Windows ME (Millennium)

   Registro Windows  -   Performance no Sistema -  Configurações Windows 98  - Windows Millenium -  Windows 2000 - Windows XPWindows Vista  -   Windows 7
CLIQUE NOS ITENS ACIMA, E APROVEITE AS DICAS.


Site Oficial do Windows Millennium
Lançado em setembro do ano  2000, o Windows Me tem hoje vários problemas bem conhecidos. Nós  selecionamos 10 problemas  pra você, acompanhados das respectivas soluções. Alguns procedimentos são relativamente simples e estão ao alcance de qualquer usuário. Basta navegar numa seqüência de menus. Outros envolvem ações delicadas, que exigem mais experiência. Além da solução de problemas, há também truques para melhorar o desempenho do sistema e formas de prevenir desastres. Confira.

 

DICAS PARA O WINDOWS ME

 

INSTALAÇÃO
Primeiro passo: Leia!

        Antes de começar a instalação, verifique a documentação no CD. Abra a pasta Addons\ Document, então, dê uma olhada em Guide\hdblok.doc e textfile\programs.txt. Esses arquivos irão ajudá-lo antecipadamente e evitar algum problema em potencial.

Obs.: Utilizamos aqui os nomes dos arquivos para versão em inglês do Windows ME

Segundo passo; Leia mais um pouco

        A compatibilidade de hardware com Windows ME é um problema para algumas pessoas, então, verifique as ultimas informações no site da Microsoft.

Enganando o sistema

        Normalmente, só é possível instalar o Windows ME em um micro com processador Pentium de 150 MHz. Para enganar a verificação do sistema, inicie o programa de instalação como setup /nm. Nos não recomendamos, entretanto, utilizar o Windows ME em uma maquina lenta

Deixando as opções abertas

        Se estiver fazendo o UPgrade de um PC para o Windows ME, certifique-se de escolher as opções que permitem fazer um backup dos arquivos da sua versão atual do Windows isso possibilitará desinstalar o Windows ME mais tarde ( se necessário).

Recuperando espaço em disco

        Uma vez que esteja feliz com nova instalação, você deve remover os arquivos de desinstalação recuperar um espaço valioso em disco, Abra a opção Adicionar/Remover Programas e selecione Remover informações de desinstalação do Windows Millennium.

 

MULTIMÍDIA

Trocando de pele

        O novo Windows Media Player ganhou um visual muito bonito, mas é possível incrementá-lo ainda mais com o auxílio do site  Windows Media. Os usuários do Windows 98 podem fazer o download da nova versão do Windows Media Player .

Copiando CDs

        Surpreendentemente, o novo Media Player permite copiar músicas de um CD para o disco rígido. Clique no botão CD Áudio, selecione as faixas a serem transferidas clicando no "checkbox" à esquerda de cada música, e então, selecione Copiar Música. Vale lembrar que é proibido copiar qualquer material que possua direitos autorais.

Qualidade de CD

        Gravar a faixa de um CD pode comer muito espaço no disco rígido. A quantidade exata de espaço dependerá da qualidade de som utilizada pelo Media Player. Selecione Ferramentas, Opções e altere a configuração para CD Áudio.

Um Media Player alternativo

        Se você achou que o novo Media Player não correspondeu às suas expectativas, volte ao velho estilo em C:\Arquivos de Programas\Windows Media Player\Mplayer2 .exe.

Reproduzindo DVDs

        A boa notícia: O Windows ME possui um DVD Player (dvdplay.exe na pasta Windows). A má notícia: Ele não irá funcionar a menos que você possua um drive de DVD no micro, um dispositivo decodificador MPEG instalado ou os drives necessários (no caso de possuir outro player já instalado).

Verificando CDs
Problemas com o CD?

        Introduza um CD de áudio em seu drive, abra a janela do DOS e execute o comando \tool\pssutil\CDinfo.exe (disponível no CD do Windows, caso você não tenha instalado). Esse comando realizará alguns testes básicos e verificações de sinais, e então, mostrará os resultados.

