Breve História do Aço Inox    

 

Breve História do Aço Inox

O aço inoxidável foi descoberto por Harry Brearley (1871-1948). 

Começou a trabalhar como operário numa produtora de aço com a idade de 12 anos, na sua terra natal, Sheffield (Inglaterra). 

Em 1912, Harry iniciou uma investigação, a pedido de fabricantes de armas, numa liga metálica que apresentasse uma resistência maior ao desgaste que ocorria no interior dos canos das armas de fogo como resultado do calor liberado pelos gases. 

De início a sua pesquisa consistia em investigar uma liga que apresentasse uma maior resistência à erosão. 

Ao realizar o ataque químico de teste para revelar a micro estrutura desses novos aços com alto teor de crómio que estava a pesquisar, Brearley notou que o ácido nítrico - um reactivo comum para os aços - não surtia efeito algum. 

Brearley não obteve uma liga metálica que resistia ao desgaste, obteve porém uma liga metálica resistente a corrosão. 

A aplicação imediata foi destinada ao fabrico de talheres. 

Até então tinham sido fabricados a partir de aço carbono que se corroía com facilidade devido aos ácidos presentes nos alimentos.

   
 

Aço Inoxidável - Aço Inox

Sucata de Inoxidáveis - Conhecemos por aço inoxidável o aço composto em sua maioria por uma combinação de ferro e cromo. Muitos têm, também, níquel. Esta sucata tem várias fontes, posto que o aço inoxidável tem ampla utilização. Por exemplo, ele substitui o aço comum quando é necessário uma maior resistência à corrosão.

Essas ligas, feitas com o ferro, resultam em vários materiais que, além de resistirem à corrosão, apresentam outras propriedades muito convenientes na vida moderna, como por exemplo, elasticidade, resistência ao calor, durabilidade, entre outras. No dia a dia encontramos o aço inox em pias, tanques, equipamentos de cozinha industrial, eletrodomésticos como geladeira, fogões, e outras utilidades domésticas e industriais. Por isto, a sucata de aço inodidável é muito comum. 

Uma sucata inox, mais flexível, podendo o aço ser estampado ou trabalhado de outras maneiras, é resultado de ligas de ferro com outros metais, como molibdênio e níquel. O aço comum é uma liga de ferro e carbono e às vezes se junta nitrogênio. 

Classificação do Aço Inoxidável - Normalmente o mercado subdivide os aços inoxidáveis pela quantidade de elementos contidos, especialmente o elemento níquel. A classificação é dada por uma numeração já conhecida - cada classificação tem uma composição definida de metais.

Eles são classificados em? 

Linha 400 – inox 403, 405, 409, 410, 420, 430 e 446.

Linha 300 - inox 301, 304, 316 e 321.

Dentro dessas linhas, o inox se divide em: * Austenítico - Resistente a corossão. A liga é de ferro, cromo (17 a 25%) e níquel (7 a 20%). É de alta durabilidade, adequados para muuitos trabalhos tanta em altas como em baixas temperaturas. é utilizado em: equipamentos para indústria química e petroquímica, equipamentos para industria alimentícia e construção civil.

- Ferritico - Resistente à corossão, porém não contém níquel. Sua liga é basicamente ferro e cromo (11 a 17%). São, por isto, mais econômicos, facilmente dobráveis e cortados. utilizado em eletrodomésticos, indústrias automobilísticas, talheres.

- Martensitico - Dureza elevada. Muito utilizados em instrumentos cirúrgicos, alguns tipos de disco de freio. 

Maxiligas trabalha principalmente com sucatas da linha 300. Veja os que mais comercializamos:

- 304; 
- 316; 
- 321; 
- 310; 
- 430.