CUIDADOS PESSOAIS

Mas, ok, você não é uma empresa e ainda assim está intrigado. É justo. Correndo o risco de juntar alhos com bugalhos, e para evitar que sua máquina se torne uma inocente útil, é  bom ter em mente um velho mandamento: não se deve abrir arquivos atachados (anexados), sem saber a procedência.

Passada a fase de deslumbramento com os penduricalhos , tão comum na puberdade digital (parece mesmo a vida real!), despreze solenemente arquivos com bichinhos animados, gracinhas de Natal, essas coisas. Deixe isso para outros .  É o mínimo que você pode fazer para evitar farejadores dentro da sua máquina. Não só por conta de vírus, mas para se precaver contra os cavalos-de-tróia, programadas espertinhos que camuflam em seu HD programinha fuxiqueiros, traficantes de informações que em princípio - só interessam a você.

Então, o risco continua. Viver é muito perigoso, como se sabe. E computador seguro é computador desconectado - e olhe lá... Principalmente em rodas como ICQ, IRC, chats e tagarelices afins, persiste o perigo de sua máquina ser visitada por alienígenas espinhentos e cabeludos.

Daí a importância de dar sempre uma faxina no HD, e dispor não só de bons antivírus como também de um firewall, programa que pode protegê-lo criando uma "muralha" (virtual, evidentemente) em torno do seu sistema. Em linhas gerais, serve para filtrar o que está passando pelas portas da sua máquina. Uma sugestão: http://www.signal9.com

E há mais o que fazer? Sim: proteger-se, proteger-se, proteger-se.

 

Matéria extraída da revista WebGuide nº 09 de Abril de 2000 - Por Nelson Vasconcelos