OVNIs e a Aeronáutica: O que não querem que você saiba

 

Publicada nesta terça-feira (10), uma nova portaria do Comando da Aeronáutica sobre o “registro e o trâmite de assuntos relacionados a ‘objetos voadores não-identificados’” [confira na íntegra ao final] vem provocando furor entre interessados pelo tema, que enxergam na medida o que seria “um grande passo para o reconhecimento aberto do fenômeno OVNI como sério e merecedor de ação imediata no Brasil”.

Em verdade, a portaria aponta exatamente na direção contrária, e deixa claro como a Força Aérea busca se afastar ao máximo do assunto. Em nota oficial a “O Dia”, a FAB ressalta como “o Comando da Aeronáutica não dispõe de uma estrutura especializada para realizar investigações científicas a respeito desses fenômenos aéreos, restringindo-se ao registro de ocorrências e ao seu trâmite para o Arquivo Nacional”.

De acordo com a nota, a meta é oferecer à sociedade acesso a documentação que for registrada na Aeronáutica. Em efeito, a própria Aeronáutica se exime de investigar tais fenômenos cientificamente.

A portaria da FAB não traz realmente nenhuma grande novidade”, avalia o jornalista e pesquisador Jeferson Martinho, responsável pela revista eletrônica Vigília, há vários anos cobrindo o tema. “Embora não houvesse documento público oficial a respeito do trâmite de documentos e relatos referentes ao assunto OVNI, já há muitos anos sabe-se que o COMDABRA era o órgão responsável pela triagem de informações e encaminhamento destas”.

Nem mesmo a nota ao "O Dia", da Aeronáutica, sobre os procedimentos são uma novidade”, destaca. “Em 2000, quando o ex-deputado João Caldas tentou aprovar um projeto na Câmara Federal visando acabar com o segredo em torno do assunto OVNI, enquanto tentava levantar mais informações sobre o tratamento oficial à questão, recebeu, publicamente, da FAB, a mesma resposta agora dada ao "O Dia"”.

A comunidade ufológica há muito tinha em mãos a diretriz da FAB que regulava a questão, a Diretriz Específica 04/89, que estabelece as providências em caso de relato. Junto com a circular RD 46/CRIP/0405/89, que o Portal/Revista Vigília divulgou em 2001, ficou claro esse tipo de informação vai para COMDABRA, que é quem efetivamente determina o que fazer a partir daí”.

 

Yes, nós temos políticas sobre OVNIs

Além de não ser nenhuma novidade, as políticas adotadas pela Força Aérea Brasileira seguem em termos gerais a mesma linha sobre a questão adotada por países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Nos EUA, por exemplo, o primeiro país a investigar OVNIs, após mais de duas décadas toda a investigação oficial do assunto através de projetos dedicados como o conhecido Livro Azul foi encerrada em 1970.

Hoje em dia, e de forma similar à portaria brasileira, a Administração Aérea Federal (FAA), instrui pilotos e controladores de tráfego aéreo a dirigir seus relatos OVNI diretamente a entidades civis e privadas de investigação (confira a recomendação aqui, último item).

Em 2009, o Ministério de Defesa britânico (MoD) tomou posição similar, desativando o pequeno escritório que ainda mantinha para registrar relatos OVNI, com um orçamento anual de menos de R$150.000. “O MoD não irá mais responder a relatos OVNI ou investigá-los”, informava a nota. Em memorando interno, a política vai ainda mais além: relatos OVNI futuramente recebidos pelo MoD não só não serão investigados, eles não serão nem mesmo arquivados: serão destruídos. Felizmente a FAB agirá de outra forma.

David Clarke, o principal responsável pela liberação de arquivos OVNI britânicos, resumiu a questão: “Esta é a tacada final da decisão – eles simplesmente querem lavar suas mãos sobre o tema OVNI por completo”.

 

Arquivos não mais secretos

Dirigir relatos presentes e futuros diretamente para o Arquivo Nacional é uma das partes da política de distanciamento do tema por parte das autoridades. A outra, em verdade parte da mesma política, é a liberação de todos os arquivos OVNI arquivados para o mesmo destino, tarefa que a FAB vem empreendendo já há alguns anos e que acaba de completar, com o envio dos arquivos referentes à década de 1990 ao mesmo Arquivo Nacional.

Aqui também, a política adotada no Brasil vai de acordo à abordagem tomada nos EUA e Reino Unido. Embora a liberação recente de todos os arquivos OVNI do Reino Unido ocupe os noticiários e chame mais atenção, porque ainda está em andamento, o que muitos desconhecem é que mesmo os EUA, ao menos oficialmente, já liberaram todos seus arquivos de investigação OVNI desde o encerramento do Projeto Livro Azul. Os arquivos estão, como no Brasil, disponíveis para consulta pública e aberta no Arquivo Nacional americano. E aos que não possam visitar facilmente os arquivos nos EUA, uma iniciativa de grupos de pesquisa OVNI privados oferece mais de 50.000 destes documentos para acesso online gratuito no site “Project Blue Book Archive”.

No Brasil, de forma similar, grupos privados como o CIPEX e o CBPDV oferecem os documentos disponibilizados abertamente para consulta no Arquivo Nacional para download na rede em seus sites. O site “Fenomenum” do CIPEX é uma das fontes aos interessados em conferir tais arquivos eletrônicos.

Não há, assim, essencialmente nada de extraordinário na política adotada pela Força Aérea Brasileira com relação aos OVNIs, e assim como nem nos EUA, nem no Reino Unido, nem em outros países que liberaram seus arquivos e instituíram políticas similares como Espanha e França, dificilmente mudanças ou descobertas extraordinárias deverão surgir daqui para a frente.

Em efeito, que a Aeronáutica envie registros presentes e futuros ao Arquivo Nacional não é tanto uma regulamentação nova, pois o envio de registros antigos ao mesmo destino em um processo em andamento há anos já anunciava tal posicionamento. A portaria sim deixa tal política clara, mas em essência, pouco ou nada muda.

Na medida em que não houve mudança na política de segredo, eventualmente o COMDABRA pode classificar assim um documento e não há nada que a portaria possa fazer. Acredito que o trânsito de documentos para o Arquivo Nacional vai continuar seguindo as normas de limites e prazos de liberação a que estão submetidos por lei”, adverte Martinho.

 

Conspiração

Ao responder a pergunta sobre se os arquivos britânicos sobre OVNIs revelam toda a “verdade”, David Clarke comenta como “Ufólogos construíram carreiras em cima de alegações de que os governos dos EUA e do resto do mundo guardam documentos secretos que provam a existência de visitantes extraterrestres”. A liberação oficial de todos os arquivos OVNI por diversos governos não é exatamente uma boa notícia aos que defendem teorias de conspiração.

Mas então, como na piada do homem invisível (que está lá justamente porque não podemos vê-lo), a ausência de evidência pode ser evidência de presença para alguns. Como se vê, há décadas o governo americano tem disponibilizado para acesso público todos seus arquivos relacionados a OVNI, mas as teorias de conspiração não morreram. Pelo contrário, só se multiplicaram. Sobre a questão, Clarke cita a avaliação do antropólogo Charles Ziegler:

“Podem os ufólogos definir a natureza da evidência governamental que eles estariam dispostos a aceitar como prova de que não existe um encobrimento, de que não há visitas alienígenas? A resposta, acredito, é não, porque qualquer evidência vinda do governo poderá ser considerada elemento de outra conspiração. Em outras palavras… o mito viverá, em parte porque não pode ser falseado – um atributo que compartilha com os mitos centrais de muitas teologias – e em parte porque serve a várias funções para aqueles que acreditam nele”.