TRUQUES DO EXPLORER

 

Importando imagens

        Está mais fácil do que nunca utilizar scanners e câmeras digitais com o Windows ME. O Scanner and Câmera Wizard (Iniciar, Programas, Acessórios) fornece uma ótima  maneira de adquirir imagens em seu PC. Até mesmo o Paint pode importar essas imagens por meio da opção Arquivo, Scanner ou Câmera.

Explorando imagens

        Seus arquivos gráficos possuem um novo lar no Windows ME: a pasta Minhas Imagens. Ao visualizar uma imagem nessa pasta, você encontrará previews em thumbnails, zoom e ferramentas de rotação, bem como a opção de slides, tudo dentro do Windows Explorer.

Novo ScreenSaver

        Existe um screensaver "Minhas Imagens". Instale-o por meio do Painel de Controle, e ele exibirá aleatoriamente todas as imagens contidas na pasta Minhas Imagens.

Proviows de imagens em qualquer lugar

        Os recursos da pasta Minhas Imagens podem ser aplicados em qualquer outra pasta simplesmente clicando com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada e selecionando Personalizar esta pasta. A opção Selecionar preview de imagens adicionará os efeitos desejados.

Transferindo arquivos facilmente

        Selecione um arquivo no Explorer, clique em Editar e Copiar para pasta (ou Mover para pasta), escolha o destino desejado e pronto, o trabalho está feito.

Escolhendo aplicativos

        Quer abrir um arquivo em um aplicativo diferente? Então, clique sobre esse arquivo com o botão direito do mouse e selecione Abrir Com. Surgirá uma lista com vários nomes de programas disponíveis, escolha o programa desejado e seja feliz.

Personalizando a opção "Abrir Com".

        Para modificar a lista de aplicativos que é exibida no menu da opção Abrir Com, execute o Editor de Registro (em Iniciar, Executar digite regedit)  e entre em HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts. Localize a pasta relacionada à extensão do arquivo em que você está interessado, então, apague as chaves que representam os programas para removê-los ou adicione uma chave com o nome de um novo programa.

Comprimindo dados

        O Windows ME possui a opção Pasta Compressa, que pode ser encontrada em Arquivo, Novo e Pasta. Criando uma pasta com essa opção, qualquer arquivo que for arrastado para dentro dela será instantaneamente comprimido.

Lidando com arquivos Zip

        As pastas compressas são compatíveis com o formato Zip, o que significa que você pode visualizar arquivos zipados no Windows ME. Para criar um arquivo Zip, selecione os arquivos que você deseja incluir, clique sobre um deles com o botão direito do mouse e selecione Enviar Para, Pasta Compressa.

Diretamente para a lnternet

        Para fazer de modo fácil o upload fácil de arquivos para seu site na Web, selecione os arquivos desejados, clique com o botão direito do mouse e escolha Enviar para, Assistente de Publicação na Web.

NOVOS RECURSOS

Restaurando arquivos

        Se, acidentalmente, você bagunçou a configuração do Windows, o utilitário Recuperação do Sistema poderá ajudá-lo a colocar as coisas em ordem novamente. Entre em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema, Restauração do Sistema escolha a opção Restaurar, selecione a data, e o Windows fará o resto.

Preservando espaço em disco

        A Restauração do Sistema pode ocupar mais de um gigabyte se estiver presente em todos os dispositivos. Para limitar essa opção, abra o Painel de Controle, entre em Sistema, Desempenho e dique no botão Sistema de Arquivos. Mova, então, o marcador da Recuperação do Sistema para esquerda.

Eliminando a Restauração do Sistema

        Se decidir que não precisará mais do recurso Restauração do Sistema, então desative-o. Repita os mesmos passos descritos acima até o botão Sistema de Arquivos, mas, dessa vez, entre na seção Solução de Problemas e desative a opção de restauração.

124 Proteção de sistema em menu popup.

        A Proteção de Arquivos de Sistema é um novo e útil recurso, desenvolvido para prevenir que arquivos vitais do Windows sejam substituídos por versões antigas. Em sua configuração original, a Proteção de Arquivos de Sistema não permite a você saber quando está executando uma ação, mas é possível alterar essa atitude. Execute o Editor de Registro e procure a pasta. Executar > Regedit

HkEYLOCALMACHlNE\Software\Microsoft\Windows\CtWnmFíleProtection.

Agora, altere o valor da ShowPopus para 1.

