Quem é Satanás ?

 

Primeiro que tudo, deixe-me compartilhar minha tristeza, que tenho observado não ser somente minha, mas de muitos Homens e Mulheres de Deus. De que há um grande número de “cristãos” deslumbrados ou assustados, com essa dimensão bíblica. Digo bíblica pois o Senhor deixou-nos todas as informações necessárias acerca de Satanás e seus anjos. E através da Palavra de Deus, gostaria de expor este ser espiritual e suas hostes, tal e qual eles, realmente são; como também, suas estratégias, forças e fraquezas.

Muitos tem caído em erro, exageros e atitudes completamente “esquisitas”. E para aniquilarmos de vez todo e qualquer sofisma, ou falta de informação acerca desse assunto, observemos alguns pontos juntos, que reputo ser de extrema importância. A saber: Satanás não goza de poderes divinos, ou seja, ele não é Onisciente, Onipresente ou Onipotente. Ele não é um Deus Caído. Ele é um anjo caído. Se ele é apenas um anjo, podemos aniquilar a idéia de que esse ser seja um “inimigo” de Deus. Isso é mentira!!! E põe o diabo num lugar de deslumbramento. Deus é ímpar. Ele é único. Não há como Ele no Universo. Ele é que é Onipotente, Onipresente e Onisciente. Dessa forma, Ele não tem inimigo nenhum. Satanás como um anjo caído, deve calar a boca e agir somente na Vontade Ativa ou Permissiva de Deus. Satanás odeia a Deus mais que tudo no Universo, e como ele sabe que não pode nem sequer lutar contra Deus. Ele procurará destruir o fruto do amor de Deus, ou seja, eu e você.Dessa forma, ele é o nosso inimigo-mor já despojado por Jesus, é exatamente contra ele e seu sistema que temos de lutar, conforme diz Efésios 6.12.

Mas quero, através da Palavra de Deus, expor este ser espiritual e suas hostes, tal e qual eles, realmente são; como também, suas estratégias, forças e fraquezas. Em todas as guerras da nossa história, os generais sempre se preocupavam com as estratégias e armas usadas pelo inimigo. Até mesmo, quando há paz, as grandes potências têm gasto grandes fortunas para manter seus "espiões" em atividade, e assim, manterem-se informados acerca dos avanços bélicos nas demais nações. Eles sabem que a "espionagem" lhes dá uma grande vantagem para criarem sua estratégia defensiva e ofensiva, segundo a necessidade. Estão constantemente em estado de alerta, para qualquer eventualidade; pois todos sabem que o "ataque surpresa" é indefensável. Sabendo então que o principal passo para sermos bem sucedidos numa guerra é conhecermos o General e a tropa adversária, é exatamente isto que os próximos capítulos vão abordar.

E para iniciarmos esta exposição, se faz necessário, destrinchar um pequeno trecho do livro mais antigo da Bíblia, o livro de Jó, escrito há mais de quatro mil anos atrás.

Esse homem, muito famoso no mundo, pela frase que se calhar você já ouviu: "Tem que ter paciência de Jó!" Foi um homem que teve seríssimos problemas na sua vida.

Quando os tais problemas começaram a culminar, ele tomou uma atitude que muitos de nós tomamos numa situação dessas; começou a indagar o propósito e a soberania de Deus.Deus fez algumas perguntas para o Jó; perguntas que nos dão uma tremenda revelação acerca da criação do universo, e de tudo o que hoje existe, a saber:Jó 38.4-7 : 4. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-me, se tens entendimento. 5. Quem lhe pôs as medidas se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? 6. Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, 7. Quando as ESTRELAS DA ALVA, JUNTAS, ALEGREMENTE CANTAVAM E REJUBILAVAM TODOS OS FILHOS DE DEUS?

Muitos estudiosos do hebraico bíblico, fazem referência dos termos, "estrelas da alva" e "filhos de Deus" somente aos seres celestiais. Verificamos também que estes seres, ou como queira, anjos, estavam em unidade; juntos, eles se alegravam e rejubilavam frente à demonstração do poder criativo de Deus. Este texto nada diz sobre intrigas de rebelião no reino celestial, nessa época não haviam rumores de que algum anjo estava descontente.Nesse reino celestial, havia uma hierarquia, onde a mais alta posição tivera sido conferida para um ser espiritual extremamente belo e perfeito, chamado Lúcifer, Hellel no original hebraico, significando: "aquele que brilha".

No livro de Ezequiel, Lúcifer é comparado ao Rei de Tiro - a força espiritual que estava por detrás do Príncipe de Tiro - um governante humano, que reivindicou ser Deus; Lúcifer era a fonte invisível por detrás da autodeificação deste homem. Tomo a liberdade de citar comentários no meio desta exposição bíblica, a saber:Ezequiel 28.12-17 : “12. Filho do homem, levanta uma lamentação (Deus realmente lamentou por Lúcifer) contra o Rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete da perfeição (traduzido no original por: padrão de perfeição), cheio de sabedoria e formosura (o mais belo e sábio). 13. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas (qualidades e poderes) te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro (daquilo que é divino) se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado (ele não foi nascido), foram eles preparados. 14. Tu eras querubim (ser celestial da mais alta categoria que proclama a justiça de Deus) da guarda (traduzido literalmente por - aquele que conduz) ungido (a mesma palavra é usada para Messias, ou Rei ungido de Deus), e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas (representam o lugar do Trono de Deus). 15. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti (Este trecho marca a queda de Lúcifer e o surgimento de Satanás).

16. Na multiplicação do teu comércio (ele se usou de politicagem para conseguir aliciar os demais seres celestiais), se encheu o teu interior (coração) de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. 17. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura (orgulho), corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor (prepotência); lancei-te por terra, diante dos reis, para que te contemplem (sua morada é as profundezas da terra, seu território de atuação, é a terra e o segundo céu)”.Esta é uma perfeita descrição de Lúcifer, muitos cristãos se confundem, atribuem essa lamentação a um homem, mas repare que, em outro momento, Deus dirigiu-se ao diabo através de uma serpente - Gênesis 3.14, em outra circunstância Jesus se dirigiu ao diabo através de Pedro - Mateus 16.23.

Agora, examinemos o livro que nos dá uma revelação maior do porque, Lúcifer foi banido do céu: Isaías 14.12-14: 12. “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva (sinônimos para Hellel - aquele que brilha)! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! 13. Tu dizias no teu coração (o pecado começa no coração): Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; 14. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.” O orgulho foi a principal razão da queda de Lúcifer, esse texto é um retrato falado, quero dizer, cantado, pois se trata de um cântico, do orgulho, arrogância e prepotência expressos na sua rebelião. Tendo o seu grande clímax quando ele disse: "Serei Semelhante ao Altíssimo."