Faça Mágicas

INFORMATIVO MÁGICO

Passaro.gif (66551 bytes)
As Regras de mágico

Mantenha o Segredo um Segredo
A diversão de magia está mistificando sua audiência. Se você conta como um    truque é acabado, acaba também o mistério e excitação.

Só faça o Truque Uma vez
A primeira vez que você mostra para um auditório um truque eles serão surpreendidos. Se você mostra pela segunda vez eles saberão o que esperar e é mais provável entender como você fez o truque.


Pratique Antes de Você Executar
Tenha certeza que você está confortável com o truque antes de executar para um auditório. Pratique cada parte do truque. Quando você pratica é importante dizer o que você é  fazendo, como quando você executa o truque. Lembre-se de ser dramático e excitado. Você está organizando um espetáculo!

CLIQUE NO ITEM ABAIXO

 

       UMA COLEÇÃO DE MÁGICAS EM ARQUIVO PDF.


ARQUIVO EM PDF COM MAGICAS 01 -
ARQUIVO EM PDF COM MAGICAS 02 -     

                                                    


LINKS DE DIVERSAS PAGINAS SOBRE MÁGICA - CLIQUE AQUI
 


Como qualquer assunto especializado, o ilusionismo tem a sua linguagem própria e os seus termos técnicos.

Á FRENTE: um principio de mentalismo no qual o ilusionista está sempre adiantado em
relação ao público.

ABRIR EM LEQUE: espalhar as cartas em forma de leque. para facilitar este movimento, os ilusionistas
usam pó deslizante.

ACESSÓRIOS: os objetos usados pelos ilusionistas.

ÂNGULO DE VISÃO: o ilusionista tem de levar sempre em conta o ângulo de visão do público há
determinados números que só podem ser vistos numa determinada posição no ilusionismo de perto,
este ângulo de visão torna-se especialmente importante.

ARENGA: as histórias, anedotas ou até conversa dos ilusionistas.

ARTE NEGRA: um principio segundo o que qualquer coisa pintada de preto não é vista quando colocada
contra um pano de fundo preto.

CARGA: objeto ou objetos que se fazem aparecer.

CARREGAR: introduzir a carga no carregador.

CARTA DE COSTAS DUPLAS: uma carta de jogar sem face. ambos os lados da carta têm o desenho
nas costas.

CHAVES OU LOCALIZADORES: cartas especiais, fáceis de localizar num baralho de cartas.

COMPARTIMENTO SECRETO: um compartimento secreto na mesa do ilusionista.

CORRER AS CARTAS: método de fazer correr as cartas rapidamente fazendo pressão com os
dedos de um dos lados do baralho.

DEIXAR CAIR NO COLO: a técnica de fazer deixar cair um objeto disfarçadamente no colo.

DESLIZE: um passe no qual o ilusionista retém a última carta do baralho como se fosse a última.

DESVIAR A ATENÇÃO: a arte de desviar a atenção do espectador de um passe secreto. é um dos
aspectos mais importantes na arte da prestidigitação, que só a experiência pode ensinar bem.

EFEITO: o número tal e qual como os espectadores vêm.

EMPALME Á ITALIANA: esconder um objeto na palma da mão.

ESCAMOTEAR ENTRE OS DEDOS: esconder um objeto entre os dedos da mão.

FAKE: um gimmick. também se escreve feke.,

FALSO BARALHAR: um baralhar aparentemente normal, mas que mantém todas ou algumas
cartas na ordem inicial.

 


ALGUMAS MÁGICAS PARA ALEGRAR O DIA...

 

A MOEDA FANTASMA  
EFEITO: Tomamos uma moeda entre os dedos e a entregamos a uma pessoa. Quando esta vai pegá-la, desaparecerá como por encanto.

EXPLICAÇÃO: Trata-se de uma moeda perfurada o mais próximo possível da borda e presa a um forte elástico. O outro extremo deste vai preso à manga do paletó por seu interior (próximo do cotovelo). Quando a pessoa vai apanhar a moeda, solta-se esta, a qual se introduzirá na manga por efeito da tensão da fita elástica.

Por: Fú-Chu (Mágico de Aracaju-SE (Falecido "Que Deus o tenha")

 

ADIVINHAÇÃO DA ÉPOCA DO NASCIMENTO   

Trata-se de uma grande "mágica Matemática", das mais interessantes, permitindo adivinhar o mês e o ano do nascimento dos espectadores.
O mais curioso é que, graças a um simples cálculo, é possível descobrir-se tal data, mesmo que o espectador tenha a vaidade de ocultar a idade, principalmente as damas.
O mágico solicita a alguém na assistência que pense no número do mês de seu nascimento (Janeiro 1, fevereiro 2, março 3, etc.). Isto feito, pede-lhe que multiplique o número por dois, somando-lhe cinco, multiplicando o produto por 50 e, então, somando ao total sua idade presente.
Dando o resultado final, o mago subtrai 365 e soma ao restante 115. Os últimos dois números do resultado final do cálculo darão a idade da pessoa, enquanto o primeiro número (ou números) denotará o mês de nascimento, sendo fácil, então completar-se com o ano.
Se, por exemplo, uma pessoa que tem 20 anos nasceu em janeiro, as operações são as seguintes:

Multiplica-se 1 (janeiro)    por 2            2
                            Soma-se 5                 5
                                                                ___
                                                               7

Multiplica-se por 50        350
Soma-se a idade            20
                                     ____
                                      370

Subtrai-se 365                  5
Soma-se 115                 120

De 120, o primeiro número revela o mês (janeiro), sendo 20 a idade,
deduzindo-se desta o ano, segundo a data em que se faz a demonstração.

O OVO VIAJANTE  

Para fazer um ovo passar de um copo para o outro, sem tocar no ovo e no copo. Ponha os  dois  copos juntos de frente, num deles está o ovo, sopre com força  num lado do ovo e ele pulará para o outro copo.

Por: José Valter Web Site

O IMPOSSÍVEL   
EFEITO: Você coloca 1 palito de fósforo abaixo de um copo, e fala para o pessoal que é capaz de retirar o palito de fósforo abaixo do copo, sem você tocar o copo com nenhuma parte do seu corpo, e sem usar algum objeto, apenas usara um comando e apos este irar retirar o palito.

EXPLICAÇÃO:Você pede para alguém que estar participando levantar o copo, e apos o ocorrido, simplesmente você pega o palito, e estar realizado a brincadeira, você não tocou no copo, mais pegou o palito.

Por: José Valter Web Site

                            MULHER CORTADA AO MEIO   

            Diz o mágico, "desafortunadamente, eu sou um mágico pobre. Não tive a sorte de ganhar o suficiente para apresentar mágicas de grande porte como aquelas executadas por ilusionistas famosos, como a "Mulher cortada ao meio", "Guilhotina Francesa" e outras. No entanto, julgo-me feliz, porque conheço todos os segredos da alta magia de palco. Por esta razão, proponho-me executar aqui uma réplica da famosa ilusão da mulher cortada ao meio. Em lugar de caixa, usarei este envelope, e a mulher, será esta figura recortada de uma revista. O envelope, foi cortado nos dois lados para que a figura da mulher passe por dentro do mesmo e fique com a cabeça e os pés sobressaindo. Como não disponho de uma serra, usarei esta tesoura. Notem bem, com ela corto não só a caixa, ou melhor, o envelope pelo meio, como também o corpo de minha secretaria aqui representada, pela figura impressa. Tudo cortado tudo separado.
            Basta manter tudo na posição certa, puxar a mulher do envelope para que todos vejam que ela nada sofreu, está completamente intacta e pode ser examinada. Enquanto o recipiente, ou envelope, foi totalmente dividido em dois.

EXECUÇÃO: Após ser colado o envelope, deve ser cortado nos dois lados mais estreitos para que a figura possa passar internamente e fique fora. Sobressaindo a cabeça e as pernas. Sofre também dois cortes como mostra o desenho. No começo, passa-se a figura através das aberturas laterais do envelope deixando sobressair cabeça e pernas da figura. E assim pode ser mostrado ostensivamente. Retira a figura com o pretexto de mostrar que ela está realmente inteira. Quando a introduzir pela segunda vez, começa-se pela cabeça da figura, fazendo-a passar por fora entre os dois cortes (ver figura). Este detalhe, não será visto, porque ter-se-á o cuidado de conservar esta parte voltada para si. Quando introduzir a lâmina da tesoura. O fará passar entre a figura e o envelope. Assim a tesoura cortará somente o envelope, deixando a figura intacta. Mostra-se (aparentemente) tudo cortado, sem separar as partes do envelope. Imediatamente puxar-se a figura, que naturalmente sai inteira, enquanto o envelope é mostrado cortado em dois. Para facilitar a passagem da figura através dos cortes do envelope esta deve ser colocada em cartolina mais grossa.

Por: José Valter Web Site

PALITO QUEBRADO E RECONSTITUÍDO

PALITO.gif (24297 bytes)
Existe na bainha do lenço alguns palitos colocados antecipadamente, sendo estes que serão quebrados no lugar do palito oferecido para o truque.

Colaborador: Alexandre - 13 anos (idade da época em que enviou a mágica em 2004)

PALITO MATEMÁTICO    

Efeito:

Entregue uma caixa de fósforos a uma pessoa e vire-se de costas.
Peça-lhe que faça sobre a mesa três montes IGUAIS de fósforos (no mínimo 4 palitos em cada).
Agora, alguém deve FALAR um número de 1 a 12.
Após algumas operações e suspense adequado no monte do meio estará o número de fósforos equivalente ao número livremente nomeado.

