A CORRUPÇÃO DO GÊNERO HUMANO PRIMITIVO

 

O Pr. Byron Harbin nesse estudo sobre a corrupção do gênero humano primitivo mostra os efeitos do pecado como ato de desobediência praticado originalmente por Adão e Eva (Gn.3), tornou-se imediatamente em pecado como estado, que quer dizer, condição de existência tanto social como espiritual.

Nesse estudo apresentado ele dividi o capítulo 6 de Gênesis em seções, e, trata cada uma delas com um resumo de seu conteúdo. O Pr. Byron Harbin aplica esse estudo também aos ensinos do Movimento Novo Nascimento.

1-     A corrupção do homem primitivo – Gn.6.

Segundo muitos estudiosos esse trecho é dificílimo, devido o que levou a raça humana a esse estado de perversidade. Poderiam Ter sido os casamentos mistos, entre os piedosos e os ímpios, ou na base do texto hebraico, casamentos entre anjos caídos e mulheres humanas. O fator principal aqui, é que a humanidade chegou a ultrapassar os limites fixados por Deus, ao ponto de Deus fixar a idade de 120 anos.

Têm surgido, algumas correntes de interpretação desse trecho, todas elas focalizando principalmente a expressão Os filhos de Deus. Abaixo uma delas.

a)      Essa interpretação parte desde Agostinho, de que Os filhos de Deus se refira as mulheres impiedosas da linhagem de Caim, tem base duvidosa. Por exemplo, por que o autor chamaria os descendentes de Sete de os filhos de Deus? A expressão se encontra em outros lugares, e nunca leva o sentido de homens designados filhos de Deus. A interpretação, por outro lado, tem apoio no juízo de pais posteriores da igreja como Crisóstomo, Jerônimo, sendo eles seguidos por lutero, Calvino e outros.

O versículo de 6:3 traz três problemas interpretativo. 1) o Espírito de Deus não contendará para sempre com o homem, no sentido do texto hebraico. A Septuaginta, porém, leu o texto como, não permanecerá para sempre no homem.2) como entender o meu Espírito? Deve-se entender a luz do texto básico no Antigo Testamento em relação ao homem.3) o sentido da palavra carne, na frase portanto ele é carne. É bem duvidoso que ela leve o sentido de carne pecaminosa.

O versículo de 6:4 nos informa da presença na terra aquela altura e depois dos nefilins, ou seja dos gigantes. A palavra nefilins parece vir de uma raiz que significa cair, a qual possivelmente daria para o substantivo o sentido de decaídos ou de caidores. Porém, a verdade é que ninguém sabe realmente.

Estes versículos traz uma reflexão sobre a extensão do pecado na vida do homem primitivo. A decisão tomada de destruir o homem não veio, portanto, de um coração vingativo. Noé é indicado como homem que achou favor aos olhos de Deus, ele constava de uma exceção em comparação com os outros.

O versículo 6 indica o sofrimento de Deus por causa da perversidade que a humanidade tinha atingido. Por outro lado o coração de Deus em reação com tristeza ou remorso por haver feito o homem. A tradução arrependeu-se o Senhor, não leva nada de mudança de propósito. A palavra no original dar a idéia de dor sentida por Deus por causa das circunstâncias da raça.

O versículo 7 mostra um contraste entre criar e o resultado em destruir. O versículo 8 forma também um contraste com a destruição anunciada no versículo 7, com a graça de Deus que Noé achou é, a essa altura, a simples bondade de Deus a favor de Noé.

 Essas passagens consta um novo início, frisa-se Noé e, em seguida os três filhos que gerou. As qualidades morais e religiosas dele são resumidas para, logo em seguida, resumir as qualidades dos outros da sua geração.

O versículo de 6:9 mostra resumidamente que Noé, era justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. A seqüência das palavras no original indica um destaque da parte do autor pelo qual ele quis frisar Noé como diferente dos seus contemporâneos.

O versículo de 6:10  indica que Noé gerou três filhos( Sem, Cão e Jafé ), eles receberão mais destaques, pois participaram do plano divino para salvar um remanescente e começar de novo.

Os versículos de 6.11-12 mostra a corrupção universal daquela geração, e isso da perspectiva de Deus. O autor nos prepara para a destruição do povo, como descrita nos versículos posteriores. Assim, Deus viu aquela geração corrompida moralmente podre e estragada.

O versículo de 6:13 relata como Deus antes de cumprir a sua decisão judicial, anunciou a Noé, que andava com ele. Repete-se que a característica principal da corrupção é a violência dos homens.

Deus tinha anunciado a Noé o seu plano para trazer sobre a terra dos homens corrompidos uma destruição fulminante, agora ele revela seus planos pela preservação de Noé, começando por indicar a arcar como o meio dessa preservação.

O versículo de 6:22 mostra a reação de Noé perante o anúncio da destruição e as exigências de Deus a respeito, Assim fez Noé, segundo tudo o que Deus lhe mandou. Foi por essa razão que o autor de Hebreus declarou: Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família, e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.( Hb11:7).

E finalizando o Pr. Byron Harbin diz que o movimento novo nascimento não tem base firme na bíblia e não seguem regras de interpretação da bíblia.