OS SECULARES CAVALEIROS TEMPLÁRIOS
Os Templários
são uma comunidade fraternal interessada em buscar e investigar as
possibilidades da vida. Suas tradições foram transmitidas dentro dos
Templos, de pessoa para pessoa, e contam como a Ordem teve o seu nascimento
como Escola de Mistério, de Sabedoria Secreta.
A Ordem foi fundada em 1118, na época das Cruzadas, em Jerusalém, com o fim
de proteger os peregrinos que se dirigiam ao Santo Sepulcro. Como ordem de
cavalaria militar, formaram a vanguarda e a espinha dorsal dos exércitos dos
cruzados na Palestina. Por serem excelentes administradores, fiéis e
organizados depositários, tornaram-se banqueiros de papas, reis, príncipes e
particulares.
Valentes até a temeridade, depositários de imensas fortunas, foram alvos da
cupidez do Rei Felipe, o Belo, de França, que premido por necessidade de
dinheiro, em consequência das incessantes guerras que movia aos seus vizinhos
e, temeroso do poderio dos Cavaleiros Templários, resolveu apoderar-se dos
bens da Ordem.
Acusados de heresia perante a inquisição onde o rei colocara validos seus,
os Templários foram denunciados por possuírem um esoterismo particular,
sendo caluniados, espoliados e martirizados, retiram-se para a Escócia onde
juntam-se à Maçonaria.
É verdade que os Templários tinham uma iniciação, mas de nenhum modo
divergiam das doutrinas cristãs. De qualquer forma, procurou-se implicar os
Templários numa preferência ao Evangelho de São João, considerado pelos
ocultistas franceses como o Evangelho do Conhecimento Esotérico, por
ser particularmente rico em ensinamentos simbólicos e esotéricos.
É preciso ter presente, como verdade histórica, que a Ordem do Templo, os
Cavaleiros Templários, não foram condenados pelas autoridades eclesiásticas
em questões de fé, mas simplesmente, perseguidos sob as instâncias e avidez
do rei de França.
Hoje, os Templários estão por todos os países, dedicando as suas atividades
em prol do bem-estar moral e material da civilização e progresso do ser
humano. Propugnam a ajuda a orfanatos, o amparo à velhice e às crianças
desamparadas, o estímulo moral e material aos cientistas e às artes em
geral.
Sendo uma ordem de caráter ecumênico, não faz distinção de raça, credo,
nacionalidade e de estirpe, respeitando em qualquer caso, as leis e as tradições
de todos os povos e de todos os países por onde estende suas atividades.
Tem como fins principais:
A - O desenvolvimento pessoal dos seus membros através da experiência
acumulada de seus estudos e pesquisas;
B - O ecumenismo;
C - O respeito por todas as religiões e credos;
D - Socorrer, sob qualquer circunstância, os Irmãos necessitados;
E - Apoio a entidades beneficentes, assistenciais, culturais que por
sua natureza necessitem de ajuda financeira, donativos etc...
Para a consecução de suas finalidades a Ordem mantém permanente difusão
entre seus afiliados, os conhecimentos, técnicas, pesquisas, utilizando-se de
monografias, apostilas, correspondências etc., que permitem estreito contato
de suas experiências com seus membros.
O QUE É A MAÇONARIA?
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Não possui a Maçonaria leis gerais nem livro santo que
a definam ou obriguem todo o maçon através do Mundo; não sendo uma
religião, não tem dogmas:. Em cada país e ao longo dos séculos, estatutos
numerosos se promulgaram e fizeram fé para comunidades diferentes no tempo
e nos costumes:. Mas isso não obsta a que a Maçonaria possua certo número
de princípios básicos, aceites por todos os irmãos em todas as partes do
globo:. É essa aceitação, aliás, que torna possível a fraternidade
universal dos maçons e a sua condição de grande família no seio da
Humanidade, sem que, no entanto, exista uma potencia maçônica à escala
mundial nem um Grão-Mestre, tipo Papa, que centralize o pensamento e a
ação da Ordem:.
