ACCESS 2000
GRANDE VITÓRIA DOS ESPECIALISTAS

Quente: Novo recurso permite que você veja registros relacionados de uma folha de dados; o Access pode funcionar como uma interface para dados do Microsoft SQL Server.

Frio: Não é possível mudar o design de um banco de dados que outros estejam usando.

        A Microsoft estava pensando nos usuários especialistas quando fez melhorias expressivas no Access 2000, expandindo a capacidade de publicação na Web e de trabalhar com bases de dados SQL Server. Usuários ocasionais vão achar os ajustes do Access 2000 úteis, mas não essenciais.

FERRAMENTAS PARA PROFISSIONAIS

      Os desenvolvedores encontrarão vários benefícios na nova capacidade do banco de dados de atuar como interface (front end) para dados do Microsoft SQL Server. Os especialistas poderão usar o Access para criar aplicações de bancos de dados quando os dados forem armazenados no servidor.
      O
Access 2000 também traz ferramentas Web mais sofisticadas. Com versão anterior, você publicava dados na Web, mas não podia ver as páginas resultantes no Access. Com a nova versão, você trabalha diretamente a partir de um banco de dados Access, abrindo e pesquisando páginas Web que mostram dados do Access; o Internet Explorer 5.0 compartilha esse recurso de exibição de dados.
       Um novo assistente ajuda a criar páginas Web simples nas quais você pode editar dados de tabelas. O assistente também configura páginas com dados em um formato hierárquico, embora não seja possível editar dados on-line.

APERFEIÇOAMENTOS PARA O USUÁRIOS FINAIS

        Entre os recursos novos para usuários ocasionais está o NameAutoCorrect, que rastreia e atualiza automaticamente mudanças de nomes de objetos de banco de dados. O recurso de sub-folha de dados, outra inovação, permite que você veja registro em tabelas relacionadas a partir de uma visão de folhas de dados.
        Os aficionados do Access reclamam de maneira como ele bloqueia registros. Versões mais antigas do programa bloqueiam automaticamente uma página inteira de registros e possivelmente, até dados de outros usuários  quando você bloqueia um registro individual. Para resolver esse problema, o
Access 2000 bloqueia um registro de cada vez.
        A replicação de bases de dados também melhorou. Antes, você não podia atualizar dados do Microsoft SQL Server utilizando dados do Access. Agora, mudanças em dados do Access podem ser replicadas em um banco de dados Microsoft SQL Server. E, se surgirem conflitos quando você sincronizar dados de réplicas diferentes um assistente ajudará a harmonizar a situação.
        Se você estiver pensando em atualizar, atenção: o
Access 2000 não permite gravar alterações em objetos de design como tabelas, formulários e relatórios quando mais de uma pessoa está usando o banco de dados. Múltiplos usuários trabalhando em objeto no mesmo banco de dados terão que encontrar uma solução alternativa para usar cópias separadas do banco de dados e importar as mudanças para uma cópia mestre, por exemplo.

Delphi (Linux)

 

Quem desenvolve para Linux acaba de ganhar ferramenta gráfica que tem tudo para mudar os rumos da programação nessa plataforma. Trata-se do Kylix, produzido pela Borland, uma ferramenta de desenvolvimento rápido do Delphi, titulo de maior sucesso da imprensa no ambiente Windows. O produto, com razão, está sendo recebido com festa na comunidade Linux. Faz sentido: é o primeiro software do gênero par ao mundo do pingüim. Até agora, a maior parte do que desenvolvia para Linux usava basicamente a linguagem C, em modo caractere - opção que não se pode chamar exatamente de amigável.

Disponível desde Março no comercio americano, o Kylix é apresentado inicialmente em duas versões, Server Developer Desktop Developer. Os dois pacotes são similares na essência, mas o Server, mais completo, inclui componentes para o desenvolvimento de aplicações web para o servidor Apache e para acesso a bancos de dados corporativos como Oracle DB2. Esses componentes não existe no modelo Desktop. Por conta deles o Kylix Server 1 999 dólares, o dobro do Desktop, que é comercializado por 999 dólares.

Para seguir o padrão dos sistemas de código aberto, haverá ainda uma terceira versão, chamada Kylix Open Edition, que estará disponível em meados deste ano. Essa versão poderá ser obtida no site da Borland como o dowload gratuito ou adquirido por 99 dólares, com direito aos manuais. INFO analisou uma cópia do Kylix Server Developer mais ainda numa versão beta, uma vez que o produto não estava disponível no Brasil em seu formato final. Segundo a Borland, no momento em que essa edição chegar às bancas, o produto já poderá ser adquirido nas lojas brasileiras.

