DVD É CRACKEADO
Uma estrondosa gafe da Xing dá chance aos pirateadores de software DVD

Um grupo norueguês de hackes chamado Master of  Reverse Engeneering (MoRE) conseguiu quebrar o sistema de encriptação usado para proteger os filmes de DVD da pirataria. Os parceiros da indústria de DVD foram sacudidos pela revelação de que seus preciosos filmes poderiam ser copiados sem nenhum problema.

Aparentemente, a Xing Tecnologies produziu um software para reprodução de DVD e falhou ao proteger  a sua chave de decriptação,   como é requerido em contrato. Isto permitiu que os Hackers do MoRE pudessem estudar o esquema de encriptação da chave do DVD e, com isso, o grupo já quebrou mais de 170 chaves  de proteção  diferentes dos filmes em DVD.

Usando o seu programa DeCSS, de 60k, já é possível copiar os arquivos encriptados nos discos de DVD para o seu computador e, dali, para onde quer que você queira.

Especialistas sempre disseram que a encriptação seria quebrada seria quebrada eventualmente, mais ninguém  esperava que isso fosse acontecer  tão cedo. Com uma encriptação com chaves de 40 bits, bastou um pequeno e dedicado grupo de hackers para que o código fosse "crackeado". Mas, por quê alguém iria querer copiar  um DVD, quando é mais barato comprar um original do que um disco  DVD-W virgem, é o que todo mundo quer saber.

A notícia deste crack tem preocupado tanto a indústria que o lançamento dos aparelhos de reprodução de DVDs de áudio foi postergada, enquanto as companhias de hardware e software para DVD trabalham em uma nova versão do CSS2 mais segura, originalmente planejada para ser incorporada aos toca-DVDs de áudio. A Pioneer ainda planeja o lançamento do seu DVD, mais irá  vendê-lo como um aparelho de vídeo DVD com suporte a áudio de DVD. A razão:
Simplesmente não haverá  qualquer distribuição de DVDs de áudio até o segundo semestre deste ano, com o advento do padrão de proteção CSS2.

 

Matéria retirada da Revista PC Expert nº 13