Silício Metálico    (REF.: Norma ABNT – NBR 6196)

 

É usado na indústria de Alumínio na fabricação de Ligas de Alumínio/Silício

É matéria prima na produção de Silicone.

Em aciarias, o Silício Metálico é empregado na produção de aços especiais.

 

O silício metálico de grau metalúrgico é um metalóide Sólido, cor cinza-prata, brilhante contendo cerca de 97,8% de silício mínimo, sendo que o restante é composto de impurezas, tais como: ferro, cálcio, fósforo, enxofre, cromo, vanádio, boro, estanho, antimônio, arsênio e outros, dissolvidos na massa silicosa.

  

APRESENTAÇÃO:

Pode se apresentar nas formas de:

 

-         SILÍCIO METÁLICO GRANULADO (0,2 A 150 MM): Na forma em que se apresenta, não provoca nenhum dano á saúde, não é um material explosivo e nem tóxico, não se degradando em função do tempo maior de  estocagem, desde que mantido seco.

 

-         SILÍCIO METÁLICO PÓ (ABAIXO DE 0,2 MM):  Como alguns materiais metálicos pulverulentos, existe o risco de ocorrer explosões quando em suspensão no ar ambiente, sob determinadas circunstâncias.

  

BRITAGEM:

Deve ser realizada em áreas ventiladas, á temperatura ambiente e com um eficiente sistema de captação do pó gerado.

Deve ser estabelecida norma interna de segurança para se evitar a presença de faíscas elétricas na área de trabalho, como as geradas por cargas estáticas, curto circuito, raio e arco de solda, e de outras fontes de calor como a da chama de maçarico, fósforo ou cigarro aceso.

Com o sistema de captação do pó, devem ser tomados cuidados especiais, devido às altas concentrações que o pó de silício atinge dentro das mangas, principalmente  durante as operações de limpeza por jato pulsante a ar comprimido.

Devem-se evitar depósitos de pó de silício na área, seja no chão, sobre vigas ou equipamentos, pela sua limpeza freqüente e por um adequado projeto das vigas de sustentação e dos equipamentos, pois se ocorrem explosões, elas normalmente se dão em duas etapas:

1 – Primária: geralmente mais fraca, levanta toda a poeira;

2 – Secundária: dependendo da quantidade de pó de silício em suspensão, pode ser de grande intensidade.

  

MOAGEM:

O material a ser moído deve estar isento de umidade, e devem ser observados, além de outros, os mesmos cuidados citados para a britagem, a menos que se refere á operação em áreas ventiladas, no caso de moagem em atmosfera controlada.

Deve-se tomar especial cuidado com as cargas elétricas estáticas que são comuns de formar nos sistemas de moagem.

São dois os modos de se conviver com o risco de explosão do pó de silício durante as operações de moagem: confinamento da área com o dimensionamento dos equipamentos para suporte uma possível explosão, e o controle do teor de oxigênio da atmosfera.

No primeiro caso são necessários determinar-se o pico de pressão, função da pressão de trabalho, e a pressão máxima que a explosão atingiria.

Não se deve moer o silício metálico em atmosfera de gás inerte. A adoção dessa medida leva a risco de explosão tão logo o pó entre em contato com o ar. Podendo pegar fogo e explodir.

Já a moagem do silício metálico em atmosfera não controlada, leva por sua vez ao risco de explosão pela presença de uma quantidade maior de oxigênio, que age como comburente na reação.

O moinho mais aconselhável, com o qual não se teve notícia de Ter ocorrido explosões em operações de moagem, é o de bolas.

  

OUTRAS OPERAÇÕES DE RISCO:

Durante o transporte pneumático e a classificação granulométrica do pó  também podem ocorrer explosões.

  

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

 

Si / min.

 

 

Fe / máx.

 

Ca / máx.

 

 Al / máx.

 

 

 

 

 

98%

 

 

0,5%

 

0,4%

 

0,5%

 

 

 

 

GRANULOMETRIA:    Pedras ou conforme disponibilidade de granulado.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SICILIO

O Grupo Rima é o maior produtor brasileiro de silício metálico e o quarto maior do mundo. O silício fabricado pela Rima é utilizado nas indústrias metalúrgica, química, eletrônica e fotovoltaica. O silício é fabricado em forno elétrico de arco submerso, utilizando como matérias-primas básicas o quartzo de alta pureza, extraído 100% de nossas próprias jazidas, carvão vegetal e eletrodos especiais de carbono pré-cozido. Trata-se de um produto ambientalmente correto, pois utiliza carvão vegetal produzido nas unidades florestais próprias da Rima, cujo reflorestamento é feito de maneira contínua.

• Silício Grau Metalúrgico

Tem baixíssimos níveis de impureza e é utilizado na produção de ligas de alumínio, principalmente na fabricação de peças para o setor automotivo. A alta pureza de nosso produto proporciona rápida solubilidade e rendimento eficaz na adição ao alumínio.

• Silício Grau Químico

É a matéria-prima básica para a produção de silicones especiais, chamados óleos leves. De larga aplicação, atualmente essa substância é utilizada nas áreas de medicina, cosméticos, arquitetura civil, indústria eletroeletrônica, têxtil e automotiva.

• Silício Micronizado

Utilizado nas indústrias de semicondutores, é a matéria-prima principal na produção de triclorosilanos, que são transformados em diodos e processadores de alta performance (chips de computadores).

• Silício Grau Solar

Matéria-prima utilizada na fabricação de células solares, cujo mercado vem crescendo de forma exponencial em todo o mundo como alternativa de uma nova matriz energética.