Lendo o log

        Como alternativa da dica anterior, é possível rastrear ás últimas atividades da Proteção de Arquivos de Sistema lendo seu arquivo de log. Entra na pasta C:\Windows\System\SFP\ e procure pelo arquivo Sfplog.txt.

  Conseguindo ajuda na rede

        Se a sua rede está operando com dificuldades, experimente o novo programa Diagnóstico de Rede, que pode ser encontrado no menu Ferramentas em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema.

Imprimindo através da Web

        O Windows ME inclui um IPP (Internet Printing Protocol), que permite a impressão de documentos pela Internet (se você possuir a configuração certa de hardware). Instale o suporte do IPP executando o arquivo \ddon\pp\ wpnpins.exe no CD do Windows ME.

Problemas de hibernação

        Um dos novos recursos de gerenciamento de energia do Windows é o "hibernar". Na teoria, ele deveria suspender todas as operações do PC, enviar as informações armazenadas em RAM para o disco e restaurar tudo exatamente como estava antes quando você resolver continuar o trabalho. Na prática, isso funciona apenas se os drives dos seus dispositivos forem compatíveis com o processo, o que geralmente não são.

Consulte o arquivo de sumário \Windows\Nohiber.txt para obter informações sobre o que é necessário para que a hibernação funcione perfeitamente.

PERSONALIZANDO SEU SISTEMA

Revelando arquivos

        Num esforço para proteger seus usuários, o Windows ME, em sua configuração padrão, "esconde" mais arquivos do que as outras versões. Se, como nós, você gosta de enxergar tudo o que tem em seu micro, então é melhor desativar essa proteção. No Windows Explorer, clique em Ferramentas, Opções de Pasta e vá para a seção Modos de que Exibição. Marque a opção Mostrar todos os arquivos, mas desmarque as opções Ocultar extensões para os tipos de arquivos conhecidos e Ocultar arquivos do sistema operacional.

Automático ou manual?

        O novo recurso de AutoUpdate soa como uma idéia excelente, seu PC verifica se há atualizações do Windows automaticamente enquanto você está conectado à Net, então, faz o download dos programas necessários e os instale. Mas, se você prefere ter maior controle sobre o que será atualizado (e quando), abra o recurso Updates Automáticos no Painel de Controle e escolha entre receber um aviso antes do update ser realizado, ou então, desativar completamente essa opção.

Atalhos desaparecidos

        Um elemento do Windows 2000 (e Office 2000) que o Windows ME manteve foi a capacidade de personalizar os menus. Por exemplo, o menu Iniciar exibirá apenas as opções que você utilizou recentemente. Quando a opção que você procura não estiver nessa lista, dique na flecha no final do menu para visualizar todas as opções

Restaurando o menu padrão do Windows

        Se você achar que os menus personalizados são mais desconcertantes do que úteis, mas desative-os por meio de Iniciar, Configurações, Barra de Tarefas e Menu Iniciar, assim, tudo voltará o normal.

Alterando o menu Iniciar

        Quando a seção Programas,do menu Iniciar, tornar-se muito comprida, ela será exibida em colunas, significando que você terá mais opções visíveis de uma você única vez. De qualquer forma, esse recurso é opcional e, para retornar ao estilo tradicional de se rolagem da lista, selecione  Iniciar, Configurações, Barra de Tarefas e Menu Iniciar, entre em Uso Avançado e marque a opção no Rolagem de Programas.

Personalização extrema

        Para obter o máximo possível de controle sobre a instalação do seu Windows ME, dê uma olhada no 98lite IV. É possível utilizá-lo até mesmo para desinstalar o Internet Explorer e, então, melhorar o desempenho da sua máquina. Entre no site www.98lite.net para descobrir mais sobre isso.

Retornando ao modo DOS

        O Windows ME não permite que você reinicie o micro em modo DOS e, o que é pior, não há a opção DOS no menu Iniciar. Se quiser ter esses recursos de volta (e for corajoso o bastante), você encontrará um patch para restaurá-los no site www.geodities.com/mfd4lif 2000 .

