INTRODUÇÃO 

Apresentar-se-a neste trabalho a história do chumbo, mostrando em que país e em que ano ele foi descoberto, quando ele começou a ser usado pelo homem e etc., contaremos o que a exploração de chumbo causa a muitos animais ressaltando os sintomas, mostraremos também suas propriedades químicas, a temperatura em que acontece a fusão, a vaporização e a atomização. 

CHUMBO 

A palavra chumbo vem do latim plumbum (chumbo). 
O chumbo foi um dos primeiros metais a ser trabalhado pelo Homem, sendo conhecido desde 3500 a.C., de acordo com descobertas arqueológicas feitas no Egito. A peça de chumbo mais antiga que se conhece está no Museu Britânico e data de 3800 a.C.. 

O modo como os povos antigos extraíam o chumbo dos seus minerais não é bem conhecido. No entanto, existem vestígios de fornalhas muito rudimentares, feitas de pedra, onde se supõe que estes povos aqueciam os minérios de chumbo, com fogueiras que queimavam madeira e carvão, para extrair o elemento. 

Existem evidências de que os Chineses já produziam chumbo metálico por volta de 3000 a.C., e de que os Fenícios tinham explorações perto de depósitos em Espanha, em 2000 a.C.. No século V a.C. os Romanos fizeram uma exploração extensiva dos depósitos de chumbo em toda a Península Ibérica. 

No período de 700 d.C. a 1000 d.C. as minas alemãs de chumbo e prata, no vale do Reno e das montanhas de Hartz, eram muito importantes, tal como as da Saxónia, Silésia e Boémia no século XIII. 

No século XVII, as fundições de chumbo floresceram na Grã-Bretanha, com especial realce para aquelas localizadas em Gales e Derbyshire. 
De um modo geral, os compostos de chumbo são nocivos para os animais. O efeito da absorção do elemento nas plantas não parece grave. No entanto, estas acumulam chumbo que será absorvido pelos animais em caso de ingestão. Por esta razão não se utilizam compostos de chumbo em pesticidas ou inseticidas. 
O chumbo e o seu sulfato são muito pouco absorvidos, considerando-se praticamente inócuos. No entanto, os sais solúveis, o cloreto, o nitrato, o acetato etc, são venenos muito ativos. A principal causa de intoxicação com chumbo é a exposição a vapores e poeiras dos seus compostos. Os sintomas de intoxicação são desconforto intestinal, fortes dores abdominais, diarréia, perda de apetite, náuseas, vômitos e cãibras. 

O chumbo não é um elemento muito abundante, ficando aquém das taxas relativas a outros metais como o alumínio, ferro, magnésio, titânio, níquel, etc. No entanto, é mais abundante que o cobalto, estanho, cádmio ou ouro. 

Os minérios de chumbo mais importantes são a galena (PbS), a anglesite (PbSO4) e a cerussite (PbCO3), respectivamente com 86%, 68% e 77% de chumbo. Outros minerais que contêm chumbo são a linarite, a piromorfite, a mimetite, a vanadinite, a crocosoite e a wulfenite. 

Os principais depósitos de minérios de chumbo estão localizados nos EUA, Perú, Argentina, Bolívia, Austrália, Zâmbia, África do Sul, Alemanha, Espanha, Suécia, Itália e Sérvia. 

O chumbo é um dos mais utilizados metais na indústria, apenas sendo ultrapassado por outros metais como o ferro, o cobre, o zinco e o alumínio. A principal aplicação do chumbo e do seu óxido (PbO) é no fabrico de baterias elétricas para veículos automóveis. 
As ligas de chumbo são muito diversas e amplamente utilizadas na indústria. A adição de uma pequena percentagem de arsénico, ou antimónio, ao chumbo, aumenta a sua dureza e resistência mecânica, protegendo-o do desgaste. As ligas de cálcio-chumbo e de estanho-chumbo são utilizadas no revestimento de certos cabos elétricos.A solda é uma liga de chumbo com estanho, em proporções variáveis de acordo com o ponto de fusão requerido. A adição de bismuto, cádmio ou mercúrio, também pode alterar o ponto de fusão da solda. 

