História do estanho

Última atualização: 11/08/2007

 


Tocheiros policromados
No século XIV, o estanho começou a ser tirado de jazidas na Europa e convertido em diversos produtos, geralmente utilitários. Até a metade do século XVII, a fabricação de estanho só cresceu por ser um metal fácil de ser trabalhado, maleável e que se funde a uma baixa temperatura. Ainda nesse período, era utilizado por artesãos-viajantes que passavam de cidade em cidade, consertando ou fazendo peças.


Castiçais
No Brasil apesar de ter sido muito usado no período colonial, a produção de estanho, no século XX, surgiu com a influência de um antiquário Inglês, John Walter Somers, em 1968. E na década de 70 outras fábricas surgiram em São João Del-Rei e até hoje a cidade é referência em estanho. Em Minas Gerais, as peças mais antigas em estanho pertencem ao acervo sacro, como castiçais e tocheiros. 


Objetos de medidas para cirurgiões
Importante registro na história no Brasil foi o naufrágio de duas naus holandesas (Utrecht e Huys Nassau) na costa da Bahia, no ano de 1648, em batalha com o navio português, levando para o fundo do Atlântico um grande conjunto de peças de estanharia européia.

Parte das peças naufragadas foi resgatada e algumas compõem o acervo do Museu do Estanho, em São João Del-Rei, MG. (Veja as figuras) 


Jarro e bacia tipicamente portugueses
A liga
O estanho é um metal que é beneficiado da cassiterita e ele é macio de mais para ser usado sozinho. Por isso é feita uma liga conhecida como 'Pewter' que contém 95% de estanho grau 'A' com 99,9% de pureza e o restante é antimônio e Cobre, apenas para aumentar a dureza das peças e nenhum chumbo. A liga Pewter é pura e totalmente utilitária. Ressaltamos que o estanho absolutamente não altera o sabor dos alimentos e da bebida. ".X." é o símbolo internacional de qualidade e pureza.

O Acabamento

Utilidades de mesas - escudelas

O processo de fabricação é todo artesanal, feito por profissionais qualificados. As peças são fundidas em moldes metálicos, geralmente ferro fundido e depois torneadas e por fim recebem dois acabamentos:

- O polido: é a cor original do estanho, com alto grau de polimento, onde a peça fica toda brilhante.

- O fosco: seu envelhecimento é conseguido artificialmente com banhos de imersão em solução ácida. A peça fica fosca e algumas têm um friso polido, ficando com um contraste muito bonito.

O ESTANHO


Fundada em Janeiro de 1978, a AME ARTE ESTANHOS vem buscando um árduo e difícil objetivo de produzir peças em estanho.
A origem do nome AME são as iniciais de seus fundadores: Anselmo, Marcos e Ebson, três artesãos com larga experiência.
A AME ARTE com seu pioneirismo e amor à arte, tem se destacado por produzir durante estes anos, peças artesanais de altíssima qualidade e ricas em detalhes, confeccionadas por artesãos especializados.
Nosso compromisso sempre foi e será oferecer ao cliente o mais fino estanho, sendo nossa marca registrada, a qualidade e a riqueza artística de nossos produtos.

O QUE É O ESTANHO?

O termo estanho significa ao mesmo tempo metálico puro e os produtos feitos da liga deste metal. O metal puro é macio demais para ser usado sozinho, devendo, sempre ser usado juntamente com outros metais. Antigamente, o chumbo era o mais usado para isso, embora o cobre, o antimônio e até o bismuto também possam ser encontrados em peças antigas.
Atualmente é de nosso saber que o chumbo é perigoso nos utensílios usados para alimentos, não sendo portanto, empregado pelos fabricantes mais responsáveis. A nossa liga é composta por 95% de estanho, 5% de antimônio e cobre. Tanto para uso como para adorno, as peças são totalmente isentas de chumbo.
Em relação a cor, o estanho em seu estado original, é semelhante à prata. A origem da crença, muito difundida, porém errônea, de que os cinzentos escuro é a verdadeira cor do estanho, se deu antigamente, quando donos poucos zelosos não tinham o devido cuidado com suas peças, sendo assim, ao longo dos anos, elas adquiriam um tom acizentados. Atualmente usa-se através de processo químico, dar um acabamento escuro no lado externo das peças.

TIPOS DE ACABAMENTO AME ARTE:

  • Peças polidas ( com polimento total na parte interna e externa );
  • Peças foscas ( com polimento somente na parte interna ).

O QUE SIGNIFICA NOSSA MARCA?

O conjunto de marcas AME ARTE LTDA, tem por objetivo indicar que as peças podem ser utilizadas com alimentos ou bebidas, sendo totalmente isentas de substâncias nocivas a saúde.
O ŸXŸ era um símbolo de qualidade conhecido na Europa nos séculos XVII e XVIII, portanto essa marca indica liga pura, ou seja, isenta de chumbo, ou quaisquer substância prejudiciais à saúde.

O ESTANHO E A SUA RESISTÊNCIA AO CALOR:

Começa a perder a resistência à temperatura de 180º C e derrete a 232º C, não podendo portanto levado diretamente ao fogo ou ao forno.
Para os castiçais, é recomendável não deixar as velas acesas depois que a chama alcançar a borda da boquilha.

O ESTANHO ALTERA O SABOR DA COMIDA E DA BEBIDA?