Tudo isto não significa que absolutamente todos os arquivos tenham sido liberados ou que militares não investiguem OVNIs, é bem verdade. Ceticismo com relação a posicionamentos oficiais também deve ser exercido, porque existam ou não discos voadores, a questão envolve temas de vigilância aérea e segurança nacional. Uma invasão alienígena pode não ser de outro planeta, e sim de outro país.

Nos EUA, memorandos liberados posteriormente ao encerramento do Projeto Livro Azul por leis de liberdade de informação revelam que “relatos de OVNIs que possam afetar a segurança nacional… não são parte do sistema Livro Azul”. Se tais relatos acabaram liberados, e que outros sistemas de registro e análise podem ter sido instituídos, não se sabe. Mesmo em países com leis de liberdade de informação sólidas, é sempre possível burlar ou agir no limite da lei.

No Brasil, como notou Jeferson Martinho, as declarações da FAB podem não contar toda a história. Podem, no entanto, estar muito mais próximos da realidade do que se desconfie. Uma análise dos documentos OVNI liberados revela que, muito diferente da organização e amplos recursos dos EUA, os poucos projetos e análises da questão conduzidos aqui contaram com condições, e por vezes com conclusões precárias.

 

Ministro cai em fraude de “Uranus”

A portaria recente 551/GC3 revoga duas notas anteriores, e ao verificar o conteúdo de tais notas, este autor teve uma surpresa. A nota número C-002/MIN/ADM de 13 de abril de 1978, assinada por ninguém menos que o então Ministro da Aeronáutica, Joelmir Campos de Araripe Macedo, revela certa credulidade com o tema. O Ministro recomenda ao Estado-Maior a criação de um “Registro sobre OVNI de natureza sigilosa, no qual sejam arquivados cronologicamente os fenômenos … paralelamente uma Comissão de Avaliação atribuirá a cada registro o respectivo grau de confiabilidade”, e documentos posteriores indicam que a recomendação foi colocada em prática.

Porém, a credulidade com o tema se revela no segundo parágrafo da recomendação do Ministro:

“Embora as especulações sobre os OVNI venham se estendendo a épocas tão remotas quanto a da própria existência da humanidade, assumindo aspectos de pura fantasia, a verdade é que já nos últimos anos da II Guerra Mundial, em 1944, o Estado-Maior Superior da Luftwaffe foi induzido a criar um controle específico para elucidar inúmeros relatórios feitos por pilotos de guerra sobre a aparição de OVNI; referido controle recebeu a denominação de ‘Sonder Buro Nr.13’, e o nome de código de ‘Operação Uranus’.”

Incrivelmente, a história da “Operação Uranus” e o “Sonderburo 13” é parte do “Mito dos UFOs Nazistas”, e como tal, é um mito. Mais especificamente, é uma fraude, como informamos no artigo de Kevin McClure, citando Andy Roberts:

“Por anos rumores haviam circulado de que os alemães estavam completamente cientes do fenômeno foo-fighter e que tinham um grupo especial de estudos formado para examinar o problema sob o nome de "Projeto Urano", apoiado por um grupo sombrio de nome Sonderburo 13. Isto foi detalhado primeiro em La Livres Noir De Soucoupes Volantes (O Livro Negro dos Discos Voadores – 1970) pelo ufologista francês Henry Durrant.  … Quando eu chequei com Durrant ele me informou que todo o caso do "Projeto Urano" era uma fraude que ele tinha inserido em seu livro precisamente para ver quem o copiaria sem checar. A fraude aparentemente havia sido revelada na França alguns anos antes, mas não tinha percorrido o caminho até ufologistas de língua inglesa”.

O mesmo David Clarke foi co-autor de Roberts no livro “Phantoms of the Sky” (1990) onde revelaram a fraude do “Sonderburo 13” em língua inglesa. Clarke não só confirmou a este autor a fraude como compartilhou a carta onde Durrant admite a “armadilha” que criou.

“Aqui na França, quando informei os ufólogos, através de um boletim ufológico, que o ‘Sonderburo Nr. 13’ era uma armadilha, foi um verdadeiro furor e fui acusado de esconder a verdade e divulgar informações falsas. … Para mim, o caso foi muito divertido e muito instrutivo, porque tive a chance de ver onde estavam os ufólogos sérios… e onde estavam os outros!”.

sonderburo

Parece evidente o que aconteceu, embora seja quase inacreditável. O Ministro da Aeronáutica, Joelmir Macedo, baseou parte de sua recomendação ao Estado-Maior unicamente no livro sobre Discos Voadores de Durrant, publicado oito anos antes. Foi assim “o maior peixe fisgado por Durrant”, como comentou Clarke quando lhe contei a história.

Haverá mesmo uma Grande Conspiração Cósmica, com a participação de militares brasileiros, quando o Ministro da Aeronáutica durante a ditadura envia em nota secreta ao Estado-Maior recomendando a criação de um registro e investigação de OVNIs, contendo uma fraude originada de um livro popular sobre ufologia? Autoridades do mais alto escalão tomaram livros populares sobre discos voadores, e não relatórios altamente secretos, como fonte?

Esta não é a única indicação da precariedade com que o tema foi tratado, mesmo secretamente.

 

“Deixou a desejar”

Durante o ano de 1977, relatos de OVNIs na Amazônia motivaram a criação da chamada “Operação Prato” pela FAB, que visitou o local e registrou os eventos. Mas ao contrário do que se poderia imaginar, ao invés de uma enorme operação lidando com segredos cósmicos as atividades em verdade enfrentaram inúmeros problemas básicos. A documentação escrita a respeito disponível já foi liberada pela FAB, e um dos trechos mais relevantes é a conclusão de um relatório de setembro de 1977:

“Nossos registros cine-fotográficos não retratam nossa certeza [de que os corpos e luzes são "inteligentemente dirigidos"], pois muito carentes de recursos técnicos, material e pessoal, deixou a desejar. Nas demais vezes perdemos a oportunidade, fotografando com material inadequado; acreditamos que com melhores recursos possamos chegar ao razoavelmente satisfatório”.

Por que tanta precariedade? De acordo com o Comando da Força Aérea, a operação teria sido em verdade resultado do interesse pessoal sobre o tema de alguns militares. O próprio coronel Uyrangê Hollanda, comandante da operação, lembrou em entrevista em 1997 que “foi uma felicidade estar no 1º COMAR, naquela época, naquela região, um oficial da Aeronáutica, um brigadeiro, que acreditava em discos voadores. Tivesse sido outro oficial, outro brigadeiro, talvez a operação não tivesse saído”.

Segundo o Centro de Comunicação Social da Força Aérea, em nota à rede Globo em 2005, “sobre a Operação Prato, o Comando da Força Aérea tem apenas os registros baseados nos dados fornecidos por um dos membros dessa atividade. Um relatório com muitos testemunhos foi produzido, aparentemente sem base científica”.

De fato, os relatórios produzidos pela Operação são apenas uma compilação de relatos. Não há praticamente nenhuma análise científica dos casos relatados.