Operações:

As instruções que você deverá dar são:

1 - Que a pessoa tire 3 palitos de cada monte lateral e passe-os para o monte central.

2 - Que conte os palitos de um dos montes laterais e que retire essa quantidade do monte central, passando-a para o outro monte lateral.

Assim feito, invariavelmente, haverá 9 palitos no monte central. Mandando tirar ou colocar fósforos ali, facilmente você chegará ao número escolhido.

Por: Fú-Chu  (Mágico de Aracaju-SE (Falecido "Que Deus o tenha"))


A BANANA SURPREENDENTE  


Imagine, descascar uma banana e  ela se encontrar toda cortadinha por dentro. É isso que você ira aprender, para poder pegar aquelas bananas da fruteira na sua casa e prepará-las, para quando o pessoal for se servir....

    
Você precisa de Agulha e Linha. A agulha e a linha são passadas através da casca. (figura 1)
A agulha entra no mesmo furo e a costura continua em redor até... (figura 2)
...a agulha, por fim, sair de novo pelo furo inicial.(figura 3)

As pontas da linha são puxadas para fora, cortando a banana mais deixando a casca intacta!

  

 

ADIVINHE UMA CARTA PENSADA I

O mágico pede para o espectador pensar um número de 10 a 20, somar os dois dígitos, subtrair o resultado do valor pensado, o resultado da conta, deve ser retirar em números de carta do baralho pelo espectador, quando chegar na carta o mágico já sabe qual carta é sem mesmo ver a mesma.

Segredo: o espectador pensou 15 somando-se  1 + 5 = 6 subtraindo o número pensado que é 15 - 6 = 9 o resultado sempre será nove, sendo sempre este o resultado você deve decorar a nona carta, e sendo você fica livre pra usar a imaginação.

 

 

ADIVINHE UMA CARTA PENSADA II
 

Indução

Efeito: O espectador vai eliminando cartas até por conta própria adivinhar a carta de baixo do baralho. 

Truque:

Esta mágica é pura indução. 

1- Embaralhe o maço e antes de colocá-lo com a boca para baixo em

cima da mesa, espie discretamente a última carta. (suporemos para o

exemplo que essa carta é o oito de paus)

2- Diga quatro números do baralho, entre eles o da carta embaixo do

maço. (ex: dois, três, oito e dama).

3- Peça para o espectador escolher dois desses quatro números.

Lembre-se que o importante é sempre ficar com o oito, portanto, se ele

escolher o dois e a dama, diga: Então comigo sobraram o três e o oito, e

se ele escolher o oito e o três, diga: Ok, então temos o oito e o três.

4- Como dos dois modos sobrará a sua carta e outra qualquer, peça-o

para escolher entre o três e o oito. Se ele escolher o três, diga então que

para você sobrou o oito, e se ele escolher o oito diga: Ok, então esta foi

a carta que você escolheu. Repare que dos dois modos o importanteé

ele pensar que esta escolhendo livremente os números, mas você estará

sempre o induzindo a escolher a carta que está embaixo do maço.

5- Repita o processo com os naipes. Peça para escolher dois dos quatro

naipes, e caso ele não escolha o da carta de baixo,  sempre diga que

então o que sobrou para você foi os outros dois naipes, e prossiga até

chegar à carta que está embaixo do maço.

6- Ao final, vire a carta que está embaixo do maço, e surpreendentemente esta é a carta escolhida pelo espectador!

-------------------------------------------------------------------------------------

 

Maços Opostos

Efeito: O mágico adivinha duas cartas escolhidas pelo espectador retiradas de dois montes de cartas.

Preparação: Antes de começar a fazer esse truque você precisa separar o baralho em duas partes, preta e vermelha (ouros e copas em um maço, espadas e paus em outro)

Truque: 

 1- Após separar as cartas, faça dois montes virados para baixo.

2. Peça para o espectador retirar uma carta de cada monte e memorizá-las.

3. Peça para ele devolver as cartas nos montes opostos. 

Simples, ache no baralho vermelho a carta preta e faça o mesmo no baralho preto, ache a carta vermelha.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Efeito: Este é um simples porém espantoso truque matemático, no qual no final o número de cartas de sua mão é o mesmo que o valor da carta virada.

 

Truque:

1- Retire os curingas do baralho. Eles não serão usados nesse truque.

2- Faça o seguinte esquema com as cartas: vire uma carta em cima da mesa, e ponha em cima dela o número de cartas que restam para que se alcance 10. Por exemplo: se a carta virada for um 2, coloque em cima dela mais 8 cartas (sempre viradas para cima).. Se a carta virada for um 6, coloque 4 cartas em cima dela. Se a carta virada for um 10, não ponha nenhuma carta em cima dela. (Reis, damas e valetes valem 10)

3- Ao completar um monte comece outro, até que acabem suas cartas. Se sobrarem cartas que não completem 10 não tem problema, faça um montinho com elas também, porém esse monte não poderá ser escolhido pelo espectador..