PROPRIEDADES DO CHUMBO 

Propriedades do Elemento: 
Nome: Chumbo 
Número Atómico: 82 
Símbolo Químico: Pb 

Propriedades Atómicas: 
Massa Atómica: 207.2 
Eletronegatividade: 
Pauling: 2.33 
Allred: 1.55 
Absoluta: 3.9 eV 
Eletroafinidade: 35.1 kJ mol-1 
Polarizabilidade: 6.8 Å3 
Carga Nuclear Efetiva: 
Slater: 5.65 
Clementi: 12.39 
Froese Fischer: 15.33 
Raios: 
Pb 2 +: 132 pm 
Pb 4 +: 84 pm 
Atômico: 175 pm 
Covalente: 154 pm 
Pb 4 -: 215 pm 

Propriedades Eletrónicas 
Energias de Ionização Sucessivas: 
Pb - Pb + : 715.5 kJ mol-1 
Pb+1 - Pb+2 : 1450.4 kJ mol-1 
Pb+2 - Pb+3 : 3081.5 kJ mol-1 
Pb+3 - Pb+4 : 4083 kJ mol-1 
Pb+4 - Pb+5 : 6640 kJ mol-1 
Pb+5 - Pb+6 : (8100) kJ mol-1 
Pb+6 - Pb+7 : (9900) kJ mol-1 
Pb+7 - Pb+8 : (11800) kJ mol-1 
Pb+8 - Pb+9 : (13700) kJ mol-1 
Pb+9 - Pb+10 : (16700) kJ mol-1 
Iões Comuns : Pb 2 +, Pb 4 +, Pb 4 - 

Propriedades da Substância Elementar: 
Substância Elementar Mais Comum : Pb 
Classe de Substâncias Elementares : Metal 
Origem : Natural 
Estado Físico : Sólido 
Densidade [298K] : 11350 kg m-3 
Preço : 240$ 
Rede Cristalina : cúbica de faces centradas 

Propriedades Termodinâmicas: 
Ponto de Fusão : 601 K 
Ponto de Ebulição : 2013 K 
Condutividade Elétrica [298K] : 4.84x10+06 Ohm-1m-1 
Condutividade Térmica [300K] : 35.3 W m-1K-1 
Calor de: 
Fusão: 5.121 kJ mol-1 
Vaporização: 179.4 kJ mol-1 
Atomização: 196 kJ mol-1 

Aplicações do elemento 
Pb Metal de solda (Sn-Pb). Ligas de baixo ponto de fusão (Sn-Pb-Bi), usadas em extintores automáticos de incêndios e em fusíveis de eletricidade. Acumuladores (baterias de chumbo). Proteção contra radiações (raios X e raios gama). Condutores de água. 

Aplicações dos compostos 
PbS Minério de chumbo. 
PbCrO4 Pigmento amarelo em pintura. 
Pb(OH)2 · 2PbCO3 Pigmento branco em pintura (alvaiade). 
Pb3O4, zarcão Pintura de primeira mão para proteger o ferro da ferrugem. 
PbO2 Acumuladores (baterias de automóveis). 
Pb(C2H5)4 Aditivo da gasolina (tetraetilchumbo). 

Resumindo em uma pequena tabela: 

Chumbo 
Símbolo: Pb 
Número atômico(Z): 82 
Massa atômica (MA): 207,2 u 
Densidade: 11,35 g/cm3 
Energia de ionização: 714,8 kJ/mol 
Ponto de fusão: 327,4 °C 
Ponto de ebulição: 1755 °C 
Raio atômico: 175 pm 
Eletronegatividade: 2,33 
Distribuição eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10 6p2 

CONCLUSÃO 

Conclui-se que o chumbo foi um dos primeiros metais usados pelo homem, e isso foi a mis de 2000 anos a.C . Conclui-se também que os compostos de chumbo são nocivos para os animais. O efeito da absorção do elemento nas plantas não parece grave. No entanto, estas acumulam chumbo que será absorvido pelos animais em caso de ingestão. Por esta razão não se utilizam compostos de chumbo em pesticidas ou inseticidas. No entanto, os sais solúveis, o cloreto, o nitrato, o acetato etc, são venenos muito ativos. A principal causa de intoxicação com chumbo é a exposição a vapores e poeiras dos seus compostos. Os sintomas de intoxicação são desconforto intestinal, fortes dores abdominais, diarréia, perda de apetite, náuseas, vômitos e cãibras.

 

Sucata de Chumbo

A sucata de chumbo, ou simplesmente chumbo, é o metal mais pesado e cujo símbolo é PB. É também muito resistente à corrosão. Seu uso farmacêutico e cosmético é discutível, posto que, se ingerido, causa graves danos à saúde, especialmente aos rins, e tem, como uma das conseqüências, aumento da pressão arterial. 

Por outro lado, seu peso torna o chumbo um ótimo elemento para bloquear a radiação atômica. Por isto é muito usado nas salas onde se faz raiox-X, seja em hospitais, clínicas ou consultórios odontológicos. 

Fontes da sucata de chumbo – Esta sucata é encontrada em materiais de construção civil, munições, baterias de carros.

Cuidados e Classificação da Maxiligas – Por causa dos danos que pode causar à saúde e à natureza, a Maxiligas toma todas as precauções no seu manuseio. Podemos classificá-lo principalmente em três tipos: 

- Chumbo de rodas; 
- Chumbo limpo;
- Baterias.