 

Arquivo pessoal

Da liberação de documentos sobre OVNIs pela FAB, outro detalhe pouco conhecido do público em geral é que quase todos eles já eram conhecidos há anos entre ufólogos e interessados, por vazamentos anteriores. Estes vazamentos dão ainda mais sustentação ao posicionamento oficial da FAB de que não possui estrutura especializada para investigação científica do tema, indicando que as poucas iniciativas de investigação foram resultado de interesse pessoal de alguns oficiais. Como indicado pelo próprio comandante da Operação Prato.

Demonstração clara de tal é que os resultados de um destes projetos, o SIOANI empreendido em 1969 no IV COMAR em São Paulo, não foram enviados para algum arquivo ultra-secreto da Força Aérea. Acabaram sendo entregues aos cuidados pessoais de um oficial, em sua própria residência, quando da uma mudança no comando do COMAR para um “novo brigadeiro não tinha muita simpatia com o assunto”.

Posteriormente o oficial entregou estes arquivos nas mãos do ufólogo Edison Boaventura, que conta a história na página de seu grupo de ufologia. Boaventura preservou estes arquivos originais de investigação, e doou recentemente os registros ao Arquivo Nacional, onde devem ser preservados em conjunto com os outros documentos liberados.

Que tipo de Grande Conspiração Cósmica faz com que o resultado de projetos de investigação de OVNIs por militares sejam enviados para o cuidado pessoal de um oficial em sua residência, quando da mudança no comando para um brigadeiro desinteressado pelo assunto? Que Conspiração elaborada leva os arquivos originais chegarem finalmente às mãos de um ufólogo, onde cópias de inúmeros arquivos secretos vazam ao longo de décadas a muitos outros?

Uma conspiração invisível: uma que não existe.

 

“Fenômenos são sólidos”?

Um dos poucos documentos mais interessantes sobre OVNIs nos arquivos militares é um relatório de ocorrência de 2 de junho de 1986 que faz referência à nota do ministro Joelmir Macedo, indicando que a recomendação que citava a fraude da “Operação Uranus” realmente levou o Estado-Maior a registrar e avaliar casos OVNI. O relatório do Brigadeiro do Ar José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, então Comandante Interino do COMBA/NuCOMDABRA, lida com o que se tornou conhecido como “A Noite Oficial dos OVNIs”.

Após uma descrição dos eventos, a conclusão é, no mínimo, surpreendente:

“Como conclusão dos fatos constantes observados, em quase todas as apresentações, este Comando é de parecer que os fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores como também voar em formação, não forçosamente tripulados”.

Seria esta a prova definitiva de que os militares reconhecem os discos voadores?

Este documento, divulgado com alarde na época de sua liberação pela comunidade ufológica não representa a posição oficial e final da Aeronáutica”, nota o pesquisador Rogério Chola, representante da NARCAP no Brasil. “É simplesmente um ‘relatório de ocorrência’, cuja ‘conclusão’ é do próprio responsável Brigadeiro José Pessoa, que nem uma conclusão é, é sim apenas um ‘parecer’”.

Chola destaca como logo na introdução do relatório, o próprio brigadeiro José Pessoa, então comandante interino, ressalta que:

“Em virtude das limitações de tempo e de conhecimentos especializados em fatos desta natureza, este Comando houve por bem, dentro da espera operacional, se limitar a narração simples dos fatos, de forma a não dar margem a especulações que envolvam o Ministério da Aeronáutica”.

Rogério Chola ainda complementa: “Outro ponto que merece destaque é com relação aos fatos ocorridos em 1986 onde, alguns dias depois, o então Sócrates Monteiro, que na época era responsável pelo IV COMAR, aqui em São Paulo, declarou à Imprensa vários pontos interessantes sobre este caso e, tempos depois, já Ministro da Aeronáutica, quando esteve no Programa do Jô Soares, negou tudo. Parece-me que a mudança de opinião deve ter ocorrido após alguns militares, que gostam de assuntos relacionados a ufologia, terem dado depoimentos relacionados ao fenômeno”.

cartacury4_02022003185009

 

A Verdadeira Conspiração

Se há algo que poderia ser chamado de conspiração, talvez seja a omissão de informação ou a forma superficial e sensacionalista com que alguns veículos de mídia tratam o assunto, fazendo com que o público por vezes acabe tendo uma percepção exatamente oposta ao que de fato ocorre. Note-se que a Força Aérea é clara em seus posicionamentos. Pode-se questionar se tais políticas oficiais correspondem a toda a verdade, mas muitos se esforçam em enxergar neles as suas próprias fantasias e crenças, no que está longe de ser justificado.

A portaria recente e a liberação de arquivos em andamento já há alguns anos revela precariedade por parte da investigação do tema por militares do mais alto escalão no país. “Existe uma falsa idéia de que, se algo é militar, é isento de erros. Eu não penso assim. Os militares se enganam e são enganados como qualquer um de nós”, ressalta Chola. “Vide o Caso Barra da Tijuca, por exemplo, enquanto muitos Ufólogos afirmam que a Aeronáutica pesquisou este caso, na realidade, isso não aconteceu. Quem o pesquisou foram alguns militares que gostavam do assunto, tendo como elemento de frente o Coronel João Adil de Oliveira. E mesmo sendo pessoas qualificadas, conseguiram se enganar nas conclusões deste caso que, graças aos trabalhos do ufologista engenheiro Claudeir Covo, foi possível demonstrar que este caso não passou de uma fraude elaborada de dois jornalistas que naquela época trabalhavam para a revista ‘O Cruzeiro’”, lembra.

Militares, como reflexo da população, podem acreditar em discos voadores e extraterrestres. Mas suas investigações e conclusões carecem, como as do resto da população, de alguma evidência concreta que sustente tal crença.

Ao mesmo tempo, a portaria revoga duas dessas regulações de fundamentação questionável e deixa muito claro que a responsabilidade por investigar tal tema é da sociedade civil, com a Aeronáutica apenas cumprindo seu dever de facilitar a esta o acesso a informações. A definição clara de tais políticas deve ser saudada como racional, democrática e de benefício à sociedade interessada no tema. Esperemos que seja aplicada com rigor, e que logo se estenda a todos os braços militares brasileiros.

A Aeronáutica finalmente dá um passo acertado”, avalia por fim Jeferson Marinho. “No sentido de tirar o véu de segredo que essas comunicações de acesso relativamente restrito, digamos assim, imprimiam ao assunto, amplificando ares de conspiração onde ela não existia. E quanto mais documentos são revelados, mais evidente vai ficando que, embora realmente o governo e os militares, no Brasil e no mundo, tenham tido interesse no tema OVNI, ou ainda tenham, isso não bastou para levarem a cabo grandes empreitadas de investigação criteriosa ou científica. Ao contrário, acumularam, como ainda devem acumular, pilhas de relatos que não levaram — e provavelmente nunca levarão — a nenhuma resposta mirabolante, tanto quanto os relatos, papéis e eventuais registros em vídeo e fotos que os ufólogos civis coletaram ao longo dos anos. E não havia porque, sendo assim, alimentar teorias de conspiração mantendo procedimentos e relatórios em segredo”.

Com algumas décadas de atraso em relação aos EUA, mas apenas pouco mais de um ano em relação ao Reino Unido, agora estamos quase tão bem – ou tão mal – quanto cidadãos de outros países quando o assunto são OVNIs e autoridades. Pouco mudou, pouco mudará, exceto pelo que nós mesmos registrarmos, descobrirmos e comprovarmos.