4- Peça para o espectador escolher três montes com no mínimo três cartas, e vire esses montes para baixo.

5- Recolha todas as outras cartas, e faça um maço com elas.

6- Retire 19 cartas do maço. Você não precisará mais delas.

7- Peça para o espectador apontar dois montes quaisquer. Vire a primeira carta de cada monte, e some seus valores. Por exemplo: 1+5=6, ou 3+4=7

8- Retire do seu maço o número de cartas resultantes da soma. Por exemplo: Se a soma foi 6, retire seis cartas do maço, se a soma foi 7, retire sete cartas do maço.

Conte quantas cartas restam em sua mão. Agora vire a primeira carta do monte que o espectador não escolheu. É o mesmo valor do número de cartas de sua mão!


 

Moeda irradiante

MATERIAL

1. Três tampinhas de garrafa (elas devem ser idênticas)

2. Uma moeda

3. Um fio de cabelo

4. Tesoura sem ponta

5. Fita adesiva

PREPARAÇÃO

1. Corte um pedaço de 2cm do fio de cabelo.

2. Usando a fita adesiva, prenda o pedaço de cabelo na parte interna de uma das tampas. Deixe uma ponta do fio de cabelo aparecendo para fora da tampa . 

ATENÇÃO: ninguém pode perceber esse fio.

APRESENTAÇÃO

1. Coloque a moeda sobre a mesa ou balcão. Mostre que é uma moeda comum.

2. Mostre as tampas.

3. Cubra a moeda com a tampa que tem o fio de cabelo.

4. Coloque as outras duas tampas ao lado da tampa com a moeda.

5. Proponha que alguém misture as tampas sem que você veja. Diga que vai descobrir em que tampa está escondida a moeda.

6. Vire as costas para a mesa ou balcão.

7. Peça para alguém misturar as tampas.

8. Vire de frente e discretamente procure, com os olhos, a tampa com o fio de cabelo.

9. "Sinta" as vibrações da moeda.

10. Mostre a tampa em que está escondida a moeda.

 

DICA

Acredite na mágica. Só assim você convencerá as pessoas

 

 

Moeda que chora

MATERIAL:

Uma moeda, um copo com água e algodão

PREPARAÇÃO:

1- Mergulhe num copo com água uma bolinha de algodão. Ela vai ficar encharcada. Aperte um pouquinho o algodão para tirar o excesso de água. Essa bolinha você esconde atrás de uma das orelhas.  

Atenção! As pessoas que vão assistir não podem ver a bolinha.

APRESENTAÇÃO:

- Mostre a moeda a todos. 

- Esfregue a moeda num braço. Esfregue no outro. 

- Enquanto estiver esfregando a moeda no braço do mesmo lado em que está escondido o algodão, leve sua mão discretamente até a orelha e pegue o algodão. Ninguém pode perceber.

- Usando as duas mãos, segure o algodão atrás da moeda.

- Conte uma história triste ou cante uma música. Quando quiser que a moeda chore é só apertar o algodão com os polegares e a água vai começar a pingar.

- Para finalizar o número, puxe com o polegar o algodão para uma das mãos e coloque a moeda sobre a mesa. 


DICA:

Treine bastante em frente a um espelho. Boa sorte.

 

 
 

Nó que se disfaz

MATERIAL

Um pedaço de corda (1m) 

APRESENTAÇÃO

1. Coloque a corda esticada sobre a mesa ou balcão. 

2. Coloque a mão esquerda embaixo da corda com os dedos apontados para a platéia e com o polegar levantado. 

3. Agora coloque a mão direita em baixo da corda com os dedos apontados para você com o polegar levantado. 

4. Vire as costas das mãos para a platéia com mão direita na frente da mão esquerda. 

5. Com os dedos indicador e médio da mão esquerda pegue a parte da corda que passa na palma da mão direita; e com os dedos indicador e médio da mão direita pegue a parte da corda que passa pelas costas da mão esquerda. 

6. Separe as mãos puxando a corda para os lados. Você terá um laço. 

7. Passe os dedos indicador e polegar das duas mãos por dentro dos dois laços e puxe as pontas da corda por dentro deles. Você terá um nó. Atenção: Puxe devagar para o nó não se desfazer.

8. Coloque o nó em uma das suas mãos e feche-a. 

9. Puxe uma das pontas da corda. O nó desaparecerá. 

 

DICA  

Sempre crie um suspense. Deixa a platéia ansiosa. 

 

 

Mágica do Cigarro Fantasma

 

 

jvpa@josevalter.com.br