A VOLTA DE VELHOS CONHECIDOS

Mais favoritos

        O Windows ME pode ter abandonado alguns de seus antigos recursos de DOS, mas outros favoritos permaneceram. O Edit (editor do DOS), QBasic e o velho programa de diagnóstico MSD.EXE podem ser encontrados na pasta \tools\oldmsdos.

Voltando ao Win3.1

        Se o DOS não desperta seu interesse, talvez o Windows 3.x chame sua atenção. Você poderá encontrar as antigas versões de Gerenciador de programas e Gerenciador de Arquivos na pasta Windows. Procure por ProgMan.exe e WinFile.exe, respectivamente. Usuário do Windows 95 e 98 encontrarão esses itens no mesmo lugar, também.

Fazendo o backup

        O Microsoft Backup não é o mais poderoso aplicativo de todos, mas é bem útil (e grátis). Se estiver infeliz porque esse recurso não faz parte do Windows ME , não se desespere. Execute, por meio do CD do Windows, o programa Addons\MSBackup\msbexp.exe para instalá-lo.

Encontrando velhos amigos

        Onde foi parar a pasta de Rede DiaI-Up? Ela não está mais disponível pela opção Meu Computador, mas é possível acessar suas configurações de IP por meio do Painel de Controle ou pelos menus Iniciar, Configurações; ou ainda, Iniciar, Programas, Acessórios e Comunicações.

GERAL

Editando o Registro

        Você executou o Editor de Registro (Iniciar > Executar > Regedit), navegou por complexas árvores de diretórios até encontrar a chave desejada. Sucesso! Agora, como você copiará a localização da chave para o documento em que está trabalhando? Antigamente, era necessário redigitar tudo manualmente, mas, agora, apenas selecione Editar, Copiar Nome da Chave e todo o caminho será copiado para o clipboard.

Registrando Favoritos

        Outro recurso novo e bem útil é o Favoritos. Uma vez encontrada a chave de Registro (Iniciar > Executar > Regedit) em que estava interessado, selecione Favoritos e Adicionar a Favoritos para assegurar-se de que a chave estará inclusa no menu, criando um caminho mais rápido caso precise voltar a exibir essa opção mais tarde.

Hora do recreio

        Há mais no CD do Windows ME do que somente o Windows ME. Execute \cdsample\setup\Trials.exe e encontrará vários demos de games da Microsoft que poderão ser instalados, incluindo o International Footbafl 2000, Pinball Arcade e Motocross Madness.

Assinando

        Dispositivos pré-aprovados pela Microsoft, compatíveis com o Windows ME, são assinados com um certificado digital, tornando-os fáceis de serem identificados. Para verificar sua configuração, abra a opção Sistema no Painel de Controle e acione o Gerenciador de Dispositivos. Expanda um diretório e clique sobre um dispositivo, em seguida, dique em Driver. Os drivers mais novos terão um texto com um nome assinado digitalmente.

Detalhando erros

        As mensagens de erro são muito simples no Windows ME, com explicações meio inúteis e sem sentido. Se você deseja ver os detalhes técnicos, pressione as teclas Alt + "D" quando a mensagem de erro for exibida, ou então, recorra ao arquivo Fautlog.txt na pasta Windows.

Expandindo a ajuda

        Provavelmente, você já deve ter desistido de utilizar a Ajuda do Windows há muito tempo, mas o Windows ME melhorou muito esse recurso. As soluções de problemas específicos estão mais inteligentes, sendo capazes de analisar seu sistema na tentativa de encontrar problemas.

Excesso de bagagem

        Como muitas versões do Windows, o ME instala um monte de coisas de que você realmente não precisa. Selecione Iniciar, Programas, Acessórios e Entretenimento, por exemplo, e verá um "Windows Millennium Editor Preview". É apenas um vídeo de apresentação, assista e exclua. Esse arquivo está em C:\Windows\Application Data\Microsoft\ INTRO.