- – -

[Com agradecimentos a David Clarke, Andy Roberts, Rogério Chola e Jeferson Martinho. Imagem no topo: sxc.hu/spekulator. Imagem abaixo: sxc.hu/gmarcelo]

PORTARIA No – 551/GC3, DE 9 DE AGOSTO DE 2010
Dispõe sobre o registro e o trâmite de assuntos relacionados a "objetos voadores não identificados" no âmbito do Comando da Aeronáutica.
O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, de conformidade com o previsto no inciso XIV do art. 23 da Estrutura Regimental do Comando da Aeronáutica, aprovada pelo Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009,e considerando o que constado Processo nº 67000.001974/2010-61, resolve:
Art.1º As atividades do Comando da Aeronáutica (COMAER) relativas ao assunto "objetos voadores não identificados" (OVNI) restringem-se ao registro de ocorrências e ao seu trâmite para o Arquivo Nacional.
Art. 2º O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), como órgão central do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), é a organização do COMAER responsável por receber e catalogar os registros referentesa OVNI relatados, em formulário próprio, por usuários dos serviços de controle de tráfego aéreo e encaminhá-los regularmente ao CENDOC.
Art. 3º O Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC) é a organização do COMAER responsável por copiar,encadernar, arquivar cópias dos registros encaminhados pelo COMDABRA e enviar, periodicamente, os originais ao Arquivo Nacional.
Art.º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 6º Revoga-se a Nota No C-002/MIN/ADM, de 13 de abril de 1978 e o Aviso No S-001/MIN, de 28 de fevereiro de 1989.
Ten.-Brig. do Ar JUNITI SAITO

arquivos_ovni

 

 

48 comentários to “OVNIs e a Aeronáutica: O que não querem que você saiba”

  1. Claudio Beltrame disse:

    Antigamente, quando nada havia sido divulgado até então sobre qualquer espécie de documento secreto produzido pela aeronáutica, muitos achavam que na verdade não existia nada. Agora, quando milhares de páginas são divulgadas ao público, parece fácil acreditar que de fato os documentos existiam, porém não a conspiração de silêncio dos militares. Com esses documentos em mãos a chamada teoria da conspiração não passou de um mito. E se esses documentos não tivessem sido revelados até hoje mesmo existindo? A teoria da conspiração do silêncio militar continuaria sendo uma maluquice? E os milhares de documentos secretos que ainda não foram divulgados por nenhuma das armas? Será que tudo foi realmente divulgado? Eu acredito que tudo isso é apenas a ponta do iceberg.
    Quanto aos fatos da Operação Prato: será que os relatórios produzidos pelos militares que foram divulgados com algumas das fotos, depoimentos de dezenas de testemunhas, etc não constituem motivo para demonstrar que de fato ocorreram fenômenos plenamente desconhecidos e que não encontram outra explicação senão a extraterrestre? O que mais está faltando? Claro: as outras centenas de fotos, páginas e outros filmes produzidos pela mesma Operação Prato e que ainda faltam serem divulgados… Sim, a teoria da conspiração tem bases em alguma realidade. Senão todos os relatórios e trabalhos produzidos pelos militares seriam divulgados para a população imediatamente e não seriam necessários os esforços de muitos ufólogos para que fossem liberados.

  2. FANTÁSTICO TEXTO! Muito bom mesmo!

    É o que sempre falei: se querem provar alguma coisa, tentem por si mesmos. Não fiquem na expectativa dos militares, porque provavelmente NADA virá deles.

    Realmente eu estava enganado. Um pouco mais que nada, mas ainda quase nada, de fato veio. :)

    P.S.: Com esse texto do Jeferson o amiguinho dele (Olavo) vai ficar triste… :( kkkkkkkkk

     
  3. Claudio Beltrame disse:

    Olá, eu postei uma opinião de madrugada e não encontrei mais ela por aqui.
    Portanto, vou tentar fazer uma colocação parecida a anterior. Antigamente, antes da divulgação dessas milhares de páginas aqui no Brasil e das milhares de páginas de documentos no exterior, muitos pensavam e até exteriorizavam a opinião de que esses mesmos documentos nem deveriam existir e que os ufólogos que defendiam a sua existência eram simples conspiracionistas sem bases sólidas para suas argumentações. Agora depois que esses documentos estão a disposição de qualquer cidadão para ser examinado, os mesmos que antes negavam a sua existência, agora, pela força da realidade, precisaram rapidamente mudar sua forma de pensar. E essa forma de pensar, é justamente a de que apesar dessa ampla divulgação militar, não existe muita coisa nesse monte de papel que possa argumentar a favor da hipótese extraterrestre. E mais: os militares que estiveram cara a cara com essas naves não tinham capacidade científica para entender o que com eles tinha ocorrido e como divulgado no post acima, preferiram reconhecer essa incapacidade científica. Essa especulação que coloca em dúvida os casos e contatos ocorridos é realmente pura nuvem de poeira para tampar os olhos daqueles que querem encontrar a realidade do fenômeno. Estar cara a cara com um nave gigante e totalmente desconhecida como esteve o Coronel Uyrangê é prova suficiente para demonstrar de onde poderiam estar vindo estas naves, tirando os casos bem explicados como fenômenos naturais. Um cientista com PHD em universidades consagradas em qualquer lugar do mundo, diria o mesmo que disse Uyrangê que apesar de não ter tido doutorado era um homem sério, perspicaz, inteligente, capacitado a diferenciar uma luzinha de avião de uma nave extraterrestre. Isso é científico e a olhos vistos! Não podemos negar esses fatos apenas porque alguns não consideram científicos… Isso não quer dizer nada! Estamos diante do desconhecido e de uma tecnologia diferente da nossa, porém temos medo de admitir isso porque achamos que para provar essa realidade precisamos pegar um pedacinho dessa nave e examinar sob o microscópio eletrônico. Ridículo! Não podemos negar os fatos com sofismas céticos. Os documentos, em sua maioria, devem ser motivos de análises profundas e é claro que não encontraremos um fenômeno desconhecido em todos eles, a menos que estejamos tão cegos quanto aqueles que não acreditam em nada.
    Outro detalhes mencionado no post: o famoso projeto Livro Azul da força aérea americana. Esse projeto foi o ápice do ridículo em termos oficiais e qualquer criança que se disponha a examinar isso sabe que as intenções ali foram tudo menos examinar imparcialmente o fenômeno OVNI. O mesmo para o Projeto Condon, outro disperdício de dinheiro e tempo para se chegar a uma conclusão que já existia antes do início do mesmo! Citar esses dois projetos é sempre agradável para os céticos. Mas esquecem que são argumentos frágeis e pueris. Eu aprecio o trabalho realizado pelo Kentaro e todos os que publicam posts aqui e acredito que realmente existam casos fraudulentos e enganosos, algo que todos os ufólogos concordam. Mas no caso dos documentos militares, além de serem indicativos sérios da presença de naves desconhecidas em nossos céus, são apenas a ponta de um imenso iceberg que ainda nos trará surpresas.

     
  4. André disse:

    Minha experiência pessoal diz que independente que esfreguemos na cara de todo mundo o quanto as coisas absurdas não passam disso: absurdo, elas irão continuar acreditando neste monte de besteiras, pois sentem uma necessidade patológica de acreditar. OVNIs? Ok, ONDE estão? QUEM viu? O filho da vizinha que lava roupa pra um soldado da aeronáutica que mora no interiorzão? As “luzes” nunca são vistas em cidades grandes. De repente, ETs preferem música sertaneja ou assistir à Folia de Reis.

