NIQUEL

O níquel foi isolado pela primeira vez por Cronstedt em 1751, tendo-se conseguido uma amostra do metal bastante pura em 1804 por Richter, que também fez uma descrição muito pormenorizada das suas propriedades. Em 1870, Fleitmann descobriu que a adição de uma pequena quantidade de magnésio tornava o níquel maleável.

Estima-se que na crusta terrestre o níquel não exceda os 0,01%, sendo o vigésimo quarto elemento mais abundante na Terra. Contudo, existem poucos depósitos naturais de níquel que justifiquem a sua exploração.

Fabricação de moeda em vários países


Nome do elemento:
Níquel
Símbolo Químico: Ni
Número Atômico: 28
Peso Atômico: 58,6934
Grupo da Tabela: 10
Configuração Eletrônica: [Ar].3d8.4s2
Classificação: Metal de Transição
Estado Físico: Sólido
Origem do nome: Do alemão "kupfernickel" que significa cobre diabólico.
Introdução: Níquel é um metal branco prateado, levemente duro, maleável, resistente a corrosão. O níquel é um metal de transição e pertence ao grupo 10 da tabela periódica.
Em 1751, O níquel foi descoberto por Axel Frederic Cronstedt, na Suécia. Alguns anos depois, em 1775, Torbern Olaf Bergman escreveu experiências sobre o níquel. Ele mencionou alguns problemas na retirada do arsênio do metal bruto e obteve sais puro de níquel, demonstrando que o níquel era um metal distinto.
O níquel é encontrado como um constituinte na maioria dos meteoritos e muitas vezes serve como critério para distinguir um meteorito de outros minerais.
Meteoritos de ferro, ou sideritos, podem conter ferro ligado com cerca de 5% à 20% de níquel.
Densidade do sólido: 8,908 (g/cm3)
Ponto de Fusão: 1728,0 K
Ponto de Ebulição: 3186,0 K
Onde encontrar: O níquel é encontrado como um constituinte na maioria dos meteoritos e muitas vezes serve como critério para distinguir um meteorito de outros minerais. 
Utilização: 

- Aços de resistência mecânica, ligas contendo: níquel/cobre, níquel/molibdênio, níquel/cromo/molibdênio/vanádio e níquel/cromo/molibdênio;

- Ligas elétricas - ferro/níquel (circuitos magnéticos);

- Fabricação de moedas em vários países;

- Fabricação de material bélico;

- Finamente dividido é usado como catalizador para a hidrogenação de óleos vegetais;

- Produção de aço inoxidável, juntamente com o cromo;

- Baterias (níquel-cádmio);

- Ligas anti-corrosivas e refratárias.