ESTE GRUPO DE DICAS TEM UM PADRÃO DIFERENCIADOS DAS ANTERIORES 

1. COMEÇAR DO ZERO

        Você tem dois caminhos para instalar o Windows Me: fazer o upgrade de uma versão anterior ou executar o processo a partir do zero. Sempre que possível, prefira a segunda opção. Ela é melhor porque o novo sistema começa limpo, sem herdar os erros potenciais acumulados pelo antecessor. Mas aqui surge um problema: como fazer uma instalação limpa se você tem o CD do Windows Atualização, e não o completo? Coloque no drive um disquete de inicialização do Windows 98 ou 98 SE. Reinicie o máquina com esse disquete, tendo o cuidado de escolher a opção Iniciar Sistema com Suporte a CD-ROM. Agora, insira no drive o CD do Windows Me e, no prompt do DOS, execute o comando: d:\instalar.

        Aqui, "D" represento a letra da unidade de CD-ROM. A instalação terá inicio em modo DOS e só no final assumira uma feição gráfica. A desvantagem dessa alternativa é que você precisará acompanhar mais a instalação, informando detalhes (teclado, fuso horário etc.) que, no upgrade, seriam herdados da versão anterior. Em compensação, o sistema começa novinho em folha, sem nenhum vicio do passado.

 

2. REBELIÃO DOS ÍCONES

        De repente, os ícones na área de trabalho, na barra de tarefas e no Windows Explorer começam a apresentar uma pequena crise de identidade: as imagens não correspondem mais ás legendas. Se você confiar apenas no visual vai clicar no ícone de um programa e abrir outro, inesperado. Para repor a ordem, clique com o botão direito numa área vazia do desktop (ou da barra de tarefas ou do Explorer) e acione a tecla F5 (Atualizar). Se isso não resolver, feche e reabra a janela que apresenta os ícones incorretos. Se, ainda assim, não cessar o problema, reinicie o computador.

        Esse procedimento resolve a questão no momento, mas não evita que ela volte a ocorrer depois. Para resolver o problema de maneira definitiva, é necessário fazer uma pequena incursão no Registro, o banco de dados de configuração do Windows. Neste caso, antes de dar o primeiro passo, é importante que você tenha um backup do sistema. Modificações incorretas no Registro podem gerar problemas sérios e até provocar a necessidade de reinstalação do Windows. Abra o Editor do Registro (comande Iniciar Executa digite regedite) e navegue nos pastas até a chave Hkey local Machine\ Software\ Microsoft\ Windows Currente version\ Explorer Clique com o botão direito na pasta Explorer e, no menu, selecione Novo Valor da Seqüência. No lado direito da tela, aparece um tem chamado Novo Valor # 1. Clique com o botão direito nesse item e escolha Renomear. Digite MaxCachedicons. Agora dê um duplo clique no mesmo item e, na caixa Dados do Valor, digite o número 500. Esse valor define o número máximo de ícones controlados pelo Windows. O padrão é 500, mas a faixa de variação vai de l00 a 2000.

        Reinicie o computador para que a mudança produza efeito. Se o problema continuar é provável que o arquivo ShelllconCache, associado ao controle de ícones, esteja corrompido. Por isso, é necessário apagá-lo. Isso não cria problemas porque o arquivo é recriado automaticamente quando sistema se reinicia. Para eliminar:
        ShelllconCache, é preciso reiniciar a maquina no modo de segurança. Dê o comando Desligar Reiniciar e, durante a entrada do Windows, pressione a tecla F8 e escolha a opção Modo de Segurança. Agora, abra o Windows Explorer e localize, no diretório c:\windows o arquivo ShelllconCache (o nome é esse mesmo sem extensão Apague-o como se trata de um arquivo oculto, você talvez não seja capaz de localizá-lo então no Explorer, acione Ferramentas/Opções de Pasta orelha Modo de Exibição. No bloco pastas e Arquivos Ocultos.

3. DESINSTALAÇÃO

        Quando você instala o Windows Me como upgrade de uma versão anterior - 95,98,98 SE—, o utilitário de instalação pergunta se você quer fazer um backup do sistema atual. Responda sim, sem pestanejar Toda o configuração do Windows 9x será copiada para um diretório do disco rígido. Se, depois, o sistema não se comportar deforma adequado, vá ao Painel de Controle, opção Adicionar ou Remover Programas, e escolha Desinstalar o Windows Milennium. Mas cuidado: essa opção só existira se você, na instalação, responder aquele sim fundamental. Se, ao contrário, tudo correr muito bem com o Windows Me, elimine (depois de algum tempo) essa alternativa de desinstalação. Para isso, no item Adicionar ou Remover Programas, acione a opção Excluir Informações de Desinstalação do Windows Milennium.