    Em resumo: querem que acreditemos nestas bobagens? Ótimo. Tragam provas conclusivas e não luzinhas que aparecem no céu, facilmente explicadas por fenômenos climáticos ou por algum avião passando pelo local.

     
    • Arilson disse:

      Existem milhares de evidencias e so você estudar!
      Sem apoio do Governo ou sociedade nunca passarão de evidencias.
      Se estuda-se saberia que poderia haver outras explicações como por ex encobrir a propria existencia, quem disse que e do interesse deles se revelarem? Ou, não criar panico na população! Por que não?
      E não foi só o filho da visinha meu irmão! Foram militares, Policiais, Cientistas, Artistas, Politicos enfim uma imensidão de pessoas com mais variadas profissões! Digo e Repito e so você estudar faça isso, mas claro sempre matendo seu olhar critico que Deus lhe deu você vai se surprender com que vai encontrar, tenho certeza!

       
  5. oneas da silva pinheiro disse:

    DEVIDO AS DISTANCIAS ASTRONOMICAS DO UNIVERSO, SERIA IMPOSSIVEL UM EXTRATERRESTRE POUSAR NA TERRA.

     
    • Anna Terra disse:

      Distancias astronomicas sao vencidas mediante o uso dos “buracos de minhoca”

       
    • paulo6jr disse:

      Esta afirmação é VERDADEIRA levando em conta o estágio de avanço tecnológico da espécie que a afirma.

       
    • Arilson disse:

      oneas claro que barrera do som e bem diferente da barreira da luz em que foi construida a teoria da relatividade Geral e Restrita.
      Mas peço por um minuto que você abra sua mente, não é porque uma teoria parece funcionar que ela funcina totalmente e por isso que existem conflitos na fisica e por isso que existe fisica quantica para explicar os fenonemos que a relatividade não explica, Claro um domina o macrocosmos outro o microcosmos mas os cientista estão atraz da teoria definitiva que une as demais, atraz da teoria dos campos unificados por exemplo.
      Existem varios projetos de propulsão e mais ainda em desenvolvimento e uma porrada em teorias. Não poderia a propria relatividade apresentar um caminho? Ainda estamos evoluindo, a cada dia novas descobertas são feitas! Por exemplo ja imaginou como o mundo vai mudar quando pudermos ter supercondutores em temperatura ambiente? Fica ai uma sugestão estude Supercondução, tenho certeza que achará o assunto empolgante! Abraços!

       
  6. Fabio disse:

    A FAB sabe tanto quanto qualquer um de nós a respeito do fenômeno UFO: nada.

    Porém, a liberação para consulta pública do que foi compilado pelos militares é um passo importante, pois mostra que o Brasil segue a tendência mundial de liberação de arquivos X.

     
  7. Gere disse:

    Muito tempo atrás, quando os planetas do sistema solar ainda eram quase desconhecidos, até que fazia um pouco de sentido pessoas considerarem a possibilidade do planeta Terra ser visitado por ovnis, porque não sabiam se esses mundos eram habitados. Mas agora que se sabe que não há vida neles, a não ser, talvez, bactérias em algum satélite natural onde existe água, não sei como podem pensar que seres alienígenas vêm a nosso planeta, pois eles teriam de vir de outro sistema estelar de onde a própria luz leva muitos anos para chegar ao nosso mundo, quanto mais uma espaçonave.

     
  8. Magno disse:

    Como disse o André, por mais que esfreguemos na cara, um sujeito não vai ver aquilo que não quer ver e isso serve pra voce tambem André.
    Quem foi que te disse que as “1uzes” não são vista em cidades grandes e que as únicas provas são relatos? Tá na hora de pesquisar mais, meu amigo, antes de tirar suas conclusões, pegue sua câmera e vá pra um local de incedência de OVNIS, fique de virgília por algumas semanas que com certeza voce mudará de opinião. Não é porque voce não acredita, que fatalmente não existe.

     
    • Carla Constantina disse:

      Tá, mas cadê a EVIDÊNCIA? Relato anedótico não é evidência, é subjetivo.
      Mas como você mesmo aponta, fica de vigília que você vai ver “luzes” no céu. Agora se você abrir aqueles simuladores mostrando onde estão os satélites artificias visíveis na sua área naquela hora, ou qualquer fonte de dados informando objetos visíveis no céu, é como esfregar na sua cara o que você NÃO QUER que seja a verdade.
      Só porque você os não identifica não significa que ninguém mais saiba o que é.
      Então larga a mão de chamar cético de “crente que nega” só porque você gostaria que eles também fossem crentes, ignorantes e alienados.

       
  9. wvital disse:

    Muito bom kentaro parabens .

     
  10. Joao disse:

    tenho que dar o braço a torcer que provavelmente esses documentos sao furados… mas uma coisa que deve ser considerada é o tamanho do universo! rs
    é muita pretensao afirmar que nao existe nada além de nós… talvez do mesmo jeito que seja pretensao afirmar que sim! haha

     
  11. Aécio Melo disse:

    Kkkkkkkkkkkk

    Muito bom Mário, muito bom!

     
  12. Mauricio disse:

    Esse negócio de OVNI realmente já encheu o saco. Eu acredito, mas infelizmente muitos anos se passam e ninguém consegue realmente uma prova cabal e conclusiva. É melhor deixar pra lá mesmo e deixar rolar pra ver o que acontece. Quanto mais se tenta provar, mais se cai no descrédito e na ridicularidade.

     
  13. Chato Mor disse:

    Os governos estão liberando estes documentos para despistar e calar os dedicados ufologos desacreditando-os, fazendo-os parecer tolos. As verdadeiras provas, os corpos congelados, as naves, etc… estão guardadas a sete chaves… ou não.

    Já que todo mundo está vendo que essa viagem hippie dos OVNIs não deu em nada e se está desistindo dela, não estaria na hora do pessoal da SETI fazer o mesmo e parar de “ouvir” estática como se fosse o pessoal que escuta vozes de espírito em rádio?

    E inclusive é o que eu acho!

     
    • Carla Constantina disse:

      Todos discos voadores são camuflados, eles não aparecem nos radares e nem são visíveis a olho nu. Então perca a esperança de achar que estes OVNIs são discos voadores quando na verdade são balões juninos forrados com papel alumínio e celofane colorido. Tem gente rindo de vocês, caipiras.

       
      • Alvaro Rexs disse:

        Nossa esse seu “caipiras” denota bem o tipo de pessoa que você é…

        E sendo o tipo de pessoa que você, desprezo sua opinião, pois, a única coisa bonita que pode nascer de um pântano é a flor de lótus.

        Uma criatura que não tem respeito por quem nasce em algumas regiões do páis, uma pessoa que tá ali ao lado, como poderia deixar a mente se libertar de outros preconceitos!

        Daí ao verme o que é do verme…

  14. Rafael disse:

    Carla Constantina, sem sarcasmo: adorei você. Sinto que não estou mais sozinho no universo, mesmo sem identificar OVNI’s como ‘discos voadores’ (Bill Baquette) ou ‘homenzinhos verdes’ (Orson Wells).

     
  15. Fabio disse:

    Qual é o motivo da exclusão do meu comentário?

     
  16. Anna Terra disse:

    Bom…até então…os ceticos afirmavam que não existia nenhum documento…que tudo eram fraudes inventadas pelos ufologos … E agora os documentos apareceram … ?