CONSTRUÇÃO
Vejamos o seu nome Maçonaria vem provavelmente do Frances "Maçonnerie",
que significa uma construção qualquer, feita por um pedreiro, o "maçon":.
A Maçonaria terá assim, como objetivo essencial, a edificação de qualquer
coisa:. O maçon, o pedreiro-livre em vernáculo português, será portanto o
construtor, o que trabalha para erguer um edifício:.
JUSTIÇA SOCIAL
A Maçonaria admite, portanto, que o homem e a sociedade são susceptíveis
de melhoria, são passíveis de aperfeiçoamento:. Por outras palavras,
aceita e promove a transformação do ser humano e das sociedades em que
vive:. Mas, para além da solidariedade e da justiça, não define os meios
rigorosos por que essa transformação se há de fazer nem os modelos exatos
em que ela possa desembocar:. Nada há, por exemplo, no seio da Maçonaria,
que faça rejeitar uma sociedade de tipo socialista ou de tipo liberal:. O
que lhe importa é um homem melhor dentro de uma sociedade melhor:.
ACLASSISMO
Dos ideais de justiça e solidariedade humanas, levados até as últimas
conseqüências, resulta naturalmente o ser a Maçonaria uma instituição
aclassista e anticlassista, englobando representantes de todos os grupos
sociais que, como maçons, devem tentar esquecer a sua integração de classe
e comportar-se como iguais:. "A Maçonaria honra igualmente o trabalho
intelectual e o trabalho manual", rezava o artigo 6s da Constituição de
1926:. E, nos requisitos para se ser maçon, exige-se apenas, para além de
diversas condições morais e intelectuais que mais adiante serão
mencionadas, o exercer-se uma profissão honesta que assegure meios de
subsistência:. É verdade que a exigência de se possuir a instrução
necessária para compreender os fins da Ordem exclui, desde logo, os
analfabetos e grande parte das massas populares (em Portugal,
entenda-se):. E é verdade também que a maioria dos maçons proveio e
continua a provir dos grupos burgueses:. Mas isso deve-se apenas as
condições históricas em que todas as sociedades tem vivido nos últimos 200
anos:. R medida que as classes trabalhadoras vão atingindo mais elevado
nível social e cultural, assim o número de maçons delas oriundo tende a
aumentar paralelamente:. Em Maçonarias de países como a Grã-Bretanha, a
França ou a Holanda, o caráter aclassista da Ordem Maçônica nota-se com
muito maior intensidade do que em Portugal ou na Espanha:.
APERFEIÇOAMENTO INTELECTUAL
O aperfeiçoamento do homem e da sociedade não se põe apenas, para o maçon,
em termos de melhoria económico-social:. Poe-se também, e sobretudo, em
termos de melhoria intelectual, da afinamento das faculdades de pensar e
de enriquecimento adquiridos:. Livre pensamento, para começar:. "A
Maçonaria é livre-pensadora", dizia o artigo 3s da Constituição de 1926:.
Mas livre pensamento não coincide necessariamente com ateísmo:. Já um
texto famoso e respeitado dos primórdios da instituição, as Constituições
de Anderson, de 1723, dizia que o maçon que entendesse bem de "Arte",
"nunca será um ateu estúpido ou um libertino irreligioso:. Mas embora -
continuava o texto - nos tempos antigos os maçons fossem obrigados, em
cada país, a ser da religião, fosse ela qual fosse, desse país ou dessa
nação, considera-se agora como mais a propósito obrigá-los apenas aquela
religião na qual todos os homens estão de acordo, deixando a cada um as
suas convicções próprias(...)":. Hoje, talvez a maioria dos maçons
professe um deísmo ou teísmo de conceitos vagos e alegóricos, embora não
faltem ateus nem crentes de variadas religiões, desde o cristão ao
muçulmano:. O que todos rejeitam são dogmatismos e exclusivismos
confessionais:.
