Éder Jofre

Éder Jofre foi um dos maiores pugilista brasileiro de todos os tempos, tendo conquistado os títulos mundiais de pesos galo e pena.

Nasceu em 26 de março de 1936 na cidade de São Paulo, Brasil. Aos 20 anos competiu nos Jogos Olímpicos de 1956, em Melbourne, Austrália, como Peso Galo e venceu a primeira luta contra Thein Myint Burman, mas perdeu nas quartas de final para o chileno Cláudio Barrientos.

Mas só começou sua carreira de pugilista profissional em 1957. Depois, já como profissional, venceu o mesmo Barrientos por Nocaute, derrubando-o por 7 vezes, antes de nocauteá-lo definitivamente.

Lutou no Brasil de 1957 à 1960, ganhando o título brasileiro dos Galos em 1958. Ganhou também o título de campeão Sul Americano dos Pesos Galo em 1960, numa luta de 15 assaltos contra Ernesto Miranda.

Com um cartel de 34 vitórias, nenhuma derrota e 2 empates, foi para os Estados Unidos e conquistou o título Mundial dos Pesos Galo da NBA (National Boxing Association), numa luta de 15 assaltos na qual venceu o mexicano Eloy Sanchez, nocauteando-o no 6 round.

Em 1961 venceu, por nocaute no 10º round, Piero Rollo e recebeu aclamação e reconhecimento pela luta, mas o título não estava em jogo.

No ano seguinte, contra o irlandês Johnny Caldwell, unificou o título dos Galos, tornando-se o único campeão mundial da categoria.

De 1960 à 1965 defendeu seu título por 7 vezes com sucesso, venceu todas as lutas por nocaute. Ficou com o recorde de maior defensor de título de Peso Galo em lutas consecutivas, vencidas por nocaute, incluindo a seqüência de 5 lutas vencidas aqui no Brasil.

Parou de lutar de 1966 à 1969, após perder para o japonês Harada, o título dos Galos numa decisão duvidosa dos jurados. Chegou a pensar em abandonar a carreira de pugilista, mas em 1970, decidiu voltar aos ringues, desta vez como peso pena.

Como Pena, não poderia ser diferente, venceu 25 das 25 lutas que realizou e conquistou o título mundial dos Penas, versão CMB (Conselho Mundial de Boxe), contra o espanhol José Legra. Esta luta realizou-se em 05/05/73, em Brasília, com a presença do então Presidente da República, Sr. Emílio Garrastazu Médici.

Defendeu o título dos Penas contra um dos maiores pugilistas de todos os tempos, o mexicano Vicente Saldivar, ganhando por nocaute no 4º round, luta realizada em Salvador, Bahia.

Continuou lutando até 1976, vencendo todas lutas. Neste mesmo ano, decidiu encerrar sua carreira, após o falecimento de seu irmão Dogalberto Jofre.

Mesmo tendo encerrado sua carreira, Éder continuou ganhando títulos. Em 1983 foi eleito pelo Conselho Mundial de Boxe, o maior peso-galo do boxe contemporâneo, homenagem realizada no edifício da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, Estados Unidos.

Em 1992, foi eleito entre especialistas para ingressar no Hall of Fame do boxe mundial, também em Nova York, E.U.A.

Novamente, eleito pela Bíblia do boxe mundial , a revista The Ring, é eleito para figurar entre os 50 maiores pugilistas da era moderna, ficando em 9º colocado.

81 Lutas 77 Vitórias 52 Nocautes 2 Empates.

Política
Na vida político-partidária, iniciou sua carreira no PDS, em 1982, sendo eleito 1º suplente. Em 1989, transferiu-se para o PSDB. Em 1992, elegeu-se pela 3a. vez Vereador de São Paulo.

Em 1996, foi eleito 1º suplente, efetivando-se na cadeira de vereador, com a eleição para deputado estadual do Vereador Alberto "Turco Loco" Hiar, em 1998.

Principais leis do Vereador Eder Jofre
Lei nº 10.858/90
Dispõe sobre a implementação de cursos pré-profissionalizantes e educação esportiva no Município de São Paulo, para menores carentes.

Lei nº 11.118/91
Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Esportes (COMESP), responsável pela elaboração de uma política independente do esporte, a partir da participação dos próprios desportistas.

Lei nº 11.056/91
Autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênios com entidades reconhecidas de utilidade pública, que mantenham cursos especiais para crianças excepcionais.

Lei 11.185/92
Dispõe sobre a criação do Projeto Férias no Parque, que visa dar lazer e entretenimento às crianças no período de férias, com atividades esportivas e lúdicas.

Lei 10.739/89
Dispõe sobre o atendimento ao migrante nas estações rodoviárias do Município de São Paulo, dando orientação no que diz respeito à moradia, emprego, etc...


Todos os direitos reservador para  http://www.longevidade.net/