    No caso da operacao Prato… o fato dos recursos serem inadequados … e a investigacao ter sido feita por intusiastas sobre OVNIs … nao nega o fato de que alguma coisa aconteceu naquela regiao,
    o que o movimento cetico acha que pode ser ? Agora estao ai os documentos oficiais liberados pela FAB, de que algo estava acontecendo e foi ser investigado embora nenhuma conclusao tenha sido obtida. Mas nao esquecam que ate onde eu sei, os ceticos sempre atribuiram a operacao prato a um delirio da cabeca do falecido Hollanda.
    E assim … tb nao existe naves caidas em 47 no novo mexico, area 51 et de varginha … ate que algum governo libere arquivos dizendo ” alguma coisa caiu do ceu … nao sabemos o que e mem formas de descobrir ” o que nao torna o fato fraude, delirio, ou alucinacao coletiva como sempre e aformado pelos ceticos

     
  17. Claudio Beltrame disse:

    Olá, pq os meus comentários foram retirados? Abraço!

     
  18. Francisco disse:

    Gostaria que este site tratasse

    pormenorizadamente da “Operação Prato”.

    Lembro-me que era criança e que mesmo

    aqui, na minha cidade, Parnaiba, litoral

    do Piauí, a milhares de quilometros do

    local das ocorrências, quando saíamos de

    casa, faziamos sobressaltados. Tínhamos

    muito medo. Se eram ovnis ou não, a

    questão não é essa. Houve algo que

    incomodava e até hoje não sabemos o que

    era. E se foi esse a tratamendo dado a

    um caso que afligiu várias comunidades

    no Pará, fico desconcertado com a

    efetividade de nossas defesas aérea e

    marítima. Como pode ocorrer um fenômeno

    como esse e não ter a atenção que penso

    ser necessária para as populações

    daqueles municípios. Ovni, alucinação

    coletiva, fenômeno luminoso, físico,

    astronômico etc, Como as autoridades

    puderam ser tão inoperantes a ponto de

    até hoje estarmos discutindo esse tema

    33 anos depois. Fica a minha indignação

    como vítima que fui, de certa forma,

    daqueles eventos e como frequentador

    assíduo deste web sítio.

    Reitero que o Ceticismo Aberto trato em

    artigos próximos sobre a “Operação

    Prato”.

    Obrigado.

    Francisco.

     
  19. Marcel o Maravilhoso disse:

    Porque os governos liberam esses documentos? Ora caros idiotas é muito simples eles – OS ILLUMINATIS – querem fazer com que o “fenômeno” OVNI/UFO ganhe cada dia mais espaço na mídia e por consequência no “inconsciente coletivo” da população.Quando as pessoas estiverem saturadas pela propagação de vídeos, relatos, livros, documentários e reportagens,entre outros produtos culturais e APTAS a aceitar a “veracidade” da visita de seres inteligentes ao nosso planeta podem ter certeza que O ESPETÁCULO de um contato vai ocorrer (minhas fontes dizem que será em 2012).Provavelmente o que vai ocorrer é a simulação de uma queda de ovni em alguma cidade do meio-oeste americano e todo aquele teatro que vai se seguir – militares fingindo encobrir O CASO, pessoas postando vídeos dos chimpanzés geneticamente modificados com fenótipo “GRAY” no youtube para que os mesmos sejam retirados duas horas depois numa tentativa de “censura”(FALSA), pessoas morrendo devido a “radiação”,e outras palhaçadas que vai ouriçar os pêlos do cu do ufólatras. Até os ditos céticos, criaturas tolas, irão cair no embuste depois claro da chancela oficial. Eu estarei rindo de todos pois sou muito foda e cristão. ri ri ri

     
  20. Eduardo disse:

    Creio que isso possa ser só mais uma jogada do governo para mostrar que joga limpo com o povo e tal.
    Realmente, muitas coisas que acontecem por ai têm explicações lógicas, mas temos que concordar que aqueles documentos da famosa operação prato foram estranho, pois se realmente essas historias de OVINI são mentira, por que fazer uma operação secreta sobre o assunto.
    Se olharmos bem, vamos ver que tem coisas feitas por baixos dos panos ou pode ter uma explicação lógica pra tudo isso né…

     
    • Marcel o Maravilhoso disse:

      A lógica é simples eles, os illuminatis, jogam a médio e longo prazo. Essas operações “secretas”(que de tão secretas todos conhecem)simplesmente existem para respaldar historicamente o “fenômeno ovni” e claro manter o assunto sempre em evidência. Assunto antes restrito ao submundo dos ufólatras através de livros e revistas pode agora ser difundido praticamente de graça pela internet inculcando nas mentes infantis de pré-adolescentes e adolescentes que aliens existem e nos visitam a milênios ( Erich Von Daniken,Zecharia Sitchin foram patrocinados e apoiados por Illuminatis que disponibilizaram a esses e outros agentes da maçonaria quantias enormes em dinheiro e exposição maçiça na mídia ). O objetivo dessa verdadeira lavagem cerebral é uma: criar uma nova sociedade livre da presença do Sagrado Divino e substitui-lo pelo Tecnocietificismo ateu e baseado no utilitarismo que levará em consideração apenas uma visão ecológico-panteísta e pobre daquele que se curvar a essa ditadura e se opor a tal visão de mundo, será massacrado como se fosse um terrorista fanático religioso que se opõe a um mundo “fraterno e ecologicamente equilibrado”. Malditos maçons. ri ri ri

       
    • Marcel o Maravilhoso disse:

      A única jogada que existe é que os governos controlados pelos Illuminatis “liberam” arquivos “secretos” para manter a MENTIRA OVNI em evidência. O objetivo disso é simplesmente fazer as pessoas se habituarem a idéia da existência de seres extra ou intraterrenos que possuem uma tecnologia superior a humana.A finalidade de fazer as pessoas crerem nisso é uma só: eles – os Illuminatis – querem substituir o atual sistema de crença da humanidade que é baseado no Sagrado Divino para um onde o panteísmo ecológico aliado a tecnologia da informação e da manipulação genética calcados no utilitarismo pagão sejam a base da futura ditadura maçonica. Eles começaram isso com Napoleão, depois com o Comunismo e Nazismo e foram mal-sucedidos, infelizmente hoje o ser humanos abobalhado pela “alta tecnologia” perdeu o senso-crítico e se curva a qualquer coisa que sua visão possa alcançar e que seja repetida pela mídia.

       
  21. Marcel o Maravilhoso disse:

    Se não é permitido responder as postagens dos participantes então desabilite essa função.

    ri ri ri

     
  22. Eudes disse:

    A verdade é que os ceticos e os crentes são dominados pelo sistema, são todos marionetes controladas pela mente. A verdade é que todos nós dependemos de grandes mentiras pro sistema social atual não entrar em colapso. Sempre manipulam as mentes. Alguns que se dizem intelectuais formaram seus pensamentos atraves de outros pensamentos ja previamente postulados e manipulados pelo sistem. Os profissionais que se dizem tão inteligentes também são apenas marionetes, prova desta afirmação é que se de alguma maneira forem espulsos o saires de seus respectivos conselhos não são mais considerados profissionais. Ah e os calculos matematicos que usam para calcular as distancias do universo, quem garante que são verdadeiros. todos nós somos guiados por muitas mentiras, mentiras que os ceticos e os crentes creem.