FRATERNIDADE
Levados às últimas conseqüências, os princípios atrás mencionados teriam
de implicar uma fraternidade de tipo universal. Este é não só um principio
teórico, mas uma norma de prática quotidiana:. "A Maçonaria é uma
instituição universal (...):. Todos os maçons constituem uma e a mesma
família e dão se o tratamento de irmãos, sendo iguais perante a lei",
dizia o artigo 7º da Constituição de 1926:. " A Maçonaria estende a todos
os homens os laços fraternais que unem os maçons sobre a superfície do
globo" (artigo 5º do mesmo texto):. Através do ritual, que inclui
vocabulário próprio e sinais de reconhecimento específicos, um maçon
português pode contactar com um maçon japonês e receber dele ou
transmitir-lhe ajuda e apoio de qualquer gênero:. De fato, um dos deveres
importantes do maçon, inserto nas Constituições do mundo inteiro, consiste
em reconhecer como irmãos todos os maçons, tratá-los como tais e
prestar-lhes auxílio e proteção, a suas viúvas e filhos menores:. A
história da Maçonaria está cheia de casos que provam o geral cumprimento
deste dever:.
DEMOCRACIA, IGUALDADE
Democracia e igualdade encontram-se também entre os princípios básicos da
instituição maçônica. Todo o poder reside no povo, como o atestava o
artigo 18s da Constituição de 1926, ao dizer que "A Ordem Maçônica em
Portugal só reconhece a soberania do povo maçônico":. Todos os maçons são
iguais, independentemente do grau a que pertençam:. "Durante as sessões
maçônicas - rezava o artigo 17º, § único - todos os obreiros, qualquer que
seja o seu grau ou o seu rito, estão sujeitos r mais perfeita igualdade,
prevalecendo a opinião da maioria, quando não seja contrária as leis e
regulamentos":. Por sua vez, as células de organização e de trabalho da
Ordem, as chamadas Oficinas, "são todas iguais em direitos e honras, e
independentes entre si" (artigo 12s da Constituição) :. Nas Maçonarias de
todo o mundo, o Grão-Mestre e os Grão-Mestres adjuntos são eleitos pela
totalidade do povo maçônico, variando apenas a forma dessa eleição:. Em
muitos países, qualquer maçon, aliás, desde que tenha atingido a condição
de Mestre (ou seja, maçon perfeito) pode, em teoria, ser eleito
Grão-Mestre:. Outro tanto se verifica nas eleições para os múltiplos
cargos de cada oficina:.
OFICINAS [Lojas]
Cada Maçonaria nacional está estruturada em células autônomas, "todas
iguais em direitos e honras, e independentes entre si", designadas por
oficinas:. Existem dois tipos de oficinas, chamados lojas e triângulos:. A
loja é composta por um mínimo de sete maçons perfeitos, não conhecendo
limite máximo de membros:. O triângulo é composto por três maçons
perfeitos, pelo menos, e por seis, no máximo, passando a loja quando um
sétimo membro se lhe vem agregar:.
Uma loja completa possui dez funcionários, que são:
> Venerável ou Presidente, que preside
aos trabalhos e os orienta:.
> Primeiro Vigilante, que dirige os trabalhos dos companheiros e
vela pela disciplina geral:.
> Segundo Vigilante, que tem por função a instrução dos
aprendizes:.
> Orador, encarregado de fazer a síntese dos trabalhos e deles
extrair as conclusões; é ainda o representante da Lei maçônica:.
> Secretário, que redige as actas das sessões e se ocupa das
relações administrativas entre a loja e a Obediência:.
> Mestre de Cerimônias, que introduz na loja e conduz aos seus
lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimônias de iniciação:.
> Tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da loja e
vela pela sua organização financeira:.
Os cargos, do Venerável ao Secretário, são chamados as luzes da
oficina:.
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MAÇONARIA VERSOS DIABO
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