 

4. ACELERE O HD

        Para obter melhor desempenho do disco rígido, minta para o Windows Me. Diga a ele que seu micro é um servidor de rede. Assim o sistema vai criar uma área de memória cachê eu ajuda a acelerar operações envolvendo intensiva em disco. Para isso, clique com botão direito em meu computador e escolha propriedades. Na orelha desempenho, acione o botão sistema de arquivos. Na caixa função deste computador, escolha servidor de rede. Não espere milagres: o ganhos são bem discretos e só se manifestam nas tarefas que dependem do disco. Detalhe: esse ajuste também pode ser feito no Windows 98.

 

5. RESTAURAÇÃO

        A restauração do sistema é reconhecidamente, a principal – e mais útil novidade do Windows Me. Ela cria cópia dos arquivos básicos do sistema e permite que você recupere uma situação anterior se Windows apresentar problemas. Esse recurso trabalha de dois modos, um, automático, e outro, manual. No modo automática, a restauração cria cópias do sistema a cada 10 horas de trabalho contínuo e a cada 24 horas de operação mesmo interrompida. Uma nova cópia é feita quando se instala uma nova atualização por meio do Windows Update a cada vez que o utilitário de instalação reconhecido inclui novo software no sistema. Assim, para fazer o sistema retornar a uma situação antiga, acione programas/ Acessórios/ferramentas de sistemas/restauração do sistema e escolha opção restaurar meu computador para um momento anterior: Clique no Botão Avançar e, em seguida, escolha um ponto de restauração – ou seja, o momento para qual o sistema deve retornar. O recurso é utilíssimo quando o sistema passa a apresentar falhas continuadas – por exemplo: após a instalação de software ou de um dispositivo. A restauração leva o Windows de volta a um momento em que as falhas não existam. No modo manual, você cria um ponto de restauração do momento atual. Entre na restauração e escolha Criar um Ponto de Restauração. Avance e digite uma descrição para esse ponto. Exemplo: "antes de digitar o Registro". O backup é armazenado com data e hora, mas se trata de uma cópia completa do disco. Somente arquivos fundamentais são capacitados. Isso deixa espaço para a conservação de lixo no disco rígido. Você recupera sistemas após a instalação mal sucedida de um programa. Tudo funciona outra vez, a instalação foi anulada. No entanto, arquivos do programa permanecem no disco. Localize e os apague-os. Nesta circunstância, pode apaga-las sem medo, por que não há referencia no Registro.

 

6. ACENTOS NO DOS

        Um problema no Windows Me , também associada ao modo real do DOS, é a acentuação correta português em no prompt do DOS quando se usa o teclado padrão ABNT2 – o teclado Brasileiro que vem com a tecla cê-cedilha. A solução não é trivial. Para obtê-la, clique no botão iniciar e escolha Executar. Em seguida, digite msconfing para abrir o utilitário de configuração do sistema . na tela desse utilitário, traga para o primeiro plano a orelha internacional. Aí, cada campo deve ser preenchido como na tela mostrada a baixo. Confirme a operação e reinicie o sistema.

Acento DOS Teclado

 

7. WINDOWS UPDATE

        Uma providência recomendável é fazer atualização periódica  do sistema, usando o recurso Windows Update, disponível no menu iniciar. O Update é um site da Microsoft que permite fazer o download das correções para bugs funcionais e falhas de segurança. É importante baixar pelo menos as chamadas atualizações criticas. Também é aconselhável baixar as novas versões e correção do Internet Explorer, mesmo que você não seja grande fã desse browser. Atualizações do IE podem corrigir problemas que afetam o uso geral do Windows. Para ver se há novidades, clique no comando Windows Update. Também é possível automatizar essa operação. No painel de controle, Abra a Atualizações automáticas. Há três alternativas: baixar as atualizações sem aviso prévio; avisar antes dos downloads; ou desativar o recurso (só haverá atualização quando você a procurar, manualmente). A Segunda opção parece ser mais interessante.