     
    • heron disse:

      Pelo jeito esse “Marcel” deve ser algum crente louco e fanático, que esta aqui esbravejando raiva, contra maços, Catolicos, ufólogos,pessoas interessadas em cultura.
      Ohh meu amigoo!! vai te tratar!!!, toma um banhoo!!! isso tem cura..é muita teoria da cosnpiração!!…kakakaka

       
  23. Joel K. disse:

    Olha, de tudo que li até agora, e dos comentários, tirei algumas conclusões:

    1- É lógico que somos visitados por seres de outros mundos. Eu seria um idiota se não acreditasse nisso. Não precisa de mais evidencias.

    2- Existem grupos se beneficiando do que trata o fenomeno UFO e do que não podemos saber, com certeza, para dirimir todas as dúvidas.

    Por fim, devemos sempre filtrar as informaçõs, principalmente da internet, pois a maior parte é mentira e enganação.

    Obrigado pelo espaço.
    Parabéns ao belo site!

     
  24. Glauco Santos disse:

    Cada um vê aquilo que quer ver.

    Céticos acham q mundo se resume ao seu umbigo enqt os crentes dizem que vivemos em meio a uma constante processo universal de civilização.

    Povo esquece de uma coisa nisso tudo, bom senso.

    Tem gente q afirma por A mais B que tudo é invenção, blz questionar relatos anteriores à bíblia como invenção pura da mente de pessoas, q não sabiam o que era um avião, como pura ilusão ou relato falso feito pra enganar pessoas naquela época, é o mesmo que dizer que o sol gira ao redor da terra.

    foi pensando em ceticismo puro e doentio que galileu foi condenado morte pq disse que a terra girava em torno do sol. Pois a ciência da época bem como a de agora não aceitava a ideia de o sol era o centro de nosso sistema solar. Assim como a nossa atual ciência diz que é “impossível” a vida em outro planeta.

    Pessoal acordem a ciência bem como a física vivem de teorias e não de certezas.

    Analisem melhor os casos com olhos de desconfiança para o sim e para não, senão vão cair no que eu disse no começo do meu post: Cada um só vai ver aquilo que quer ver.

    Abs

     
  25. Carlos Schotka disse:

    Se eles existem e não os percebemos e nem podemos gerar evidencias da presença deles significa que não temos poder sobre a situação, se não temos poder sobre a situação cabe a nos admitir que eles são superiores( seja espiritualmente/tecnologicamente, vai do gosto do freguês a terminologia). O tiuzinho la ja dizia: “Se preocupe com o que vc tem poder para gerar mudança, pois se vc não tem poder para gerar mudança a preucupação é so gasto de energia”.

    Em suma, se os ET’s estão se infiltrando na sociedade para dominar o mundo seja la “por que”, eles estão fazendo um excelente trabalho. Se eles não estão na terra ainda cabe a nos adquirirmos tecnologia para acharmos outras civilizações pelo universo e nos mesmos começarmos um processo de colonização.

    Gente o universo é uma mapa de “Age of Empire” gigante!! Quem não coloniza é colonizado diretamente ou indiretamente.

     
  26. Marcel o Maravilhoso disse:

    Quanto a fraudulenta “Operação Prato” está mais que na cara de qualquer um que não foi mais que uma fraude orquestrada pelo governo. Foram para o meio do mato onde pessoas viviam pacificamente, pessoas que não tinham acesso a subcultura ovni e que desse modo serviriam de testemunhas não “contaminadas” para a posterior divulgação da MENTIRA OVNI. Como eu disse anteriormente os maçons-illuminatis querem criar toda uma “história” para a mentira que criaram,depois disso irão teatralizar um contato com seres “aliens” e aí os idiotas já domesticados pela lavagem cerebral feita durante décadas pela mídia irão babar de alegria com a visão de bonecos animados por controle remoto que farão o papel de extraterrestres.Falando sobre a operação prato, o cara que esteve à frente da mentira se matou por que não aguentou a vergonha de ser pivô da mentira e não suportou passar a vida sendo um mentiroso sem honra. Como não podia revelar a verdade sem colocar em risco a vida dos familiares decidiu tirar a vida como forma de protesto. Quem tem olhos enxerga a verdade facilmente, aprendam comigo seus moleques piranha. ri ri ri

     
  27. ricardo pinto da luz disse:

    Respondo tranquilo o que a aeronáutica não quer que saibamos – o que eles já registraram em fotos e vídeos. No começo de agosto, testemunhei a decolagem de avião a jato da aeronáutica, quase na vertical,às 5.45 hs da manhã. Com tanto céu a seu dispor, ele FOI PASSAR JUSTO ENTRE AS DUAS ULTIMAS ESFERAS que restavam após uma noite movimentada na Pedra da Gávea e arredores. Na semana seguinte eles divulgam um arquivo de 1952 sobre um ovni na Pedra da Gávea. O governo americano esconde porque sabe que quem dominar a tecnologia alienígena terá o mundo na palma da mão.

     
  28. sérgio Augusto disse:

    Hoje tenho trinta anos de idade,é já presenciei algo,sem explicação,eu tinha uns quinze anos e minha irma treze,junto com meu primi de treze anos tambem,quando voltavamos do colegio,era umas 19:00 horas da noite chegando em minha casa já estava escuroe mi nha irma começou a chorar e me mostrou uma bola azul,cheia de luz azul formato de bola estava na copa do pe de manga e e eu fiquei obeservando e gritei meu primo pra ver, foi quandop esta bola de luz azul saiu da copa do pe de manga e veio na nossa direçao a uns 20 metros de altura e, e subiu pro céu como um relãmpago,meu primo nao chegou a ver porque tudo isso durou algho em torno de uns 12 segundos,afirmo que tinha vontade de tornar ver isso de novo,pra ser sincero acredito sim,existe coisas que não sabemos,mas que acontecem por ai,e muito estranho,so sei que tive o privilegio de ver algo que considero muito especial,mas não sei o que é!so sei que existe !Um abraço a todos!

     
  29. jefferson luna disse:

    como sempre
    Parabéns Kentaro sama!

     
  30. Anderson disse:

    Eu acho ignorância tanto à descrença total quanto a crença total.

    Eventualmente surgem argumentos interessantes tanto de um lado quanto do outro. Mas não adianta, pois quem não quer acreditar se vir qualquer coisa explicita como uma nave, um ET ou um anjo, demônio, espírito ou qualquer coisa estranha que definitivamente não “deveria” existir vai dizer que foi drogado, que algum dia isso vai ser explicado pela ciência – mesmo que essa profecia repetida exaustivamente se comprove o fenômeno não deixou de existir. E o contraio também vale: se um crente vir uma sombra vai achar que é uma alma penada, uma nuvem com um movimento estranho e algo brilhante nela vai achar que é uma nave mesmo que seja parte da fuselagem de um avião. Quem sabe um animal de relance correndo no meio do mato pode virar um gnomo ou tantos outros exemplos.
    Quando se descobre que os “monstros” que existiam no imaginário humano hoje se transformam em pessoas com doenças raras vem um cético e diz, “viu? não passa de algo que a ciência explicou um dia”. E o crente diz: “sim, mas o fato é que não foi invenção, estava lá.”
    Eu particularmente acredito nos fenômenos, mas não nas explicações vigente.
    Acho mesmo que exista vida fora da terra, só não acho que eles venham nos visitar tendo ou não tecnologia para isso. E como diria o Calvin “a maior prova que existe vida inteligente fora da terra é que eles nunca vieram nos visitar” hehe…

    De qualquer forma o que temos que entender é que o conceito de vida foi desenvolvido por nos especialmente pra nos enquadrar nela. O antropocentrismo não se manifesta apenas na terra sendo ou não o centro do universo, mas nas idéias também. Sem falar que na maior parte do tempo temos medo de que algo diferente do que podemos compreender exista. Mas também é fato que ainda temos muito das superstições enraizadas no nosso modo de ver o mundo.

