COBRE

A descoberta do cobre remonta a tempos pré-históricos, pois a sua exploração mineira já é feita há mais de 6000 anos. Juntamente com o ouro e o ferro, o cobre era já utilizado pelas civilizações ancestrais, tal como a egípcia. Os principais depósitos de cobre da Antiguidade estavam localizados no Sinai, na Síria, no Afeganistão, em Chipre, na Macedónia, na Ibéria e na Europa Central. As principais minas europeias da Era do Bronze estavam localizadas na Áustria, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Grécia e Tirol.

A indústria de cobre actual depara com numerosos problemas, pelo facto de este elemento ser tecnologicamente superado por outros materiais como o alumínio, o aço ou os plásticos.

   
   

Comercialização de Sucata de Cobre

A sucata de cobre é muito procurada por ser o cobre um dos metais mais utilizados no mundo inteiro. Sua aplicação advem de uma característica: é um dos melhores condutores de energia. Entre os metais, somente a prata é melhor condutor de calor do que o cobre.

Fontes da sucata - É encontrada, principalmente, em fios, cabos, tubos e materiais elétricos em geral, motores de geladeira, motores de carros, motores elétricos, entre outros.

Os cabos e fios de cobre podem ser comercializado com ou sem capa. Quando é encapado, a sucata é submetida à separação do material que o envolve para se saber a quantidade exata de cobre contida nela. É o que chamamos de calcular a “perda” do material.

Classificação - O cobre é, popularmente, classificado em cobre mel (ou cobre de primeira, cabo), cobre misto, (ou de segunda, cobre queimado). Mas, para fins comerciais, sua sucata é classificada em:
- Cobre limpo;
- Cobre picotado, granulado ou moído;
- Fios e cabos.
- Misto;
- Cobre de 4ª

Por ser muito difundido e ter uma cor avermelhada típica, é facilmente identificável.

Elemento metálico de cor vermelho-pardo, brilhante, maleável e dúctil, mais pesado que o níquel e mais duro que o ouro e a prata.

Símbolo químico: Cu
Ponto de fusão: 1.083º C
Densidade: 8,94
   

É muito bom condutor de eletricidade e calor, apresenta alto grau de dureza e é resistente à corrosão..

O cobre é um elemento metálico que veio das profundezas da Terra há milhões de anos, impulsionado pelos processos geológicos que esculpiram nosso planeta. Ao chegar perto da superfície deu origem a diversos tipos de jazidas.

A chave para entender o uso intensivo do cobre por parte da humanidade está em suas propriedades básicas: é um metal maleável, com grande resistência à corrosão, de uma cor atrativa, com alta condutibilidade térmica e elétrica, ideal para a transmissão de dados, não é magnético e é totalmente reciclável.

Estas propriedades são transmitidas às ligas que utilizam cobre. Uma é o bronze, um material de grande resistência,  resultado da combinação do cobre com o estanho. A outra é o latão, união do cobre com o zinco, fácil de manipular e resistente à corrosão.

Outra liga é a de cobre-níquel, muito usada em aplicações marítimas devido a sua excelente resistência à corrosão e às incrustrações. Para mais informações sobre suas aplicações


Dados básicos / Elementos adjacentes

Topo • Fim
Número atômico 29
Peso atômico 63,546
Elétrons [Ar]4s13d10
· · · · · · · · · · · ·
Níquel Cobre Zinco
Paládio Prata Cádmio


História

 
Do latim cuprum (da ilha de Chipre). Acredita-se que a mineração do cobre começou há cerca de 5000 anos.

A adição de pequenas quantidades de estanho facilitava a fundição, formando o bronze. Essa descoberta foi importante e a Idade do bronze caracteriza um período da história da humanidade.


Disponibilidade

 
Cobre é um dos poucos metais que podem ser encontrados na forma nativa, mas a ocorrência é rara. Ver figura abaixo (fonte: www.mineral.galleries.com).

Encontrado em minerais como:

• cuprita (óxido de cobre, Cu2O)
• malaquita (carbonato básico de cobre)
• calcopirita (sulfeto de cobre e ferro, CuFeS2, o mais importante)
• bornita (sulfeto de cobre e ferro, monométrico)

• calcosita (sulfeto de cobre, Cu2S)
• covelita (sulfeto de cobre com mica).

Sulfetos são os minerais mais usados, em geral extraídos em minas abertas.


Produção

 
Da calcopirita ou da calcosita, o enxofre é removido por calcinação do minério, resultando em cobre bruto que pode ser refinado em fornos para obter o cobre metalúrgico ou submetido à eletrólise para um maior grau de pureza (cobre eletrolítico). No processo eletrolítico, cobre puro é depositado no catodo. O resíduo (lama anódica) contém quantidades aproveitáveis de prata, ouro e outros elementos.

Reação da calcinação da calcosita:

2Cu2S + 3O2 → 2Cu2O + 2SO2 e 2Cu2O + Cu2S → 6Cu + SO2.


Propriedades

 
Tem uma cor marrom avermelhada, brilhante se lustrado, é maleável e dúctil, é bom condutor de calor e eletricidade. Somente a prata conduz eletricidade melhor do que o cobre.

É resistente à corrosão de muitos meios (algumas atmosferas industriais, água do mar, soluções salinas em geral, solos, ácidos orgânicos, etc). É atacado por ácido nítrico, halogênios, amônia com água, sulfitos.

Grandeza Valor Unidade
Massa específica do sólido 8920 kg/m3
Ponto de fusão 1085 °C
Calor de fusão 13,1 kJ/mol
Ponto de ebulição 2927 °C
Calor de vaporização 300 kJ/mol
Eletronegatividade 1,9 Pauling
Estados de oxidação +2, +1 -
Resistividade elétrica (20°C) 1,67 10−8 Ω m
Condutividade térmica 401 W/(m°C)
Calor específico 385 J/(kg°C)
Coeficiente de expansão térmica 1,65 10−5 (1/°C)
Coeficiente de Poisson 0,34 -
Módulo de elasticidade 130 GPa
Velocidade do som  3810  m/s
Estrutura cristalina cúbica de face centrada  -

Compostos de cobre devem ser manuseados com cuidado por apresentarem toxidade. Máxima concentração permissível de cobre na água potável é supostamente na faixa de 1,5 a 2 ppm.


Compostos e/ou reações - alguns exemplos

 

Reação com oxigênio 4Cu + O2 → 2Cu2O
Reação com alguns halogênios Cu + F2 → CuF2 
Cu + Cl2 → CuCl2
Cu + Br2 → CuBr2
Reação com ácido Cu + H2SO4 → Cu++ + SO4-- + H2


Aplicações - alguns exemplos

 
• A facilidade de soldagem e/ou a resistência à corrosão de alguns meios fazem do cobre o metal apropriado para certos tipos de tubulações, trocadores de calor, etc.

• Condução de eletricidade é a aplicação básica do cobre. Desde cabos e transformadores de linhas de transmissão e instalações prediais a aparelhos elétricos e eletrônicos e seus componentes.

• Ligas como latão e bronze têm importantes e variadas aplicações.

• Usado também como veneno agrícola e para remover algas na purificação da água.