A ORIGEM DO PAPELÃO ONDULADO

 

              A história de datas do Papelão Ondulado já passa de um século.O papelão ondulado nasceu do uso de papel e da necessidade crescente para empacotar e proteger. Apesar de consideráveis mudanças, as embalagens modernas não são tão diferentes que as de nossos avôs. 0 segmento é e permanecerá lucrativo,moderno e inovador.

 

ALGUMAS DATAS IMPORTANTES

1856 Dois ingleses, Healey e Allen

 obtiveram uma patente para o primeiro

 uso conhecido de papelão ondulado.

0 papel foi alimentado um a um em uma 

máquina de mão simples feita de 2 

rolos corrugados. 0 resultado foi um

 papel corrugado e agradável. Foi aplicado 

no forro de chapéus.

 

 

 

1871 O primeiro uso de papelão ondulado para empacotar foi por um homem americano, Albert L. Jones que obteve uma patente para o uso do papelão ondulado para embrulhar artigos frágeis como garrafas.

 

1874 Novamente nos Estados Unidos, Olivier Long 

patenteou o conceito de unir uma folha lisa

a um papel corrugado, para fortalecer isto.

 

1881 Alguns fabricantes dos EUA acreditavam que o

papelão ondulado fosse um novo conceito para embalar.

Eles concentraram esforços para desenvolver um novo maquinário.

0 Thompson com a companhia de Norris criaram a 

primeira máquina para a fabricação do

papelão FACE-SIMPLES e apresentaram 

para os Europeus.

 

PAPELÃO ONDULADO NA EUROPA

 

1883 Londres ( REINO UNIDO) 

1886 Kircberg ( Alemanha)

1888 Exideuil-sur-Vienne ( França)

1895 Os Europeus produziram suas máquinas de

 produção de papelão ondulado a nível de empresa,

A primeira onduladeira foi desenvolvida

por Jefferson T. Ferres da Sefton CIA. industrial

 

UM SÉCULO DE INOVAÇÕES.

A produção de embalagens de papelão tem mostrado enorme 

crescimento. Acompanhou a revolução industrial e vem 

atendendo à demanda fixa por mais embalagens de transporte, fazendo a produção de papelão ondulado seguir a atividade econômica de perto.

 

Hoje, se adapta à evolução constante do comércio de varejo

e suas constantes exigências de logísticas variáveis.

Como no fim do Século 19, aconteceram muitas mudanças

e um progresso notável na melhoria de matérias-primas, 

nos equipamentos, nos processos de produção, e as técnicas das impressão nas embalagens de papelão.

Alguns exemplos são listados abaixo:

- 0 número de QUALIDADES de papel para a produção 

de papelão ondulado está aumentando continuamente.

 

- A velocidade de produção aumentou significativamente

 com a melhoria de equipamento.

Isto também é verdade no lado do usuário, que vem usando cada vez mais a embalagem de papelão.

 

- 0 uso do computador revolucionou a indústria conseguindo produções continuas e permitindo se evitar paradas de máquina, pois as paradas tinham um impacto considerável em relação à produtividade. Os progressos não irão parar , a era da tecnologia de informação começou a pouco tempo.

 

- Na última década, as novas técnicas de impressão provavelmente  trouxeram maiores mudanças. A embalagem de papelão ondulado tem varias funções como de logística e comercialização.

O uso de códigos de barra para identificação do produto requereu

melhorias na qualidade gráfica das embalagens de papelão.

Com ondas pequenas e papel de qualidade conseguimos boas impressões as quais vem sendo utilizadas para causar impacto junto ao consumidor final.

 

IMPULSORES DA MUDANÇA

Muitas forças motrizes influenciam o desenvolvimento futuro da INDUSTRIA DE PAPELÃO ONDULADO. Alguns deles são inerentes ao segmento, e outros são o resultados de mudanças significantes do comércio de vare¡o e da globalização.

Os consumidores de embalagens de papelão ondulado na Europa estão cada vez mais exigentes. Alguns segmentos de mercado fazem estudos (desenvolvimentos internos).Antes de lançarem o produto no mercado. A embalagem de papelão ondulado hoje possuí um papel muito importante na estratégia de venda.

 

A EMBALAGEM DE PAPELÃO EM NOSSOS TEMPOS

O papelão ondulado presta antes de mais nada um serviço à sociedade direcionado a conscientização e esclarecimento ao usuário da embalagem a qual é reciclável, procurando mostrar a importância que elas possuem diante da realidade ambiental a qual vivemos . Esclarecimentos estes que tem reflexos imediatos na degradação ambiental e na economia do País,com menores perdas de produtos, no transporte ou na estocagem e maior competitividade dos produtos. A embalagem de papelão ondulado é " o elemento que protege o produto durante a movimentação, transporte , armazenagem e possibilita a exposição em sua própria embalagem de transporte " As embalagens de papelão ondulado evoluíram bastante, se tornaram parte integrante do produto e não mais como pensavam que ela eram um mal necessário

A primeira coisa que uma empresa faz, quando lhe é solicitada a fabricação de uma determinada embalagem, é aplicar a mesma um chek-list no seu futuro usuário, o chek-list é um amplo questionário em que o cliente fornece uma série de informações que serão fundamentais para elaboração de uma embalagem, ou seja, o mais eficiente possível, pelo menor custo.

A tendência a tomar estes mercados é que nos obriga a sermos cada vez mais observadores e criteriosos no processo de produção, obrigando o setor investir maciçamente em treinamento, tecnologia e qualidade de produtos e serviços.

 

Papelão e sucata eletrônica viram miniaturas de automóveis

25/07/2010 por Nivia de Oliveira Castro

Essa réplica em miniatura de táxi antigo — que remete aos famosos yellow cabsque circulam em Nova York — foi construída apenas com papelão, cola, lâmpadas queimadas e restos de equipamentos eletrônicos descartados, cujo destino seria a lata de lixo.

A reciclagem desses materiais é feita pelo artesão Maninho, de Mossoró, Rio Grande do Norte, que se especializou em aproveitar sucatas, principalmente de alumínio, para montar uma enorme coleção de carros antigos e esportivos de último tipo.

O que me agrada no trabalho de Maninho — apelido do também funcionário público e músico Carlos Magno Gurgel Dantas — são suas improvisações geniais com materiais de alta tecnologia, porém mantendo um certo aspecto rústico em suas criações. A mala desse táxi é um belo exemplo que me encanta de forma especial.

Eu já havia publicado um post parecido no blog Matéria Incógnita mas não resisti em trazer o tema para cá devido ao interesse que acabou por despertar. Sugiro então uma visita ao blog desse artista plástico potiguar. Além de talentoso, é bastante generoso pois ensina todas as etapas para a fabricação dos carrinhos. Vale conferir.