantajoso.

Além dos benefícios financeiros podemos destacar outras vantagens como:

  • Colaboração para o crescimento da consciência ecológica na comunidade;
  • Menor agressão ao meio ambiente;
  • Incentiva a reciclagem de outros materiais;
  • Promove o aumento de renda em áreas carentes;
  • Beneficia entidades assistenciais tais como igrejas e escolas
  • Colaboram para o estabelecimento de políticas de destinação de resíduos sólidos;
  • Ajuda no conhecimento da composição do lixo urbano;
  • Pode ser adaptáveis a realidades diferentes cidades sem problemas;
  • Injeção de recursos na economia local;
  • Fonte de renda permanente para mão-de-obra não qualificada;
  • Não necessita de grandes investimentos;
  • Proporciona grande economia de energia elétrica;
  • Estimula outros negócios. Ex.: máquinas e equipamentos de prensagem;
  • Poupança de matérias-primas;
  • Poupança de energia;
  • Diminuição das áreas degradadas pela extração de minérios;
  • Diminuição da poluição.

História do Zinco

Ornamentos de zinco, com mais de 2500 anos foram descobertos, mas agora deve ser considerado como ligas uma vez que tinham de 80 a 90% de zinco e o restante era chumbo, ferro e antimônio. Atualmente esse material não seria comercialmente viável.

A primeira fundição e extração do metal impuro foi construída na China e na Índia. A primeira laje de zinco, ou galvanização, foi importada do Oriente no início do século XVII. O metal não tinha sequer um nome universalmente conhecido, sendo chamado de estanho indiano, ou calamina. Em 1697 a palavra "Zink" foi empregada para identificar esse metal. 

A designação comercial de zinco a partir de um processo de destilação é ainda galvanização. A técnica de fundição de zinco foi trazida da China cerca de 1740, e uma das primeiras fundições foi construída em Bristol, na Inglaterra. O processo de eletrólise da obtenção do zinco foi introduzido em E.U.A., em 1916. 


O zinco é encontrado como um mineral na crosta terrestre, geralmente associado a outros metais como o cobre e o chumbo. Depósitos de zinco estão amplamente distribuídos por todo o mundo. O mineral é encontrado em depósitos maciços, onde geralmente é contem com alto teor de impurezas de ferro. Este minério pode ter algo como 10% de ferro com o zinco sendo apenas 40-45% no concentrado.As grande fontes de zinco estão localizadas no: Canadá (Columbia Britânica), E.U.A. (Utah, Colorado, Idaho), Peru (Mina Cerro de Pasco) e Austrália (Broken Hill).