Absolutamente não. O metal estanho, o principal componente de nossos produtos é praticamente inerte. Tanto assim que as latas de conservas, são feitas de chapas de aço revestidas de estanho ( o que lhes da uma aspecto brilhante ). Pode ocorrer eventualmente que fique no estanho após o polimento, vestígios do material de limpeza usado, e estes certamente serão a causa do gosto e cheiro desagradáveis. Para evitar isso, aconselhamos que após o polimento normal com produto adequado, limpar a peça com álcool e uma flanela totalmente limpa e seca.
Também recomendamos que não se deixe restos de alimentos ou bebidas por muito tempo. O estanho é perfeitamente adequado para servir alimentos, mas não para guarda-los, pois com a deterioração de alimentos e bebidas certamente irá manchar seu estanho.

COMO CONSERVAR AS PEÇAS DE ESTANHO?

Se o uso dado à peça for para fins decorativos, como manuseio ocasional, será necessário somente tirar a poeira com uma flanela seca. Enfatizamos a palavra secaporque caso contrário, as minúsculas gotinhas deixas por uma pano úmido, causarão manchas de água que após algumas semanas tornaer-se-ao de difícil remoção.
O estanho no uso cotidiano, necessita ser lavado da mesma maneira que a porcelana ou o cristal. Depois deve ser enxugado com um pano bem seco, para evitar as gotinhas de água. Após algum tempo de uso, dependendo dos cuidados diários, você notara no estanho uma tendência para embaçar ou perder o brilho. Deverá então ser limpo com produto normal para polimento de metais como por exemplo, uma mistura de 60% de cera Poliflor líquida, de cor amarela e 40% de polidor líquido tipo Brasso. Com uma flanela, aplique o produto em toda superfície da peça, e com mais intensidade onde houver manchas, feito isso, passe uma flanela seca, em seguida uma flanela com álcool , pois além de eliminar os resíduos do produto de limpeza, o que é necessário, intensifica o brilho da peça. Nas peças totalmente polidas, use o mesmo processo porém utilizando somente Brasso (não usar cera).
O estanho é um metal muito macio, sujeito a imediatos arranhões no contato com qualquer objeto duro, como uma faca, garfo ou colher. Após o primeiro dia de uso, tem início um longo processo de envelhecimento e, com o passar do tempo, terá o aspecto de uma peça que vem sendo usada a várias décadas. Portanto, o cliente deve estar ciente deste processo, não esperando que o estanho permaneça com a aparência do dia da compra. A verdadeira beleza do estanho só começa a aparecer depois de vários anos de uso freqüente e manutenção cuidadosa.
As peças de estanho merecem especial atenção contra dois perigos, o primeiro e mais comum, são as marcas deixadas pelas flores. O talo da flor quando cortado, contém ácidos que, depois de alguns dias mancham o estanho. As peças usadas com flores devem ser limpas antes de serem guardadas ou usadas novamente. O segundo perigo existe para aqueles que moram à beira mar. A maresia deve ser removida com regularidade e as peças de estanho exigem limpeza mais freqüente nessas circunstâncias.
Apesar de tais recomendações, o estanho exige muito menos cuidados do que a prata, o cobre ou latão. Demora muito mais tempo para escurecer, não forma ferrugem nem azinhavre e num ambiente seco e limpo manterá seu brilho por meses a fio.

 

O ESTANHO AME ARTE PODE SER USADO?

Toda linha de peças da AME ARTE são adequadas para serem usadas. Como já explicamos anteriormente, o cliente deve estar ciente de que as peças de uso cotidiano, adequadas para servir alimentos, vem com um conjunto de marcas contendo a letra Ÿ XŸ , indicando não conter substâncias prejudiciais à saúde.
Além disso, o estanho leva enorme enorme vantagem sobre os seus principais concorrentes, o cristal e a porcelana, pois não quebra e não racha. Um pequeno arranhão, um risco ou uma mancha podem ser eliminados com polimento ou se leve um tombo ou amassa, qualquer peça de estanho pode ser facilmente consertada na fábrica.
Nós nos responsabilizamos por nossos produtos, pelo teor das nossas ligas e pelo significado de nosso sistema de marcação. Porém, há outros produtos vendidos como " estanho" mas com elevado teor de chumbo, ou mesmo inteiramente de chumbo. O chumbo é altamente tóxico e não pode ser usado para alimentos ou bebidas. Mas como saber se o produto que esta sendo oferecido tem chumbo ou não? Quando o teor de chumbo é muito alto, o produto é muito mais pesado em relação ao seu tamanho, de uma cor mais escura, mais azulada, e não tem ressonância nenhuma. Para conferir basta bater na peça com um lápis ou uma caneta, você vai ouvir uma ressonância típica do metal.
Quando depois de perguntar ao fabricante, ainda houver alguma dúvida, só resta recorrer à análise química.

 

RESUMINDO, QUAIS AS RECOMENDAÇÕES?

1. Não levar o estanho ao fogo ou forno;
2. Não deixa acumular poeira na peça;
3. Não limpar a poeira com pano úmido;1. Não deixar úmido por muito tempo;
5. Não usar para guardar alimentos ou bebidas, especialmente bebidas ácidas;
6. Não tentar manter o estanho com um aspecto de novo em folha;
7. Tratar sua peça de estanho com os devidos cuidados, deixando que o processo natural de envelhecimento a umente seu valor com o passar do tempo;
8. Lavar com sabão neutro ou detergente, usando sempre esponja macia;
9.Nunca use esponja de aço para lavar seu estanho;
10. As xícaras que acompanham os jogos para chá e café, podem provocar queimaduras quando usadas com líquidos quentes;
11. As partes foscas das peças de estanho são limpas com cera, Brasso, e álcool;

As partes polidas da peça de estanho são limpas somente com Brasso e álcool.