Também baseado na linguagem Object Pascal - um Pascal orientado objeto desenvolvido pela Borland - , o Kylix é herdeiro direto do Delphi, ferramenta de desenvolvimento para Windows. A metamorfose de Delphi para Kylix (e, por tanto, do Windows para o Linux) tornou-se mais fácil por causa da estratégia técnica adotada pela a Borland para o Delphi . Ao operações no ambiente Windows, o Delphi usa objetos próprios, as bibliotecas de componentes visuais (VCLs), que não são atreladas as bibliotecas Win32. Assim é possível redirecionar a implementação desses componentes para outras plataformas, sem mudar a interface de programação. Em outras palavras quem programa em Delphi senti-se complemente em casa como o Kylix.

No Linux, as VCLs foram substituídas pelas CLX, ou component Libraries for Cross-platform- bibliotecas especialmente preparadas para ser compatíveis com diferentes sistemas. Aqui está o pulo do gato: se uma aplicação for desenvolvida usando CLX, poderá rodar nativamente no Windows ou no Linux. Bata uma recompilação, sem mudar uma linha de código, para a Segunda plataforma. Para isto, está previsto o lançamento de uma nova versão do Delphi com suporte às CLX.

Mesmo com essa vantagem explicita a favor das novas bibliotecas, a Borland vai continuar a oferecer VLCs para quem desenvolve apenas para Windows. Os planos da empresa com relação ao desenvolvimento para múltiplas plataformas envolvem o C++Builder, que também deverá trabalhar com a arquitetura CLX.

Segundo especificações da Borland, a maquina mais apropriada para rodar ao Kylix é um Pentium II de 400 MHz com 128 MB de memória. Numa instalação completa, a ferramenta ocupa 175 MB no disco rígido. Nem todas as distribuições Linux são suportadas, oficialmente, são declaradas red Hat 6.2 Mandrak 7.2 e SuSe 7.0, ou superiores. A empresa não tomou partido na disputa das interfaces gráficas. O Kylix funciona, indiferentemente, com o KDE e a Gnome. Em nossa avaliação, o INFOLAB usou o Kylix num micro Pentium II de 500 MHz com 128 MB de memória, rodando o SuSe Linux 7.0 com a interface KDE. Esse ambiente a ferramenta mostra-se bastante rápida e estável. As bibliotecas para gerar aplicações online e acessar bancos de dados dão a ferramenta um alcance amplo, tornado-a capaz de elaborar quaisquer tipo de solução para as necessidades atuais do mercado. Seu campo de ação vai do Desktop as aplicações com tecnologia da Internet.

Num balanço, o Kylix chega cercado de fatores positivos. Linguagem e o ambiente de trabalho são velhos conhecidos dos programadores Delphi. A instalação é simples, no melhor estilos de produtos para o usuário final. No entanto, ela só se mostra assim tão suave nas distribuições suportadas (SuSe Red Hat e Mandrak) ou em outras igualmente baseadas no sistema de instalação RPM. Nas demais, como na Debiam ou Slackware, o usuário precisa Ter muito mais experiência para completar a instalação.

De todo modo, o produto traz um considerável reforço para o mundo Linux. Milhares de aplicações Delphi já desenvolvidas para Windows poderão ganhar em pouco tempo nova encarnação como programas para Linux. A vantagem de ser a primeira ferramenta de desenvolvimento rápido para a plataforma dá ao Kylix a chance de se tornar agora, para o Linux, o que o visual Basic representou para o Windows no inicio dos anos 90.

 

ASCII CATALOG
Tabelas ASCII de grande utilidade para programadores

        Este é um programa essencial para qualquer programador. Ele  contém diversas tabelas de conversão, mapas de caracteres, códigos de páginas, conversão de unidades, tabelas de temperatura e muito mais. A sua tabela  principal de conversão fornece a tabela ASCII em decimal, hexadecimal, octal e binário. Dá também o caractere ASCII correspondente, o percentual em reação à tabela completa, o comando em HTML correspondente e a descrição de cada um.
Richard E. Harvey
ourworld.compuserve.com/homepages/r_harvey

Se você é programador em qualquer linguagem de programação e queira
colocar informações básicas do seu software em minha Home Page, envie
as informações, junto com preço do programa, e-mail, telefone e etc.