 

8. PROGRAMAS CLIPPER

        Uma mudança estrutural assumida pelo Windows Me foi a eliminação do chamada modo real do DOS A conseqüência disso não é sequer percebida por quem usa somente programas gráficos. No entanto, quem ainda precisa usar trabalhar com o DOS — por exemplo, empresas que rodam aplicações escritas em Clipper — logo detecta ai problema. Sem o modo real desapareceu a possibilidade de reiniciar a maquina em modo DOS. Além disso, não é mais possível fazer configurações para programas DOS na Config.sys       Essas configurações são fundamentais para programas Clipper. O número de arquivos com que o aplicativo pode trabalhar, por exemplo, é definida pelo comando Files. Só que o Windows Me não lê mais esse tipo de informação no Config.sys. O que fazer? A saída está no arquivo System.ini, armazenado na pasta c:\window.. Abra essa arquivo e localize a seção [386 ENH]. Nela, inclua a linha:
       PerVMFiles=n
        No caso, n é o número de arquivos, mas há uma diferença em relação em declaração Files=n, do Config.sys. No
Windows Me , cada máquina virtual DOS já opera, como padrão, com trinta arquivos e pode chegar a um máximo de 255 arquivos. Portanto, você pode indicar até 225. Do mesmo, se você no Config usava Files= 100, deve fazer o item PerVMFiles=70. Depois de alterar o arquivo System.ini, e necessária reiniciar a máquina para que o sistema incorpore a modificação.
        Outra declaração utilizada no ambiente DOS é Buffers=n, que armazena conteúdo da memória em pequenas áreas de disco. No
Windows Me assim como nas versões 9x, a número padrão de buffers é 30, mas essa declaração não é mais necessária. Assim para os usuários de Clipper, basta resolver a questão do comando Files.

 

9. DESFRAGMENTADOR

        Em algumas instalações do Windows Me e do 98 ou 98 SE, o Desfragmentador de Disco nunca chegou ao final da operação. Segundo a Microsoft, isso se deve á atividade de programas como antivírus ou protetores de tela. Para garantir que o Desfragmentador vai realizar sua tarefa, faça uma "inicialização limpa" no micro. Esse tipo de inicialização dá partida no sistema sem carregar programas ou drives que podem ser a causa do problema.

        Uma forma de preparar a inicialização limpa é recorrer ao Utilitário de configuração do Sistema, o MS-Config. Clique em iniciar/Executar, Na caixa Abrir digite mscofing. Na orelha Geral do utilitário, escolha lnicialização Seletiva e desmarque os cinco itens logo abaixo. Dê 0K, reinicie a máquina e execute o Desfragmentador terminada a reorganização do disco, volte ao MS-Config e, na orelha Geral, escolha a opção lnicialização Normal, que carrega todos os programas e drives. Mais urna vez, será preciso reiniciar o micro.

        Uma solução mais simples é usar o modo de segurança do Windows. Para isso, dê o comando Desligar/Reiniciar e, durante a entrada do Windows, pressione a tecla F8 e escolha a opção Modo de Segurança. Nesse modo, o sistema opera em sua configuração mais simples, também deixando de lado programas e drives. Execute aí o Desfragmentador. Depois, reinicie o máquina no moda normal.

 

10. SEM RESTAURAÇÃO?

        No vale-tudo da busca por desempenho, alguns usuários avançados do Windows Me chegam a recomendar que se desative a Restauração do Sistema. Será que isso faz sentido? De fato, a Recuperação produz alguma perda de performance. No entanto, qualquer item que permaneça ativo durante todo o tempo produz desaceleração. Isso vale, por exemplo, para os antivírus e outros recursos que funcionam em segundo plano, consumindo parte dos recursos da máquina. Desligar a Restauração do Sistema significa colocar de lado uma das poucas novidades que realmente valem a pena no Windows Me . Neste caso, a melhor escolha seria continuar usando o Windows 98 ou 98 SE. De todo modo, é fácil desabilitar a Restauração do Sistema. Basta clicar como botão direito em Meu Computador, escolher Propriedades e em seguida clicar na orelha Desempenho. Agora, acione o botão Sistema de Arquivos e a guia Solução de Problemas. Lá, marque a última caixa: Desativar a Restauração do Sistema. Para reativar o recurso, faça a operação inversa.

José Valter Web Site