    Um dia a própria ciência pode acabar descobrindo que existe vida fora da terra, que a reencarnação existe (eu mesmo não acredito nem na existência da alma), viagem no tempo, buracos de minhoca, inteligência artificial e o ceticismo ATUAL vai virar piada, ou o contrario, claro… Digo atual, pois quando isso acontecer estaremos brigando sobre a existência ou não de outras coisas… e no fim nada muda.

    Mas por horas eu simplesmente “no creo en brujas, pero…”

     
  31. Arilson disse:

    Não existem Testemunhas?
    Que eu saiba o Coronel não acreditava em ovnis!
    Assitam caçadores de OVNIS do The History Channel é um excelente programa, faz bem tanto para quem acredita porque se tornará mas critico, quanto para quem não acredita pois verá que existem evidencias e vera da boca dos cientistas, inclusive respeitados cientista de que eles existem.
    Ter algo inexplicavel em suas mão não significa que você encontrou a prova definiva, mas já é um grande passo rumo a verdade!

     
  32. Hugo disse:

    Haja o que houver, nós a opinião publica, nunca iremos saber por vias crediveis. Eu pergunto, o porquê de repente varios paises virem a publico com X-files? Que na realidade de X nada têm! Há vários relatos de antigos Astronautas norte-americanos que em poucas linhas têm muito mais a dizer sobre a sua experiencia aeronautica. Também digo, na internet o que está a vista, é o que querem que se veja. Seja qual for a intenção!
    Porém, com a quantidade de telemovei com camara que existem à roda do globo, nao seria de esperar já a existencia de muitas e muitas fotos e videos (credivei) dos tão falados avistamentos!? Eu tenho 32 anos, tento ver sempre os dois lados, mas eu pessoalmente nunca vi nada de anormal em toda a minha vida.

    Com os melhores cumps
    Hugo

     
  33. Jsen disse:

    O governo encobre por que não quer o panico da população, afinal, roubo, estupro, assassinato, guerras, corrupção, não assustam nada, mas os ets sim.claro.

    o fenomeno ovni virou religião, é pura fé, nada concreto.

    infelismente, adoraria ver quanto poderiamos aprender com eles, mas chega uma certa idade que se deixa de lado os contos de fadas.

     
  34. Mente Aberta puro sangue disse:

    É simples, muito mais simples do que voces discutem. Eu venho aqui e vejo medo, muito medo. Todos os que tentam se convencer de que estamos sozinhos no universo, nao tem estomago, o assunto não é passivel de assimilção por mentes quietas e conformadas. Sua vidinha está boa, seu trablaho vai bem, voce gosta de sua mulher ou marido, vai viajar de ferias… pra que complicar, certo?! Essa é uma atitude típica do ser humano de massas, ele nao quer se preocupar, ele nao quer pensar ( Dai o lula e o/a dilmao pensam por eles – piadinha, nao consegui segurar kkkk). Acho hilario quando dizem, ” eu nao acredito no que não vejo”(hipocrita ao ultimo, no minimo.), ” não existem provas” (essa é a melhor).
    Leiam livros de historia, abram acabeça, pesquisem. Eu venho aqui as vezs esperançoso em ver que alguns de voces tenham desistido de correr atras do proprio rabo. Eu? Eu acredito no fenomeno, nao exatamente como dizem, as pessoas fantasiam, querem atenção. Pensem, ds pra escrver livros sobre o proque de ET nao veem na sua casa tomar uma gelada com voce.

    Da mesma maneira que hoje nossa limitada intigencia resolveu preservar a vida, da mesma maneira que um biologo ao observar a natureza opta por nao interferir nela, experimentar (de experimento, experiencia) sim, observar, sim, interferir, NÃO! Agora vamos comigo, tipo 1+1=2; se insignificantes e limitados(a maioria por opção)seres humanos pensam assim… Seres que viajam o ESPAÇO, ( mais provavelmente o espaço-tempo) não pensariam nisso ne?! ” ahh mas eu nao entendo” voce nao entende??? Voce nao entende porque faz parte de uma civilização que chega ( ja chegou, já fez!) à morada de outra estuprando às femeas, escravizando os saudaveis, devastando o lugar pra vender ou ter algo pra vender pra lucrar, pra explorar. è por isso que voce nao entende. Voce pensa como pode, voce quer tentar por uma possivel civilização mais inteligente na forma da sua! Voce quer tentar entender o que são e o que fazem com o TEU sistema de pensamento reducionista, fraco e limitado.

    Se existe vida inteligente, MAIS inteligente, porque hão de querer contato com uma civilização assim? Imagine Albert Einstein tentando explicar a teoria da relatividade à um Niadertown…. ou voce que se julga “são” vivendo num hospicio.. ora veja, essa, é uma.

    Nossa cultura TODA TODA foi construida em torno de que somos unicos no universo, os queridinhos de Deus, especiais, os seres superiores desse mundo.. Por isso poucos se atrevem a calcular as repercussoes de um contato assim, alias, muitos de voces preferem nem imaginar, porque sentem-se esmagados, “hã? quer dizer então que sou +1? É, só mais um. “Quer dizer que não somos fodas como achei que fossemos?” Pois é… SIM. Essa é outra.

    Abram os livros de historia, a primeira civilização DA TERRA ( vo dar uma colherzinha de chá, os sumérios) esculpia foguetes e “astronautas”…Como eram criativos não? Essa é + outra.

    Isotopos de elementos NÂO, deixa eu enfatizar, NÃO encontrados nesse planeta são encontrados DENTRO do corpo dos que clamam serem abduzidos, SEM NENHUMA PRESENÇA DE CICATRIZ. ” Ahhhh…. o sujeito pegou um pedaço de meteorito inplantou no dedo, nos seios nasais ou no cerebro, criou uma rede neural naturalmente inxistente na regiao ao redor do corpo estranho, usou uma maquiagem bem feita e enganou o MÉDICO que fez uma cirugia ( ele faz dezenas dessas) documentada nos minimos parametros cientificos, só pra aparecer, é isso!!” + outra…!

    Um fazendeiro americano é abduzido, no mesmo dia, filho, e funcionarioS veem ufos sobre a fazenda, o sujeito some por 3 horas, volta, nao lembra de nada, faz uma regressao por um PSIQUIATRA que atesta uma suposta experincia abdutiva, o casamento dele desaba, a mulher fica traumatizada, ele se expoe a humanidade toda, se expõe ao ridiculo ( pra alguns de voces) porque ele tem 50 anos de idade, é saudavel, muito bem de vida, e simpatiza com a causa extraterrestre!

    Puxa vida… da pra passar a noite, o dia, o ano atentando voces à simples faculdades mentais, logicas, usadas por nós mesmos como abordagem à outras situações, fatos e seres vivos, enumerando fatos reais…
    Mas alguns de voces ficariam a noite o dia, o ano, correndo atras do rabo…. tentando convencerem-se de que a agua não é molhada, de que acordar amanha e ganhar dinheiro é a realidade e o que realmente importa….

    ” Existem mais misterios entre o céu e a terra (quem dirá alem dela!) do que sonha nossa vã filosofia”
    (William Shakespeare)

     
© 2001-2010 CeticismoAberto - Todos os direitos reservados